Iniciação em aquariofilia


Naily

Recommended Posts

Boas!

 

Dando uma espreitadela pelo forum descobri que gostava de saber mais sobre todo o termo aquariofilia. E penso que aqui vou encontra uma ajuda suplementar.

 

Os meus pais compraram um aquario à cerca de 3 anos, e sem estarem o suficiente informados foram avante. Resultado, um aquario de 300L mal plantado, decorado e povoado a meu cargo.

Algas escurecem o vidro todas as semanas, já para nao falar da incessável praga de caracóis que dele se apodera.

 

Tem apenas 3 rochas relativemente pequenas, pouco areao e duas construçoes em ceramica. Em breve enviarei fotos para que me possam ajudar a remodelar esteticamente.

 

 

Agradecida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bem vinda aqui ao forúm, se é ajuda que precisas aqui vais encontrá-la de certeza.

 

Em relação ao tópico aquariofilia, uii tem muito para se dizer é melhor tirares umas horinhas e ler alguns tópicos deste forúm que explicam muito bem tudo. Quanto a dúvidas mais especificas é só colocares que o pessoal conforme vai vendo vão respondendo.

 

Bem sem as fotos não é possível ajudar muito, mas uma coisa que se pede logo é para colocares o setup do teu aquário para ajudar, tipo tamanho, litragem(300L), substrato, filtro, iluminação, termostato, fauna, flora, essas coisas e depois então as ajudas serão mais fáceis de dar.

 

Quanto às algas ando com o mesmo problema, mas no meu já é generalizado estão em suspensão na água. O que posso dizer do que já li e do que me têm dito aqui é se o aquário apanha luz solar directa (está ao lado de uma janela por exemplo), a luz solar favorece o crescimento de algas. Para melhorar a qualidade da água convém ter um bom filtro, fazer TPA's (transferência parcial de água) na porporção de 1/3 do volume total do aquário de semana a semana, quanto muito de 2 em 2 semanas e meter uns peixes ou outros animais que comam as algas para ajudar. Como os ottocinclus, os comedores de algas chineses, limpa-fundos, até os caracois que tens como praga ajudam nisso, mas há que os controlar para não serem praga. Os Botia Palhaço adoram caracois pelo que tenho lido, vão ajudar no controlo dessa praga.

 

E pronto para já é ajuda que posso dar, que também sou principiante nisto e só posso ajudar com o que tenho lido e me tem sido dito :busted_red:

Espero ter ajudado e fico à espera então dessas fotos :eusathink:

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada. Amanha espero postar as fotos entao.

Em relação a outro assunto, comprei recentemente um aquario com cerca de 25/28 litros rectangular da aquatlantis com filtro submercivel stingray 5 e um termostato de 50W ambos da Elite. A iluminação consiste em apenas uma pequena lampada de 10w

É suposto ser um aqua destinado á reprodução e criação de gupys. Sei que tenho de promover esconderijos e pequenos acessos aos alevinos. Agora nao sei o tipo de decoraçao, substrato e plantação deva usar, se é que a iluminação o permite.

 

Agradecida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Em relação ao setup só consegui algumas coisas

 

-litragem:300L

-termostato: sera 300W

-filtro: so sei dizer que contem algodao filtrante, carvao e ceramica

-iluminação: 2 lampadas Aqua-luz Ax-25W

-substrato: duas camadas de cascalho separadas por uma de areia branca

-fauna: 1 Hemigrammus rhodostomus

2 Paracheirodon innesi

9 Hyphessobrycon herbertaxelrodi

1 Otocinclus affinis

1 Trigonostigma heteromorpha

 

-flora: 1 Vallisneria gigantea

2 Anubias barteri var. nana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu os meus basaltos fui buscar à Serra do Socorro, aqui perto de T.V., o meu tronco tenho um de videira mas à partida não o devo usar. Mas normalmente as lojas têm esse tipo de coisa. Se for ao Loureshopping ou ao Dolce Vita Tejo encontra bastante coisa dessa mas mais cara, se quer ser bem atendida, bons produtos e preços em conta recomendo a AquaEden na Venda do Pinheiro, o Sr. Rui é impecável. Mas continuo a aconselhar que descreva as características do aquário para que os mais entendidos a aconselhem melhor que eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas em relação aos caracois de praga eu tambem tive e ja resolvi o problema vais a uma farmácia e compras um medicamento que se chama "Fluvermal" nao compres em comprimidos compra em xarope. A dosagem que um senhor que tem aquarios me indicou foi esta.

 

10 ml para 100 litros

3 dias depois tpa 40%

1 dia depois nova dose

3 dias depois tpa 40%

1 dia depois nova dose

3 dias depois tpa 40% e carvão activado no filtro. Atenção so colocas os carvão no filtro depois de o tratamento estar concluido porque se la tiveres o carvão o tratamento nao vai fazer efeito.

 

Atenção todos os invertebrados vao morrer.

 

Pode nao desaparecer logo tudo de uma vez mas isso vais vendo e ser for preciso voltas a repetir o tratamento.

 

Espero ter ajudado.

 

cmps.

Editado por ion

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.