Troca de aquario


Recommended Posts

Boas pessoal,

Tenho um aqua de 60l, e a uns dias atrás reparei que tinha uma fuga, então decidi trocar de aquario por um pouco maior.

Sei que vou ter uma trabalhaira enorme para passar a fauna e flora para o aqua novo, então a qustão é esta.

- Quais as dicas que me poderão dar para fazer esta troca em segurança tanto para a flora como para a fauna.

 

O novo aqua será feito por um amigo com as seguintes medidas 60x35x45 media 80 litros, com filtro externo do anterior Eheim classic 2213

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quem me chame demasiado metódico.

Abaixo segue a descrição do meu sábado que vem

(vou vazar e lavar o aqua, muda-lo de sitio e repor tudo de novo...)

Podes "usar" o que achares que se adequa.

 

"

Fim-de-semana anterior:

1 - Comprar uma escova de aço;

2 - Comprar sacos de congelação;

3 - Lavar filtro / trocar esponjas;

4 - Lavar areão de fundo de rio / Lavar sílica;

5 - Lavar mangueiras e tubos do filtro

 

Dia anterior:

1 - Lavar caixa branca / Lavar aquário de 50 cm;

2 - Encher: a) Contentor de 95 litros na cozinha (próximo do sitio onde vai ficar o aquário)

b) 12 garrafões de 5 litros (para o aqua) 60 litros

c) aquário de 50cm (para o aqua) 50 litros

d) 4 garrafões de 5 litros (para lavar plantas)

 

14/08/2010

1 - Remover iluminária e tampas do aquário;

2 - Encher caixa com àgua do aquário;

3 - Montar termoestato e termómetro na caixa;

4 - Montar maternidade na caixa / mudar os alevins;

5 - Retirar tronco e pô-lo na varanda a secar;

6 - Cortar plantas de caule / mete-las em alguidar;

7 - Apanhar vivos / mete-los na caixa:

8 - Desligar filtro;

9 - Montar o filtro na caixa;

10 - Retirar restantes plantas do aquário;

11 - Vazar o aquário;

12 - Remover/separar os substractos (e meter na varanda);

13 - Afastar aquário da parede;

14 - Lavar aquário;

15 - Recolocar aquário;

16 - Colocar substractos (metade fundo de rio/metade silica);

17 - Colocar as pedras;

18 - Encher 10cm de àgua;

19 - Lavar o tronco;

20 - Podar as plantas;

21 - Plantar as plantas;

22 - Colocar o tronco;

23 - Montar filtro no aquário / Esperar 2 horas;

24 - Lavar criadeira;

25 - Inserir vivos com sacos (duração: 15min / agua / 30min /agua / 30min / agua / 30min = 1h45m)

"

 

A "caixa" é uma de arumações que tenho, de 50L.

O aqua é de 200L. brutos.

Have fun!!!

Cumps.

Editado por PioM

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazer isso tudo deve dar um bico d´obra...

Entendo a tua situação e pelo que me apercebi é q devo aproveitar a maior quantidade de água possivel do aqua antigo, para introduzir no novo aqua pois este é novo e o areão/substrato igualmente só a fauna/flora/filtro serão os mesmos.

Editado por leandromoreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende...

No meu caso estou com um problema de algas, e vou "fazer" um aqua novo, daí:

 

"a)Contentor de 95 litros na cozinha (próximo do sitio onde vai ficar o aquário)

b) 12 garrafões de 5 litros (para o aqua) 60 litros"

 

Vai ser a primeira vez que faço isto, vai dar realmente uma trabalheira.

 

Se não tivesse problemas com algas, usaria 50% da água do aqua, e faria uma ambientação com saco de plástico como se se tratasse de agua totalmente nova (como uma compra em loja).

 

Assim vou lavar tudo, ferver muita coisa, e usar 100% de àgua nova (menos os 3 litros que estão dentro do filtro).

Há quem defenda que as bactérias estão apenas dentro do filtro, nas matérias filtrantes, e há que diga que estão em todos os objectos do aqua, incluindo substrato, e ainda quem diga que estão tambem em toda a àgua.

 

Neste caso a única colónia de bacterias que vou usar é a que está no filtro.

 

Boa sorte.

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui vai a experiência de quem mudou peixes e flora de um aquário de 80 litros reais para 100 litros reais.

 

1- Agarrei em duas caixas daquelas dos xinocas que tenho e que devem levar pelo menos uns 40 litros.

2 - Meti as caixas mesmo ao lado do móvel onde tinha o s peixes

3 - Desliguei tudo da corrente

4 - Com o aspirador passei a água do aquário para uma das caixas

5 - Quando já tinha uma altura jeitosa de água passei os peixes que se deixaram apanhar melhor, depois os outros

6 - Continuei a passar a água agora para a outra caixa e fui metendo aí as plantas, pedras

7 - Meti o filtro a funcionar onde tinha os peixes

 

Não aproveitei esse areão porque não quis tinha já um outro novo "apanhei num rio em Gaia e lavei, fervi e meti-o no aquário"

 

8 - Passei a água com um jarro de plástico para o aquário novo, comecei por meter a água onde estavam as plantas,

9 -depois meti as plantas fui metendo depois a água onde estavam os peixes e alguns lá foram juntos meti o termostato, passei o filtro, tive de acrescentar cerca de 20 litros da torneira porque este levava mais água do que o outro, meti anti-cloro, acrescentei bactérias e voilá

 

Aqui o que se pode dizer... tive montes de sorte porque não me morreu peixe nenhum, embora não usasse o areão que teria imensas bactérias usei o mesmo filtro e a maior parte da água.

 

Demorou mais ou menos uma hora e tal, mas fiz na maior, quando pensei em fazer, pensei que ia ser uma eternidade, para mas foi rápido e até divertido.

Tinha medo que os peixes se ressentissem, mas que nada são duros e adoraram o novo lar.

 

Espero que possa ter sido minimamente útil, boa sorte com isso.

Editado por Tânia Filipa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom eu fiz isso a uns meses... na minha opinião se vais passar para um aquário novo e maior a melhor forma é comprares equipamento novo, montares o aquário novo e ciclar normalmente, no meu caso até foi bem rápido, usei acelerador biológico, até hoje os níveis do aquário estiveram sempre em parametros seguros. Passei tudo do aquário velho naturalmente com tratamento para não levar nada desse para o novo. Até é melhor assim por menos ficas com equipamento suplente no caso de um dia precisares. Depois simplesmente fui passando aos poucos pedras plantas e peixes, dois por vez, mais dispendioso mas acaba por ser um método bem seguro, talvez hajam outros mas este resultou na perfeição, peixes e plantas estão de saúde e felizes da vida no novo hoje.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.