Substracto


José_Brardo

Recommended Posts

Boas pessoal, vou experimentar fazer um plantado num aqua de 80l, mas tenho uma duvida, eu tenho dois substractos da JBL, um com grãos finis, axo que é um tal que xamam de manado, e outro com grãos mais grossos, este flutua se não tivermos cuidado, a minha duvida é se axam que fica mal se juntar os dois, isto é não keria fazer camadas. Tenho ke utilizar os dois pois não quero gastar muito guito, e como tinha estes dois (mais ou menos 3,5 kg os dois juntos), keria aproveitar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens 3,5 kg de substrato para um aqua de 80 litros? Quais as dimensões da base? Parece-me bastante insuficiente. No meu de 60x37 de base utilizei 11 kg de areão preto e mesmo assim olho para o aqua e acho que foi pouco (queria mais uns desníveis)...

 

De qualquer forma, quanto ao JBL Manado, nunca utilizei, mas sei quem utiliza e já vi ao vivo e indicaram-me que é um pouco dificil de acentar (demorar um pouco a compactar).

 

Se fosse a ti apostava uns euros noutro substrato, é a minha opinião :popcorn:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Olha eu uso manado no meu aquário e usei essa quantidade para o meu aqua de 40 L ou seja os 3.5kg é pouco para o teu. Quanto ao substrato em si estou satisfeito com ele. Mas atenção ele não é fértil. É inerte. Estou a pensar trocá-lo agora no final do mês por um Red Sea ou algo da mesma qualidade. Essa cena de ele custar acentar ...eu coloquei no meu aqua coloquei a água ( alguns grãos ficaram a flutuar sim, mas nada que seja por aí além) e retirei os grãos que flutuaram com uma rede e pronto.

 

Mas se queres uma dica...se queres um bom plantado e puderes investir numa coisa melhor...

 

Tudo depende das plantas que vais por e do orçamento

 

Cumprimentos :D

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais