Evolução Natural do Aquariofilista


Curver

Recommended Posts

Boas,

 

após cerca de 15 anos de experiência em lagos e 8 em aquários de água doce, chegou o momento ideal para evoluir para os salgados.

Ora bem, a evolução irá ser lenta, pois "brincar" com um salgado pode sair caro por isso quero ir devagar. A ideia é ter 2 salgados, um nano e outro que será um tanque de grandes dimensões, mas esse ficará para mais tarde (depois do nano montadinho e a funcionar às 1000 maravilhas).

 

Aquilo que preciso de vcs é que me respondam, "o que fariam se tivessem que montar este nano", que rocha colocariam, que luz, que termostato, etc... a minha ideia já está montada num esquema que não vou revelar para não induzir nenhuma resposta pois quero ver até que ponto as minhas opções são ou não consensuais.

 

Este nano terá características muito especiais, principalmente no que respeita a medidas, pois as mesmas não são nada "usuais" e esse poderá ser o maior factor de controvérsia, embora, estas medidas não possam de forma alguma vir a ser alteradas.

 

Tanque

Largura - 145 cm

Altura - 35 cm mas com máximo de 33 cm de água

Profundidade - 15 cm

Agua - 70 litros apx

 

Sump

será entre os 5 a 10 litros e estará ao lado do tanque (mesma altura e mesma profundidade)

 

 

Como podem ver a maior característica do aqua é a sua profundidade de apenas 15cm o que me levará a optar por uma disposição de rocha mais concentrada nos cantos para deixar o centro do tanque mais liberto.

 

Agora que comece o debate para ver se sai daqui alguma coisa como deve ser (inicio da montagem: final de Agosto).

 

Cumprimentos a todos (em especial aos que me ajudarem)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu recomendava:

 

- Rocha Viva: 8 kg

 

- Termostato: 75W

 

- Escumador: V2 Skim 120 Nano (escolha recomendada: Tunze 9002)

 

- Calha: complicado para essa profundidade. Mas tenta uma que tenha 2x36w (T8 - 1,20m) ou 2x58w (T8-1,50m). Depende também dos corais que queres. Se quiseres corais duros optas pelas T5 do tamanho que desejares a calha.

 

- Bomba de circulação: não faço a mínima ideia. O aconselhado são duas bombas opostas. Para essa circulação geralmente usam-se as Korallia Nano. Mas com esse comprimento não dão. Se metes mais fortes arriscaste a levantar a areia. É ires vendo.

 

Att.

 

Lena e Pedro

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas eu tambem me iniciei ha pouco tempo tenho um nano de 90 litros. mas é um cubo. tenho um escumador v2 nano 120 um termoestato de 125w e uma bomba de circulação tunze 6045 .

olhando para o teu projecto comparando com a minha experiencia ate este momento

 

aconcelharia um escumador nano v2 120 xega para exas litragens, o termoestato igual para nao teres problemas no inverno.

em relação ha bomba de circulação ou uma vortech ou duas tunze 6025 . com exa altura poderas ter problemas com a circulação da agua no que toca a levantar areia... o meu tem 45cm de altura e xego a ficar com locais sem areia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

antes de mais... obrigado pelas vossas respostas...

 

efectivamente o meu maior problema está em dispor o material, isto tendo em consideração as medidas do tanque, por isso é que "pedi" ajuda.

 

Quanto à corrente, estava a pensar criar uma corrente continua e forte apenas na direcção da sump e isto com a ajuda da bomba da sump. Se eu visse que não era suficiente, a meio, colocava mais uma bomba na mesma direcção.

 

Quanto ao escumador o V2 Skim 120 Nano parece uma boa escolha e acho que com 50 a 60 € faço a festa. O Tunze 9002 é bem melhor mas é o dobro do preço... poderei ponderar, consoante tb as opiniões que for encontrando por aqui, embora ache que o V2 é suficiente para a minha litragem.

 

Quanto a termostatos tenho vários dos meus aquas de água doce, por isso devo recuperar um que esteja parado.

 

A calha, tal como o tanque, vai ser DIY e ficará aplicada "num tecto" a 30cm da superfície da água. O maior problema para mim, vai ser na escolha das lâmpadas.

 

 

Uma vez mais, obrigado pelas vossas opiniões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essa largura (15cm) é bastante complicado fazeres um layout, bastante mesmo!!!

Se poderes, coloca cerca de 10 a 12kg de rocha para poderes ter uma boa filtragem biológica, dado que terás um escumador fraco.

O 9002 não mais fraco que o V2 skim 120, dado que o da V2 tem um rotor com pás dentadas e o outro é com pás normais.

Eu aí tentava colocar um V2Skim 300, se der, claro.

Em circulaçao, e pensando que tem cerca 145cmde comprimento, colocava 2 bombas de 1000 a 2000lts/h.

 

Acho que é só isto que há a acrescentar para já

 

Abraço,

PC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essa largura (15cm) é bastante complicado fazeres um layout, bastante mesmo!!!

Se poderes, coloca cerca de 10 a 12kg de rocha para poderes ter uma boa filtragem biológica, dado que terás um escumador fraco.

O 9002 não mais fraco que o V2 skim 120, dado que o da V2 tem um rotor com pás dentadas e o outro é com pás normais.

Eu aí tentava colocar um V2Skim 300, se der, claro.

Em circulaçao, e pensando que tem cerca 145cmde comprimento, colocava 2 bombas de 1000 a 2000lts/h.

 

Acho que é só isto que há a acrescentar para já

 

Abraço,

PC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas a todos,

 

terminadas as obras em casa, venho ressuscitar este topico, pois chegou agora o momento de implementar o "dito" cujo.

 

As 1ªs boas noticias é que vou conseguir aumentar a litragem do aqua, assim ele vai passar a ter:

Largura: 165 cm

Altura: 45 cm para cerca de 40cm de água

Profundidade: 24 cm

O que com vidros de 0,5cm me irá proporcionar cerca de 150 lts brutos.

 

Abaixo segue o esquema:

trsd.jpg

 

 

Esta é a vista pela parte de trás do aqua, uma parte que vai ficar escondida e que servirá para manutenção. Pela parte da frente vai ficar uma abertura na parede pladur com o tamanho do rectângulo que se vê no fundo (140cm * 31cm).

Como podem ainda ver, a sump vai ficar no tanque principal, mas dividida por um vidro. O acesso ao aqua, pela parte de trás é bastante facilitado por questões de manutenção.

 

Ora, tendo em consideração estas alterações, gostava que comentassem e indicassem propostas para layouts e hardware.

 

Gostava ainda que me indicassem as vossas preferências para aquisição de RV, areias, etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

terminadas as obras em casa, venho ressuscitar este topico, pois chegou agora o momento de implementar o "dito" cujo.

 

As 1ªs boas noticias é que vou conseguir aumentar a litragem do aqua, assim ele vai passar a ter:

Largura: 165 cm

Altura: 45 cm para cerca de 40cm de água

Profundidade: 24 cm

O que com vidros de 0,5cm me irá proporcionar cerca de 150 lts brutos.

 

Abaixo segue o esquema:

trsd.jpg

 

 

Esta é a vista pela parte de trás do aqua, uma parte que vai ficar escondida e que servirá para manutenção. Pela parte da frente vai ficar uma abertura na parede pladur com o tamanho do rectângulo que se vê no fundo (140cm * 31cm).

Como podem ainda ver, a sump vai ficar no tanque principal, mas dividida por um vidro. O acesso ao aqua, pela parte de trás é bastante facilitado por questões de manutenção.

 

 

 

Ora, tendo em consideração estas alterações, gostava que comentassem e indicassem propostas para layouts e hardware.

 

Gostava ainda que me indicassem as vossas preferências para aquisição de RV, areias, etc...

 

 

Olá Curver

 

Com vidro de 5mmm nesse comprimento,vais ter uma flexa e tanto se não usares traves francesas e o mais que vais ver,è o mesmo estourar e sala inundada,isto no mínimo.

Fica bem.

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Curver

 

Com vidro de 5mmm nesse comprimento,vais ter uma flexa e tanto se não usares traves francesas e o mais que vais ver,è o mesmo estourar e sala inundada,isto no mínimo.

Fica bem.

 

Cjorgene

 

Boas,

 

obrigado pelo conselho, no entanto esqueci-me de referir que além do vidro da separação da "mini-sump" irão existir ainda 2 travessas que eliminarão o "efeito flecha".

 

Eu sou adepto da "segurança máxima" e já quando fiz o meu tanque com apenas 100cm coloquei travessas.

Sempre que vejo um mínimo de "flecha", entro logo em pânico e coloco mais um reforço :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já tenho os vidros bem como o silicone... agora é sempre a abrir :D

 

Lá para domingo o aqua já terá água (doce) para o 1º teste de estanquicidade.

 

 

aproveito para questionar "os entendidos" que costumam recolher água natural se a mesma se "conserva" facilmente em casa (com ausência de luz claro) ou se porventura "apodrece" e fica inutilizável.

 

Obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais