Nano 20L (Ajuda)


cama-leao

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Estou a montar um aquário de 20L reais. Tenciono fazer um amazónico com leito de folhas.

 

O aspecto actual é o seguinte:

 

foto_aqua_20l.jpg

 

 

Tenho um filtro de mochila com esponja e turfa em rama. O caudal do filtro esta reduzido quase ao mínimo para não agitar em demasia a água. Tenho um candeeiro com uma lâmpada economizadora Osram de 14W de 4000K e 850 lumen.

Coloquei folhas de carvalho e algumas folhas de magnólia (não sei se existe algum inconveniente) sobre um pouco de areia fina.

Tenciono colocar no minimo x6 Paracheirodon axelrodi e x1 otocinclus affinis e algumas plantas flutuantes.

 

O problema é que não estou a a conseguir baixar o pH. A água da rede que utilizei tem um pH de 7,6. Talvez a minha água seja muito dura (ainda não medi o kH). Contudo comprei água engarrafada com pH 5.5 e mineralização total de +- 45 mg/L. Adicionei cerca de 3L e medi o pH passado 1h e era de 7.2. No dia seguinte voltei a medir e estava de novo nos 7,6. O aquário esta montado desde dia 21-08-2010.

 

Será que estou a fazer algo de errado? É a primeira vez que tento montar um aquário deste tipo. Está a escapar-me alguma coisa, ou será só um problema de dureza da minha água?

 

Fico a guardar comentários / sugestões.

 

--

Cama-Leao

Editado por cama-leao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não consegui arranjar um teste de dureza. Já agora, neste caso qual a dureza que tem mais interesse, dureza total (gH) ou dureza carbonatada (kH)?

 

Segundo o boletim de analise da empresa que fornece a água na minha cidade a dureza total é de 57 mg/L CaCO3.

 

Ajudem-me! :?

 

Obrigado

 

--

Cama-Leao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo

 

Penso que o problema do pH subir no teu aquário não vem da agua mas vem mesmo do fundo. Isso e areia de coral triturada ou areia da praia? Se for areia de coral sobe mesmo muito o pH da agua. Já a areia da praia também tende a fazer subir o pH da agua.

Rectifica isso pois o problema deve vir dai.

Caso seja o areão que te esta a fazer subir o pH e tu o queiras manter a mesma podes sempre comprar um produto que seja a base de Extracto de Carvalho que é comum em lojas de aquariofilia.

Espero ter ajudado

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

em relação ao pH não me recordo de mais nada que possa ser dito. Podes usar produtos para o baixar, mas testa 1º a hipótese que te foi dada.

 

Segundo, podias fazer algo em relação a essas folhas... São demasiado grandes para o aquário, não? Compensa meteres mais folhas, mais pequenas.

 

Flora. Porque não metes algo preso a esse tronco? Como uma anubia nana. Ou se te queres manter fiel à flora amazónica, www.tropica.com, pesquisa por continente.

 

Cumps.

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado pelas dicas. Vou trocar de areia. A areia que tenho é areia de praia, pelo menos comprei-a como tal.

Quanto ás folhas já estou a tratar disso. também acho que as folhas são grandes demais. Já arranjei folhas de carvalho mas bem mais pequenas.

Relativamente às plantas estava mesmo a pensar apenas colocar plantas flutuantes, mas vou dar uma vista de olhos no site da tropica e ver se tem algumas plantas interessantes (mas têm de ser fieis ao biotopo).

 

--

Cama-Leao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo

Agora chegando o Outono arranjas folhas cm tu queres e as carradas. Atenção ao substrato que vais por, eu aconselhava te vivamente a pores um ADA Amazónia que e um substrato escuro ou entao o africana que e um substrato mais acastanhado. Tens também o da Elos mas a linha deles e quase toda a dar para o castanho.

Eu aconselhava te a pores um substrato destes pois alem de te criar colónia de bactérias no fundo, visto que se so tiveres as folhas e tiveres cascalho de rio por baixo, a concentração de bactérias que terás no fundo será pouca e começas a ter enormes massas de "porcaria" ao longo do tempo depois podem se tornar incomodas.

Seria um bom investimento que tu fazias para ter estabilidade no aquário e uma boa hipótese, caso no futuro te fartes desse teu layout e queiras montar algo mais "verde".

Isto era como eu faria

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

filipegordo:

Já tratei do fundop preto, só não actualizei a foto.

 

inblack:

Gostei ADA AQUASOIL AMAZONIA. Vai ser esse o caminho.

Quanto a plantas estava a pensar colocar só plantas flutuantes porque, para além de criarem luz difusa e zonas de sombra, são faceis de manter. Alem disso segundo o que andei a pesquisar nos biotopos deste tipo é pouco usual aparecem plantas no substrato (ou estou errado?).

 

Obrigado a todos pelas dicas.

 

--

Cama-Leao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo

 

Fizeste uma boa escolha mas atenção na hora de comprar compra o ADA Amazónia e não o Amazónia II pois este segundo vem com defeito e acaba por se desfazer.

 

Se fores a estudar biótipos naturais a volta do planeta Terra vais verificar que, por exemplo, o leito do Amazonas, apenas terá plantas nas margens do rio e não no seu meio. Maior partes das plantas que conhecemos e vemos dentro dos aquários são plantas que estão na sua versão imersa, ou seja transformam-se por estarem submersas. Mas claro que existe excepções. Se tu queres fazer um biótipo puramente Amazónico eu aconselhava te a ver plantas que hajam no leito do Amazonas e procurar informação sobre elas por exemplo em tropica.com. Depois ai era tentar arranjar essas plantas.

Agora depende das opções que tu queiras tomar, se queres um aquário com muitas plantas ou o contrario.

Tens um tronco interessante e podias tirar proveito desse tronco colocando uma ou outra planta por cima. Poderias, e isto e puramente a minha opinião sem pensar no biótipo, umas valisnérias ou a sp. ou spiralis atrás, num dos lados a fazer uma cortina verde. E depois se fosse do teu interesse uma planta tapete a frente. Mas isso muito provavelmente fica fora das tuas ideias.

Espero ter ajudado

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai postando fotos das alterações.

 

Inblack: Quanto ao Aquasoil Amazonia II vir com defeito, parece que falas numa coisa comum que acontece sempre por isso não lhe chamaria defeito, quer dizer visto que não foi corrigido proavelmente é uma propriedade do substrato, só não vejo a finalidade disso mas o aviso está dado de qualquer maneira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.