Recommended Posts

Publicado

Boas a todos. montei a 3 meses um aqua de 85 litros reais que penso que está com muito substrato fertil. como posso fazer para diminuir o problema? só tive 1 peixe nele a 1 mes atrás que morreu com ictio, mas o problema com o substrato pode ser resolvido com aumento da Injeção de CO2 e também colocação de mais plantas?

Cumps.

Publicado:
Boas a todos. montei a 3 meses um aqua de 85 litros reais que penso que está com muito substrato fertil. como posso fazer para diminuir o problema? só tive 1 peixe nele a 1 mes atrás que morreu com ictio, mas o problema com o substrato pode ser resolvido com aumento da Injeção de CO2 e também colocação de mais plantas?

Cumps.

Eu tive uma ideia que não tenho a certeza que rezulte mas aqui vai. (isto é uma ideia de quem só está a fazer o seu primeiro aquario agora e vai colocar plantas low-tech, ou seja não tenho substracto fertil)

Não terás pouca camada inerte a cubrir o substracto fertil? (se for muito fina a parte fertil infiltra-se para a coluna de água o que causa algums problemas)

Secalhar a proxima coisa é um bocado estappafurdia mas aí vai:

Tal como aspiras o aquario com o sifão e se aspirasses o substrato para um balde? (esra só colocares o tubo por de baixo do substrato inerte e aspirar, mas secalhar isto não dá para fazer)

Acho que a melhor opção ainda é a primeira.(colocares mais camada inerte)

Cumps, Rafel Silva

PS: Como já referi percbo pouco do assunto, apenas estou a tentar ajudar.

Talvez colocar mais plantas tambem ajude.

Publicado:

Cumps.

Nunca li nada nem ouvi falar mortes causadas por excesso de substrato. No entanto podes estar a referir-te a um excesso de nutrientes na água...nesse caso com umas plantas mais consegues dar um jeito nisso( como já foi dito). Camada inerte depende do substrato....se for fino/arenoso convém. Agora um do género do Red Sea flora base e outros não acho que se deva utilizar...mas gostos sao gostos.

:)

Cumprimentos

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro