Tylomelania duvidas


heyfishyfishy

Recommended Posts

boas!

 

tenho umas duvidas sobre esta espeçie, ja tive um no meu aquario de 37 litros, mas acabou por morrer pois tinha poucas informaçoes sobre eles, pois tenho um botia yoyo e nao sabia que eles comiam caracois, pensava que era so os botia palhaço que comiam os caracois.

 

mas vou começar com as minhas duvidas, pois apesar disso acho uma espeçie muito interessante, e o que eu queria saber e se podia manter um casal num cubo vodafone, se nao, quais as dimensoes minimas, como vejo pessoas a manter red cherrys em cubos, estes caracois devem dar pois sao menos activos, e dao uma cria de duas em duas semanas, enquanto que os red cherries e as duzias quase.

 

sei que tem que ter uma parte com sombra, substrato areia por exemplo, e algumas plantas, mas havera mas alguma coisa que deveria saber de importante sobre esta especie?

 

desde ja agradeço a quem me responder!

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva,

 

Aproveito este topico para lançar mais uma duvida e assim pedir a ajuda de quem as tem e de quem ja as teve sobre o apetite destes nossos amigos.

O meu interesse seria nas Tylomelania Orange.

 

Sucede que nunca as tive porque leio relatos sobre o seu apetite refinado nas plantas mais molinhas, sendo ao que parece uma excelente espécie para ter num aqua rochoso por exemplo nos Sulawesi.

 

Ate aqui tudo ok ... ate ver as mesmas Tylomelanias em aquarios Plantados, onde nunca tocaram numa verdura a não ser a que vai caindo e ficando no fundo.

 

Ao ver aquilo e falei com o user em questão ... e o que foi dito (e com alguma razão a meu ver) foi que uma vez a alimentação delas controlada nunca tocariam na verdura. E assim tem sido que ele faz.

 

Pergunto agora a quem as tem ou ja teve ... se de facto elas só "atacam" a verdura devido a necessidade alimentar por falta da mesma? Ou se mesmo alimentadas correctamente elas pestiscam as plantas por ser mesmo da natureza delas.

 

Não sei se poderei aplicar aqui neste caso se ha Tylo mais bem comportadas que outras LOL

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por análise de comportamento diria que as Tylomelania sp. Poso "Orange Flash" têm a probabilidade maior de serem mais bem comportadas em relação ás plantas que a Tylomelania sp. Poso "Yellow". No entanto, não tenho qualquer relato em relação a qualquer das espécies em relação à sua suposta predilecção por plantas.

 

Apenas recomendo que coloques comida de peixes de fundo e principalmente uma rodela de courgette FERVIDA ocasional. Comem contudo vários tipos de detritos e algas. Pelo que me parece um medo infundado não misturares tylomelanias com plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Quo,

 

Obrg pela info, era isso que pensava tambem.

Alias elas podem comer ate a papa caseira dos camarões, ou as pastilhas dos peixes de fundo que também tenho no aquario.

Ao nivel dos vegetais tb os fervo por isso assim penso que irei conseguir evitar a ida às plantas.

 

Acho que tudo depende assim do cozinheiro certo?

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

animais não são máquinas automaticas, so nos primeiros dias vias as tylo à volta de plantas, provavelmente folhas mortas. Actualmente nunca as vejo sequer perto de plantas... não são comedores de plantas de certeza, tenho outros moluscos gastropodes comedores de plantas e a diferença comportamental é obvia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais