Tylomelania sp.


MMauro

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Recentemente tenho visto esta espécie Tylomelania sp. "Orange Flash".

 

Mas a informação é escassa...

 

Podem me dar informações sobre esta maravilhosa espécie?

 

Temperatura da água? Se são hemafroditas? Se comem plantas? Que alimento deve ser fornecido? etc

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sei que nao sao hemafroditas, e nao comem plantas, mas sim plantas mortas, algas e flocos, quanto a temperatura nao tenho a certeza mas anda a volta dos 26 graus.

 

edit: 26 a 30 graus, pesquisei no google sabes! ;)

Editado por heyfishyfishy

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dá uma rodela de courgette ocasional fervida, coloca as tylos em cima da rodela para o jantar se elas não toparem pela rodela. Tambem comem waffers de algas, folhas caidas de plantas, restos de comida, detritos de peixes e algas do aquario, pelo que sei têm uma preferencia por algas diatomacias, mas penso que comem outro tipo de algas. Plantas vivas... para já não tenho queixa alguma.

 

Vou escrever o que aprendi sobre esta espécie, quando tiver tempo e depois de mais umas pesquisas, e comparando com outras espécies de tylomelania, é que elas são diferentes entre si em comportamento. e também algumas particularidades curiosas. =)

 

mas aconselho-te um aquário maturado, fundo de areia, (se bem que seja mais importante para a patriarchalis) rocchas para trepar. O aquario deve ter preferencialmente no minimo 80cm ou 80L. Mas penso ser possivel teres em 40L. São bastante versáteis. PH alcalino. Colocar Decalcit para o calcio.

 

A tylomelania sp. Poso "Orange Flash" (a designação deve ter Poso enquanto não houver nome cientifico) na verdade varia de tonalidade, entre amarelo limão e laranja. é alaranjado de dia ou em fotos com flash.

 

Em termos de adaptação, no primeiro dia, as luzes do aquario tem que ser desligadas. Para poder adaptar-se mais rapido. Senão só no segundo dia o bicho se vai adaptar. mas a adaptação é bastante rápida para tylomelanias. Não tão rapida como as Yellow, mas mais rapida que as outras.

 

NAO SAO HERMAFRODITAS.

 

espero ter ajudado.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado.

 

Também tenho a mesma dúvida, é preciso tanta litragem? é que estava a pensar coloca-los num aqua de 15L :)

 

Engraçado, não são hemafroditas? É que na loja onde os vi, disseram me o contrário... Sendo assim, existe alguma forma de distinguir macho e femea?

 

Muito obrigado pelas informações dadas

 

Se se lembrarem de mais informações sobre esta espécie, vão escrevendo, é que é uma espécie que cada vez está ao alcançe das pessoas, e nem sempre as informações dadas são verdadeiras, ou as que existem são escassas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque que dizes que tem que ter tanta litragem??? as tylomelanias sao dos caracois menos activos...

em relação ao serem activas, em que te baseias para dizer isso? Como disse há espécies diferentes, e o nivel de actividade é diferente.

 

Não falei em litragem, falei em cm de aquário. Foi a que li, e tem logica, devido não só ao facto de serem activas... como tem a ver com encontrar alimentação desejada e a profundidade a que estão habituadas. Claro que isto deve ter a ver com uma manutenção mais perfeita.

 

http://www.allesumdieschneck.de/html/tylom...sp_english.html

 

Também tenho a mesma dúvida, é preciso tanta litragem? é que estava a pensar coloca-los num aqua de 15L :)

Acho isso um risco muito grande, não se deve ter nem neritinas, nem tylos num aquario desse tamanho, não só devido ao equilibrio do aquario, mas muito por causa da alimentação (algas). Um aquario de 15 ou 20L não tem capacidade necessaria para criar um pequeno ecossistema sustentavel.

 

Se meteres um par de tylomelania orange, as tylos serão tão caras como o proprio aquario... antes valia investir num aquario melhor, contudo não é nada impossivel, desde que mantenhas qualidade da água e forneças alimentação regular. Mas o comportamento do animal pode ser diferente.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja vi orange bem baratas para o preço que estas a tentar dizer.

 

em relaçao a informares-te, tudo que e lojas de animais em shopppings os empregados percebem tanto de peixes como eu de politica, aproveito para acrescentar que pouco sei(de politica)...

 

e quase como eles dizem que peixe laranja(cometa) dao-se bem em globos, mas nao dizem que o peixe num ambiente bom para o seu desenvolvimento pode chegar aos 40cm, e num globo eles acabam por morrer mais cedo ou mais tarde por falta de condiçoes, entre outros...

ja ao meu colega estavam a dizer que um ciclideo de 10cm que eles tinham la se iriam dar bem com os guppies do meu colega, o que vale e que ele percebe do assunto...triste mesmo. :whocares:

Editado por heyfishyfishy

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado.

 

Também tenho a mesma dúvida, é preciso tanta litragem? é que estava a pensar coloca-los num aqua de 15L :D

 

Engraçado, não são hemafroditas? É que na loja onde os vi, disseram me o contrário... Sendo assim, existe alguma forma de distinguir macho e femea?

 

Muito obrigado pelas informações dadas

 

Se se lembrarem de mais informações sobre esta espécie, vão escrevendo, é que é uma espécie que cada vez está ao alcançe das pessoas, e nem sempre as informações dadas são verdadeiras, ou as que existem são escassas.

 

bem, vou falar pela minha experiencia...

tive as tylos amarelas num aqua de 32 litros (50cm) e durante o tempo que lá estiveram, nunca notei criação!

tive umas zeamais (preta com pintas amarelas) num aqua de 110 litros comunitario bastante plantado e com maus resultados!

morreram varias e nunca tive criação. partilhavam o aqua com plattys e corys.

coloquei 2 orange (só adquiri 2 por serem caras e não ter certezes quanto à sobrevivencia das mesmas) num aqua de invertebrados(substrato de areia de silica com areão basaltico) com um trio de ampularias, camarões sossego, CRS e CBS e babaulti. unicos peixes presentes são um casal de blue moscow. o aqua é de 115cm, mas tem sump no lado e fica com 95cm de area util. 80litros. neste aqua nunca vi criação de orange, mas desde que coloquei junto as sp yellow (infelizmente não são puras) tenho notado que de dias a dias parecem crias.

conclusões:

não são hermafroditas, não seriam a 1º escolha para um comunitario (mas tb os plattys são dos viviparos mais vorazes que conheço), preferem o substrato arenoso ou no minimo areão fininho, cruzam entre si (se pretendem manter cores adquiram apenas um tipo de tylo)

em relação à actividade das mesmas, no aqua comunitario são muito pouco activas, e no aqua de inverts praticamente estão sempre em movimento.

espero que tenha sido util.

aconselho vivamente a aquisição destes caracois, pois não danificam as plantas (no meu caso apenas comeram a pélia) lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois exacto, cada caso é um caso. Sendo assim depende, de aquário para aquário.

 

Quando tiver mais algum tempo, vou arriscar a criação desta espécie num aqua de 15L.

 

Pelo que me dizeram, é importante o areão, pois penso que se enterram neste, não é verdade?!

 

Uma vez que não são hemafroditas, existe alguma forma de distinguir o macho da fêmea? Talvez pela coloração, ou concha mais escura/clara?

 

Uma vez que se alimentam de algas, pode-se dar algum tipo de alimento/suplemento? Como ja foi mencionado, uma rodela courgette fervida, mais alguma coisa? Alface ou outro legume?

 

Ajudem-me... :(

 

Obrigado pelas preciosas informações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cada caso é um caso, isso seria mais no caso de peixes ciclideos, que é muito dificil prever. No caso das tylos terá mais a ver com variaveis, mas penso (teoria) que os maus casos e relatos pouco positivos têm a ver com a manutenção de tylos em aquarios dessa dimensão. Estou a falar por exemplo da relação Tylo vs Plantas.

 

Não, não é para se enterrarem (isso é as helenas), nem as enterres. Falei em areia e não areão. A Areia é como no caso das corydoras. As tylos têm uma tromba que usam para procurar comida na areia, as patriarchalis e as Yellow adoram pesquisar na areia por comida. uma alcunha das tylos, é "Elephant snail" por isso mesmo. Mas varia de espécie para espécie, há tylos que habitam em zonas rochosas e gostam de pesquisar por comida trepando rochas. As que gostam de areia, vai andando e movendo a tromba de lado para lado enfiada na areia.

 

Já as Gemmifera por exemplo não têm esse habito, e são muito paradas. Mas desde que juntei a gemmifera com as orange, a gemmifera anda mais saida da casca. Desde que morreu a femea, que passou meses enfiada na concha... agora com as novas ficou mais "alegre".

 

Cuidado com o cloro e variações da água durante as TPAs, foi isso que me matou a femea e duas crias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas, tenho a seguinte duvida, existem cruzamentos entre diferentes cores nas tylo? Ou nascem iguais à "mãe"?

 

no meu aquário tenho 3 tylomelanias adultas e 4 juvenis

 

4 - verdes

1 - chocolate

1 - preta

1 - laranja

 

ate agora das nascidas neste aquário foram 2 verdes, desconfio que tenham sido da tylo maior

Link to comment
Partilhar nas redes sociais