Rendimento da Osmose Inversa


Recommended Posts

Boas pessoal.

Já tenho lido algumas coisas em relação ao rendimento das osmoses e claro está, existem diversas opiniões..

Ontem recebi a minha osmose que comprei em 2º mão (com pouco uso) a um membro do fórum.

 

A marca e modelo é JBL120 l/d.

 

Fiz as ligações da seguinte forma:

 

Sei que a osmose já trás pré-filtros, contudo como eu já tinha 2 copos, um de carvão e outro de sedimentos e carvão, coloquei também esses dois copos antes da osmose.

 

Fiz um teste de PH (único que tenho de momento), comparei com o da água da torneira e o resultado foi:

 

Água da torneira - 7.2 a 7.4

Água da osmose - 6

 

O que me espantou foi o seguinte:

 

Coloquei dois garrafões de 5L lado a lado, um com a mangueira da água boa e outro com a mangueira do esgoto.

Quando a àgua do esgoto encheu o garrafão (5L), o da àgua da osmose deveria ter cerca de 4,7L, o que dá quase 50/50.

 

Umas das coisas que li foi que a pressão que sai da torneira tem a sua influência. Ainda não testei qual a pressão que tenho à saida das minhas..

Para mim é optimo ter um rendimento destes, visto que poupo na àgua, mas gostava de saber se isto não estará a colocar em causa a eficácia da membrana?

 

Aguardo por opiniões.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem, pelos vistos tens uma osmose muita boa...

O PH da água de osmose é muito volátil, ou seja, tu podes ter o PH da Osmose a 6,0, mas uma alteração minima dispara ou desce o PH, isto porque é suposto a água de osmose ter uma dureza 0, logo sem capacidade de tampão.

 

Quanto ao facto de a tua fazer quase 1/1 (agua osmose/agua esgoto), creio que pode dever-se a um factor... inclusão dos préfiltros.

 

Na prática o que estás a fazer é adicionar mais préfiltros aos que a osmose trás.

As máquinas de RO costuma trazer pelo menos 1 filtro de sedimentos(dependendo da máquina podes ter maiores ou menores niveis de filtragem de particulas), 1 filtro de carvão activado e uma membrana(as mais simples). Adicionando os teus 2 préfiltros estás na prática a tirar carga ao filtro de sedimentos da máquina bem como á membrana... ou seja isso provavelmente pode ajudar a aumentar o racio de água boa vs agua esgoto..

 

A Minha é aquamédic e faz 1/4...

 

Mas pode ser por aí.

 

Por outro lado não confies, nos 6.0 da osmose, como te disse é água sem capacidade de tampão e pode disparar com uma alteração ligeira.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado kcholas pelos esclarecimentos.

 

Tens razão quanto às alterações de PH, visto esta água ter uma dureza de 0.

Em relação ao rendimento dela, realmente com mais 2 pré-filtros é normal que a água chegue em melhores condições à membrana do que se tivesse apenas os pré-filtros da OR, conseguindo assim um melhor aproveitamento de água pura, visto por aí faz todo o sentido.

De qualquer das formas penso que a pressão da torneira também ajuda, mas quanto a isso ainda espero por opiniões.

 

Relativamente aos pré-filtros terem essa ifluência positiva no rendimento da osmose, não só na relação água pura/água esgoto, mas também no aumento de durabilidade da mebrana, já ponderas-te fazer o mesmo? Isto poque os pré-filtros não são tão caros quanto isso (dependendo da situação financeira de cada um claro)..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então pessoal, alguém tem uma opinião formada sobre o assunto que possa dar?!

 

Para verificares o estado de degradação da membrana, o melhor é realizar um teste TDS, com um medidor (medidor de sólidos diluídos).

Pegas num pouco da agua de osmose... e levas a uma "boa" casa de aquáriofilia... e pedes para te fazer o teste.

 

O ideal... é teres um valor de zero... ou muito perto disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para verificares o estado de degradação da membrana, o melhor é realizar um teste TDS, com um medidor (medidor de sólidos diluídos).

Pegas num pouco da agua de osmose... e levas a uma "boa" casa de aquáriofilia... e pedes para te fazer o teste.

 

O ideal... é teres um valor de zero... ou muito perto disso.

 

 

Mais uma vez obrigado.

Se esse factor me dá algumas garantias do estado da membrana então é bom, de momento não tenho caneta própria para medir o TDS mas conheço quem tenha e poderei fazer o teste.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente aos pré-filtros terem essa ifluência positiva no rendimento da osmose, não só na relação água pura/água esgoto, mas também no aumento de durabilidade da mebrana, já ponderas-te fazer o mesmo? Isto poque os pré-filtros não são tão caros quanto isso (dependendo da situação financeira de cada um claro)..

 

Por acaso estava a pensar em comprar agora 2 copos, ainda não tive foi paciência para ir a um centro tipo aki ou leroy merlin, mas isto porque já não estou a usar osmose há uns 3/4 meses, mas em Setembro vou voltar a colocar o meu casal de discus no cubo por isso é muito provável que a volte a activar.

Os pré-filtros, estava a pensar neles por causa de retirar cloros e sedimentos que vem na água.

Começo hoje as férias :? Por isso vou ver se consigo arranjar um tempinho para ir buscar os copos e colocar o filtro de sedimentos e o carvão.

 

Obrigado pela sugestão é bem possivel que venha a tentar agora em Setembro.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.