iniciação aos discus


Lu1977

Recommended Posts

Boas!!

 

Ainda não montei aquario, ando a fazer mta pesquisa e a ponderar preços do investimento, não é propriamente um hobby barato :(

 

Nas minhas pesquisas deparei-me com os peixinhos, peixões, lindos de morrer, escusado será dizer... DISCUS :D

 

Bem sei, pelo que tenho lido, que não são propriamente peixes indicados para iniciantes, mas estou mesmo mto tentada...

 

Porém estou bastante apreensiva, pois já vi que são peixes mto sensiveis e caros (embora não faça ideia de quanto custa um discu)... já agora quanto custam?:D

 

Um aqua de 100 Lts é suficiente para quantos discus? Gostava de reproduzi-los, encontrei indicações diferentes, a maioria defende que se separa o casal reprodutor num aqua sem decorações/plantas e com um tubo de pvc para porem os ovos, mas já vi filmes de discus com as crias em aquarios plantados e com mais peixes. É fundamental separar o casal num aqua á parte?!

Já percebi que as 'condições' da temperatura são diferentes, de modo a se 'forçar' uma postura, então quer dizer que num aqua com mais discus e outros peixes não se consegue postura sem fazer as tais alterações às temperaturas?

 

Se tiver mais que uma especie de discus juntos, eles só acasalam com os da mesma especie ou acasalam entre si? Como se distingue machos de femeas, se não for possivel faze-lo e se para os reproduzir tenho de isolar dois, como sei que já estava na altura de porem ovos, ou chegar á conclusão que são 2 do mesmo sexo?!

 

É facil vender Discus? ou seja, se acasalarem, ás tantas tenho uma quantidade de discus incomportavel para o aqua, teria e gostaria de vender e ter algum retorno do investimento, conseguem escoar bem os peixes? quem costuma comprar, as lojas de peixes?

 

Desculpem lá tantas questões, acreditem que tenho pesquisado, a internet é realmente uma ajuda util, mas conforme também sabem, tem um problema, o excesso de informação e por vezes contraditória, assim sendo, se o pessoal que já tem experiencia puder esclarecer algumas questões aos principiantes era uma mais valia.

 

Gracias

Lu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Vou tentar responder às tuas questões.

Os discus não são assim tão dificeis de manter. Se conseguires manter um aqua com os níveis de água estáveis, temperatura a rondar os 26 a 29ºC, boa filtragem e oxigenação, e adequada e saudável alimentação, vais ver que ao fim se torna fácil.

 

Quanto aos preços, varia um pouco. Numa loja podes comprar um discu de 5/6cm a 25 euros, mas num criador amador podes comprá-los por 10 a 15 euros. Até aconselho a comprar a criadores amadores, pelo menos é o que eu faço. Evito as doenças que normalmente os discus têm quando são inportados, queer da Alemanha, quer da ásia.

 

Um aqua de 100 litros comporta no máximo 3 discus, isto se quiseres que eles cresçam. Precisam de, entre 30 a 50 litros por cada discu. Convém não ter menos, pois eles gostam de andar em cardum. Mas mais também não pois um aqua pequeno.

 

Sim, eles depois de adultos podem acasalar com um discu de outra estipe. Nisso não há problema.

 

Quando às posturas e futuras vendas....... NÃO PENSES NISSO POR ENQUANTO. Pensa andares uns tempos a manter discus, às suas exigências, ganha um pouco de experiência. Não convém dares um passo em frente para depois dares três passos atrás.

 

Isto é a minha opinião...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela tua resposta.

 

Não quero comprar discus já adultos, prefiro adquirir alguma experiência ao tratar deles enquanto crescem. Claro que mais tarde, gostaria que se reproduzissem, de forma a aprender mais e a ter algum retorno monetário...

 

Um aqua de 100 lts é pequeno? bolas, vi um de 80 lts e achei enorme... ;)

 

Tenho pesquisado e lido algumas coisas sobre estes peixes e formas de reprodução, há imensas opiniões e indicações. Neste momento li qualquer coisa sobre a necessidade de ter um filtro de osmose inversa no cubo de reprodução, que confesso, me baralhou toda, pois foi a 1ª vez que apanhei um apontamento sobre este assunto especifico... será mesmo necessário?

 

A minha questão sobre a reprodução e escoamento de bebés, digamos que é uma antecipação ao que pode vir a acontecer, lá está, porque não posso comprar um aqua maior do que 100/120 lts e se tiver a sorte de eles se reproduzirem, tenho receio de não ter espaço para tantos peixes, também não sei ao certo quantos bebés em média sobrevivem na desova, mas se dizes que um aqua deste tamanho só comporta 3 discus adultos, fico com um grande problemão...kék faço às crias?! ;)

 

Olha, quanto á questão de onde posso comprar os peixes e preços, realmente já vi numa loja de animais 2 discus á venda, um , mais pequeno a 25 euros e outro, um pouco maior, a 52 euros. Tem piada que eu pensava exactamente o contrario do que referiste, achava melhor comprar em lojas (tipo Ruimar, na damaia), dado que não sei ainda reconhecer algum tipo de problema que o peixe possa ter e as lojas, em principio, dão mais fiabilidade. Não sabia acerca da questão das doenças por serem importados.

