Sequelas do oodinium?


Oranda_Erica

Recommended Posts

Saudações comunidade,

Possuo um aquário de 250L com 4 peixes vermelhos. À várias semanas quando de manhã fui dar alimento aos meus peixes deparei-me de surpresa com um 5º peixe, também ele um peixe vermelho, mas um cometa vulgar. Pelos vistos uma visita que frequenta a casa resolveu "mudar" o seu peixe para o meu aquário sem dizer nada e verteu o conteudo do saco da viagem (agua e peixe) para o meu aquário. No entanto todos os peixes pareciam saudáveis incluindo o peixe forasteiro até umas semanas mais tarde eu começar a notar uns sintomas familiares no peixe forasteiro e numa das orandas mais pequenas.

 

Coloquei-os aos 2 no aquário de quarentena que tem 60L e comecei o tratamento com SERA OMNIPUR e no fim de 7 dias de tratamento o parasita parece que morreu, pelo que nunca chegou a passar da barbatana caudal para se alastrar para o resto do corpo. Agora na 2º semana de tratamento já não se vê rasto de veludo ou ponto branco, mas as barbatanas caudais parecem continuar a esfarrapar-se, principalmente a da oranda.

 

Creio que nesta fase seria de esperar que as barbatanas cicatrizacem, os 2 peixes continuam a apresentar sinais de bom apetite, estão activos e não mantém as barbatanas encolhidas junto ao corpo como é normal nos peixes doentes.

 

Da ultima vez que esta doença apareceu todos os meus peixes morreram infectados muito rapidamente com o alastramento da doença pelo corpo. Fico satisfeita agora porque aparentemente parece que desta vez o flagelo parece estar controlado, mas estou confusa com o esfarrapar das barbatanas e não sei se esta situação é normal.

 

Desde já obrigada pela vossa atenção.

Editado por Oranda_Erica
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum, pelo que li parece que apesar do oodinium ter desaparecido ficaram bactérias que se aproveitaram do fraco sistema imunitário e começaram a deteriorar as barbatanas.

Vou limitar-me a mudar o tratamento para um anti-bacteriano e dar-lhes um suplemento alimentar vitamínico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais