Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas aquariofilistas.

Aqui à coisa de 3 meses trouxe cá pra casa 4 discus red alenquer com cerca de 3 cm cada um..

E agora passados 3 meses tenho 1 com cerca de 12/13 cm, 2 com 8/9 cm e o mais pequeno com cerca de 5/6 ...

A minha pergunta é: é normal peixes da mesma ninhada terem uma diferença de tamanhos tão acentuada entre eles?? ( em relação ao maior e ao mais pequeno )

Os meus discus sempre foram todos tratados de igual forma.. Pelo que tive a ler alguns discus atrofiam e o seu crescimento cessa.. o que mais me deixa curioso, é que ele é sempre o 1º a procurar comida, desde granulados a congelados, e come incrivelmente bem, tendo em conta que é o ultimo da hierarquia estabelecida no aquario = )

Aguardo uma opinião, não estou mto preocupado porque o peixe esta saudavel e recomenda-se.. fica apenas a curiosidade.. afinal é o dobro do tamanho de um para o outro..

Deixo aqui umas fotos, pessimas ( tlm para variar.. ) --->

6rlp9w.jpg

se não repararem no flash conseguem perceber a diferença de tamanhos..

vf9lir.jpg

2yxkojs.jpg

Cumps

André_aP

Editado por Andre Miranda aP
Publicado:

Boas André,

Das duas uma, ou estás a fazer confusão ou então tens aí uns super discus...

passar de 3 a 12(que sejam) em 3 meses, dá quase para o guiness...

Depois, é natural existirem diferenças, pode ter a ver com genética, inheritancia, ou pode ter a ver com a alimentação, se calhar o primeiro a apanhar a comida, come só um ou dois bocados enquanto os outros comem 7 ou 8...

Outro ponto os discus mais pequenos já estiveram doentes alguma vez? doenças são um problema tremendo no crescimento dos discus.

Abraço.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado:

Boas e obrigado pela chamada de atenção, fiz bem as contas e se eu comprei o aquario em fevereiro, e so pus discus 2 meses depois.. tenho-os à volta de 4 meses e meio\5 meses ( realmente o tempo voa )

e realmente sim, o mais pequeno foi o unico que teve com parasitas internos.. assim que detectei tratei logo o aqua todo, os maiores não devem ter apanhado essa condição.

Deve ser essa entao a explicação..

Mas achas que ele vai crescer mais ou agra vai estagnar como as femeas apos a 1ª postura??

Cumps

Andre_aP

Publicado:

Ok,

Fico menos satisfeito, era optimo que o peixe tivesse crescido isso tudo e ia perguntar-te a comida que lhes dás :))))

Assim pareçe-me mais razoavel, de todas as formas e relativamente ao mais pequeno, ele crescer vai crescer, mas mais lentamente que os outros, normalmente e da minha experiência, após o 3º mês(até aos 3 meses crescem em média 2cm por cada mês, ás vezes mais), eles reduzem o ritmo de crescimento para +/- 1cm por mês(mais coisa menos coisa), no caso de discus "atrofiados", um dos exemplos que eu tive foi um peixe que cresceu bem até aos 8/9cm, e depois estagnou, crescia muito pouco comparado com outros, por outro lado tenho lá um lss, que teve um problema grave com parasitas e cresceu muito bem até aos 10cm e agora está a crescer muito lentamente...

comprei-o com 5cm em Janeiro e deve estar com uns 11 no máximo... é uma pena porque o peixe é lindo...

Relativamente ao teu, acredito que ele vai crescer, mas pode demorar mais tempo que os outros e não chegar a atingir o mesmo tamanho que os irmãos.

São discus, e por vezes mesmo os criadores mais experientes não conseguem ter uma percepção aproximada.

Uma das coisas que aprendi com discus foi, mesmo discus com problemas de crescimento com comida boa e água com fartura, recuperam, a verdade é que eu noto isso em alguns casos, mas noutros não, depende de muitas coisas(amónia, nitritos, nitratos, comida, temperatura, enfim todas essas coisas).

A verdade é que mantenho discus há algum tempo e todos os dias aprendo coisas novas, é a beleza dos discus ;)

De todas as formas e para que saibas, já li algures aqui pelo forum, a história de um rapaz que comprou um white diamond com 5cm e ao fim de 4/5 meses o peixe estava com 14!!! ele tinha outros peixes comprados na mesma altura e no mesmo aquario e não cresciam ao mesmo ritmo, nem aproximado! tudo documentado com fotos!!!

Lá está, são os super discus :)

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado:

Super discos é que se querem!

Sendo assim não devo ter grandes problemas com isso, apesar do ritmo mais reduzido, a agua esta sempre a ser mudada e a comida, basicamente é granulado JBL e artémia congelada.. 5 xs ao dia, alternando entre granulado e artémia.

O meu disco maior realmente está muito grande em relação aos outros, espero que continue assim = )

Eu com discos ja tives algumas más experiencias, mas realmente apos o novo aquario maior e de uma filtragem mais eficiente, so posso dizer bem destes meninos, Lindos e esfomeados, mesmo como se quer, problemas so tive a questão dos parasitas internos ( fezes brancas ) enquanto eram pequenos ( 4\5 cm ), agora que adquiri 2 blue diamond tbm com essas dimensoes, estou mais atento para que o episodio não se repita. 6 colheres de chá e agua a 31º C, TPA's diarias de 10% ( 30 ltros ) e eles la vao crescendo!

Cumps

André_aP