 

Tenho um pouco de receio de comprar a um criador amador (para começar), pois lá está, posso ser bem enganada :(

 

Vou ter der pesquisar mais e acentar ideias...

 

Obrigadissimo pela tua atenção

 

Lu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela tua resposta.

 

Não quero comprar discus já adultos, prefiro adquirir alguma experiência ao tratar deles enquanto crescem. Claro que mais tarde, gostaria que se reproduzissem, de forma a aprender mais e a ter algum retorno monetário...

 

Um aqua de 100 lts é pequeno? bolas, vi um de 80 lts e achei enorme... ;)

 

Tenho pesquisado e lido algumas coisas sobre estes peixes e formas de reprodução, há imensas opiniões e indicações. Neste momento li qualquer coisa sobre a necessidade de ter um filtro de osmose inversa no cubo de reprodução, que confesso, me baralhou toda, pois foi a 1ª vez que apanhei um apontamento sobre este assunto especifico... será mesmo necessário?

 

A minha questão sobre a reprodução e escoamento de bebés, digamos que é uma antecipação ao que pode vir a acontecer, lá está, porque não posso comprar um aqua maior do que 100/120 lts e se tiver a sorte de eles se reproduzirem, tenho receio de não ter espaço para tantos peixes, também não sei ao certo quantos bebés em média sobrevivem na desova, mas se dizes que um aqua deste tamanho só comporta 3 discus adultos, fico com um grande problemão...kék faço às crias?! ;)

 

Olha, quanto á questão de onde posso comprar os peixes e preços, realmente já vi numa loja de animais 2 discus á venda, um , mais pequeno a 25 euros e outro, um pouco maior, a 52 euros. Tem piada que eu pensava exactamente o contrario do que referiste, achava melhor comprar em lojas (tipo Ruimar, na damaia), dado que não sei ainda reconhecer algum tipo de problema que o peixe possa ter e as lojas, em principio, dão mais fiabilidade. Não sabia acerca da questão das doenças por serem importados.

 

Tenho um pouco de receio de comprar a um criador amador (para começar), pois lá está, posso ser bem enganada :(

 

Vou ter der pesquisar mais e acentar ideias...

 

Obrigadissimo pela tua atenção

 

Lu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo...

 

Sim, um aquário de 100 litros ainda é pequeno. Para teres uma ideia tenho um aqua de 260 litros e mantenho 5 discus de 11/12//12cm e 3 de 5/6cm. E ainda assim é muito. Deveria manter uns 6, mas sabes como é...

 

Para fazeres criação, além do filtro de osmose inversa para ajustar parametros da água necessário para os alevins, também há os fungos. Terias que ter o cuidado, de uma vez no cubo, cada vez que os discus fizessem uma postura, introduzir o azul de metileno para evitar que fungassem. Isto se tivesses a sorte de os próprios pais, inexperientes, não comessem eles os próprios ovos..

 

Quanto à compra, não tens que ter medo dos criadores amadores. Posso dizer que, quando comecei com os discus comprava em lojas. Acabavam por morrer todos com parasitas internos. Dos 4 só me sobrou um, o que tenho no avatar. O facto de serem importados da Ásia ou da Alemanha podem provocar doenças devido ao tempo de transporte e respetivo acondicionamento. Desde Dezembro que só compro a criadores amadores. 3 Vermelho turquesa 11/12cm, 2 solid turquesa 11cm, 2 pigeon silver 5/6cm e 2 blue diamond 5/6cm. E POSSO TE DIZER QUE PELO MAIS CARO DEI...... 20 EUROS. Estão todos vivos e de boa saúde, apesar dejá ter vendido alguns. Se quiseres envia MP, que digo-te outro fórum onde te registares onde estão criadores amadores. É à vontade... e atenção que eu não sou um deles! Só compro, mais nada.

 

Não tens que agradecer. Só quero ajudar da mesma forma que m e ajudaram...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lu desculpa me estar apoderar do teu post mas tb sou um dos fascinados por discus

mas tenho um aqua de apenas 60 lt. adorava meter apenas dois discos de 4 a 5 cm mas ja vi que não é boa ideia

Posted Image

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois nuno, não é boa ideia por 2 razões. A 1ª pelo que já expliquei em relação aos 30 a 50 litros por cada discu. A 2ª porque convém manter 3 ou + discus num aquário pois estes são peixes de cardume. Só assim se sentem bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois nuno, não é boa ideia por 2 razões. A 1ª pelo que já expliquei em relação aos 30 a 50 litros por cada discu. A 2ª porque convém manter 3 ou + discus num aquário pois estes são peixes de cardume. Só assim se sentem bem...

obrigado luis e desculpa lu :D

Posted Image

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lu1977,

 

Os Discus têm tanto de encantador como de desafiantes, isto porque, apesar de achar que a sua manutenção não é assim tão diferente de outras espécies, deitar um peixe de 15cm para o lixo é diferente de deitar um Guppy ou parecido. Além de que os Discus têm uma beleza e um temperamento que vicia, potenciando assim a dor cada vez que algum morre. Mas como qualquer peixe, a não ser por velhice ou doença crónica, se um Discus morre, a culpa é do dono, não vale a pena estar a esconder a verdade.

 

Depois de este pequeno comentário inicial, sugeria-te o seguinte:

 

- Ler muito. Sei que é difícil, queremos logo o aquário pronto e os peixes a comer, mas a diferença entre ler e não ler, reflecte-se na qualidade (e longevidade) de vida dos Discus;

 

- Se decidires avançar, compra o aquário com as maiores dimensões possíveis, os peixes agradecem e tu também. Um aquário maior permite-te ter mais peixes mas não é isso o principal motivo. Se deixares cair uma gota de detergente num copo de água, a concentração de detergente é maior se deixares cair a mesma gota numa garrafa de 1,5lt, correcto? Agora pensa nisso relativamente aos dejectos dos peixes (e os Discus são peixes bem "porcos") e num aquário de 100lt ou 200lt.

 

- É muito mais seguro comprar Discus aos criadores do que às lojas. Um criador muda a água todos os dias, várias vezes. As lojas mudam quando podem. Discus nas lojas, são mais caros e sempre com pior aspecto que num criador, além da carrada de parasitas que trazem.

 

- A questão dos 50lt por Discus tem um coeficiente de "cagaço" incluído. Podes ter um rácio de 25lt por Discus por exemplo, mas com o dobro do trabalho, mais TPAs, mais filtragem. Como geralmente o pessoal facilita nesta questão, é melhor dizer 50lt.

 

- Prepara-te para teres trabalho... o Discus para estar como nós os gostamos de ver precisa de atenção diária que incluí alimentação, observação e TPAs.

 

- Prepara-te para gastares $$$, não que os Discus sejam caros (nos criadores são acessíveis) mas o que está à volta é: aquário, filtros, comida, água, electricidade...

 

- Se nunca mantiveste um Discus esquece por enquanto a criação.

 

Posto isto e embora pareça que é um pesadelo, espero que avances. É um animal fantástico. Já tentei deixar de os ter... mas não consigo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

Bem, o Luis e o Pato já disseram tudo!

De todas as formas eu gostava de acrescentar alguns pontos...

 

1º Os discus não são peixes sensiveis! Antes pelo contrário são peixes bastantes resistentes, o problema deles é que tens que lhes dar as condições que eles requerem e que nem são dificeis de atingir!

Aquario a 28/29º

Filtragem razoavel

pelo menos 200lt de água, menos que isso torna-se mais dificil manter os parametros.

comidinha e trocas de água com frequencia.

Parametros estáveis(PH, Dureza, temperatura, e afins)

 

Se lhes deres isto garanto-te que vais ter sucesso com discus! Se não lhes deres isto... vens para os foruns dizer que os discus são sensiveis e mais não sei o quê!

Agora imagina... quantas cory's morrem nos aquas??? muitas mesmo, e pessoal a queixar-se disso? vês??

a diferença é que enquanto uma cory pode custar 3/4 Euros, um discu pode custar 40/50 euros, quando perdemos 40/50€ é diferente perdermos 3/4, certo??

 

esse é um dos motivos da badalada sensibilidade dos discus.

E sabes porque é que alguns morrem? muitas vezes por negligência nossa! falo por experiencia propria. a diferença é que eu não desisti e procurei perceber pq é que eles morreram... ao contrário de pessoas que desistem deles só porque cometeram um erro e acham que a culpa foi da sensibilidade dos peixes... enfim é outro tema.

 

Criação e retorno financeiro... muito sinceramente esqueçe! eu reproduzo discus e... trabalho incluido... as receitas não chegam sequer a pagar metade dos gastos...

Contabiliza electricidade, água(em aquas de 200lt, troco 80% todos os dias, e depois é mais que um) manter aquarios grandes a temperaturas altas, Gastar 400lt de água para fazer 100lt de água de osmose... Importar produtos de qualidade porque infelizmente em PT não os encontro... enfim, faz as contas antes de pensares no retorno...

Ah, férias longe de casa e fins de semana prolongados?!? com criação... esqueçe!

 

Bem, é só a minha opinião, agora, obviamente que há quem diga outras coisas.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais