Aquario Agua Tuva e Mal Cheirosa


Rik@ardu

Recommended Posts

Viva,

 

Olá pessoal foi-me oferecido um aquario e como sou novo nisto tenho tido algumas dificuldades. O meu aquário é de agua doce e fria. Tenho 5 peixes, duas plantas naturais dois motores de oxigenio, dois filtros não muito potentes com carvão, e o meu problema é que a água ao fim de 6 ou 7 dias começa a ficar turva (mais escura) e ao fim de mais alguns dias começa a cheirar um pouco mal. Tenho o aquario à cerca de um mês e tenho mudado a agua de 15 em 15 dias. Não tenho testes nenhuns para fazer à agua. Não queria gastar muito dinheiro ou se possivel nenhum mesmo. E gostava que saber se me podiam ajudar a resolver o meu problema.

 

Obrigado

Rik@ardu

Editado por Rik@ardu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Neste momento tenho um filtro TetraTec IN400 Plus 30 - 60l

 

filtror.jpg

 

 

e um filtro pequeno que veio no aquario (penso que pouco esta a fazer).

 

filtro2.jpg

 

O filtro é deste género mas não tenho bem a certeza se e este. Está inserido num sitio proprio que o aquario tem atrás.

Editado por Rik@ardu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o teu filtro pelo menos faz litragem até 60litros, o teu aquário deve levar 54l brutos ou seja com o areão (penso que tenhas) deves ter por volta dos 50 litros reais. O filtro dá para esses litros. Agora , o filtro tem esponjas? Ou só o carvão? tens de ver se está a funcionar. Mete o filtro a funcionar de maneira que a água em cima se mexa, por outro lado, esse aquário não é para peixes de água fria,muito menos cinco, mas sim de água quente e de peixes mais pequenos, ou seja que não cresçam tanto como o que é suposto os teus crescerem. O mau cheiro também pode ser derivado à sujidade dos peixes, os peixes de água fria sujam muito os aquários. Se não queres gastar dinheiro acho que os deves dar rifar, ou vender, porque se há coisa que os peixes dão é muita despesssssaaaaaaaaa. Não te conseguimos ajudar muito mais se não queres gastar dinheiro.

Editado por Tânia Filipa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Sim, esta ultima vez que mudei a agua meti carvão nos dois filtros.

 

Mas contudo digam-me o que e que eu posso fazer para que isto largue de acontecer ou comece a acontecer menos vezes. Esperava que com o carvão não precisa-se de mudar a agua de pelo menos durante um mes!!!!

 

Já agora digam-me também uma coisa. É normal limpar so os filtros regularmente ou so se limpam os filtros quando se muda a agua???

 

Obrigado

Editado por Rik@ardu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não podes tirar as esponjas e meter só carvão... só deves limpar o filtro de 15 em 15 dias ou mais, quando começares a ver que está a perder um pouco, só um pouco de corrente ou então como disse, 15 em 15 mais ou menos, deves fazer tpas ou seja as trocas de água semanalmente, mudas para aí 10 litros,, lavas as esponjas com a água do aquário que vais deitar fora esses tais dez litros, metes num balde lavas os filtros e deitas a água fora.

Editado por Tânia Filipa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho no meu maior filtro de um lado esponja e de outro carvão. Posso deixar assim certo???

 

E vou experimentar limpar os filtros e mudar cerca de 10 litros de agua para ver se melhora.

Noto que o filtro maior esta com um pouco de sugidade.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse a ti tirava o carvão, tenho um filtro desses em casa, não precisas, ainda mais com dois. Esse in400 deve lançar bolhas de ar em cima, é a forma correcta de funcionamento do mesmo, assim se não deitar bolhas de ar em cima já sabes que tens de o limpar, a água mal cheirosa pode ser de pouca adição de produto clarificador também além de matéria orgânica no aquário a apodrecer, tipo tronco mal tratado, folhas de plantas etc. Usa com regularidade Sera Toxivec. Para limpar esses filtros é só numa troca de água deitar uma boa porção de água velha do aquário para um algidar por exemplo, retirar a parte de baixo do filtro, nunca o filtro todo, segundo as instruções, do aquário, abrir o compartimento das esponjas e espreme-las dentro do alguidar cobertas de água até não terem restos de sujidade, processo que não deve ultrapassar mais de 20 minutos fora do aquário por causa das bactérias. Outra coisa, dar pouca comida, geralmente os flocos basta um ou dois pedaços dos grandes e desfazer em pozinho com os dedos, duas vezes ao dia. Cumps

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu como sou novo nisto não conheço os nomes dos peixes mas vou tentar explicar:

- Tenho 1 peixe preto e outro branco/amarelo como este da figura

 

pretof.jpg

 

- Tenho 3 peixes vermelhos do genero dos das figuras em baixo

 

vermelho.jpg

 

vermelho2.jpg

 

vermelho3.jpg

 

Espero ter ajudado obrigado

Editado por Rik@ardu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Hoje de manha tirei cerca de 10 litros de água e lavei os dois filtros. Neste momento posso ver que a água está mais cristalina. Quando ao cheiro diminuiu. Tinha limbo ambos os filtros no dia 24 quando mudei a água e pude ver que eles já se encontravam muito sujos.

 

Agradeço as dicas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada kinguio desses cresce ate uns 30cm, normalmente estão em lagos ou aquario muito grandes, o que não é o caso. Para alem de que esses bichinhos são os comilhoes e cagoes de primeira.

Também cometi o mesmo erro quando comecei, acabei por dar os 2 kinguios que tinha para uma pessoa que tinha um lago de 15000L, pelo menos foram para uma casa melhor.

 

Tenta fazer o mesmo e arranjar uns peixes que em adultos vão caber no teu aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada kinguio desses cresce ate uns 30cm, normalmente estão em lagos ou aquario muito grandes, o que não é o caso. Para alem de que esses bichinhos são os comilhoes e cagoes de primeira.

Também cometi o mesmo erro quando comecei, acabei por dar os 2 kinguios que tinha para uma pessoa que tinha um lago de 15000L, pelo menos foram para uma casa melhor.

 

Tenta fazer o mesmo e arranjar uns peixes que em adultos vão caber no teu aqua.

 

Viva,

 

Já me apercebi disso. Este aqua era da minha tia, ela não os quiz e eu fiquei com ele. Aproveitei porque sempre quiz ter um aqua grande. Mas agora tenho pena de me desfazer dos peixes porque alem de serem bonitinhos os meus primos vem ca frequentemente para os verem lol. Mas obrigado pea ajuda. Vou tentar arranjar alguma coisa barata que me fassa com que a agua me dure mais tempo. Por acaso ninguem conhece nada de bom e não muito caro que me fassa isso????

 

Penso que a nivel de filtragem da agua não é. Ainda não comprei os testes para fazer à agua não sei se isso também conta muito no meu caso???

Se alguem souber de alguma coisa por favor que me diga.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Já me apercebi disso. Este aqua era da minha tia, ela não os quiz e eu fiquei com ele. Aproveitei porque sempre quiz ter um aqua grande. Mas agora tenho pena de me desfazer dos peixes porque alem de serem bonitinhos os meus primos vem ca frequentemente para os verem lol. Mas obrigado pea ajuda. Vou tentar arranjar alguma coisa barata que me fassa com que a agua me dure mais tempo. Por acaso ninguem conhece nada de bom e não muito caro que me fassa isso????

 

Penso que a nivel de filtragem da agua não é. Ainda não comprei os testes para fazer à agua não sei se isso também conta muito no meu caso???

Se alguem souber de alguma coisa por favor que me diga.

 

Obrigado

Existem vários produtos, mas não deves tentar manter a água mas sim fazer trocas regulares, uma a duas vezes por semana, aconselho-te vivamente Sera Toxivec. E não te esqueças de manter o filtro in400 a borbulhar, que esse filtro é muito bom e limpa-te a água toda, a única desvantagem é a limpeza, por isso é que para o meu aquário novo aqui em casa já cá está um filtro externo, esse in400 vai ser reformado, LOL.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem vários produtos, mas não deves tentar manter a água mas sim fazer trocas regulares, uma a duas vezes por semana, aconselho-te vivamente Sera Toxivec. E não te esqueças de manter o filtro in400 a borbulhar, que esse filtro é muito bom e limpa-te a água toda, a única desvantagem é a limpeza, por isso é que para o meu aquário novo aqui em casa já cá está um filtro externo, esse in400 vai ser reformado, LOL.

 

Lol. Para mim não dá para meter um filtro externo senão vou ter de cortar a tampa do aqua. Vou ver se compro esse produto. Já consegui aguentar a água deste aqua durante quase 3 semanas mas desta vez não obtive tão bom resultado. Desta vez ao fim de 1 semana tive de limpar os dois filtros. Penso que como está agora me vai durar mais uma semanita. Se for assim para mim até é melhor mudo a água de 15 em 15 dias e limpo os filtros de 8 em 8 dias.

 

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hola Rik@ardu,

 

eu logo imaginava que seriam kinguios, pela decriçao de tanta sujidade na agua so eles tem essa assinatura.

 

bem e' assim o aquario e' muito pequeno para os 5 e vendo as fotinhos, vc tem um red cap tambem chamado de oranda capucinho vermelho o preto parece um telescopio o da ultima foto um cometa e os duas brancas e vermelhas quasi seguro que sao carpas

 

carpas, esta sim crescem muito, mas muito mesmo , claro que se o meio que vc oferece um meio pequeno elas nao se desenvolveram tanto, mas aconselho a mudança, ofereça elas pelo menos, a alguem que tenha um lago seria o mais racional a fazer.

 

o cometa se for de fato um ele vai atormentar o oranda e o telescopio, vai beliscar a cauda destes peixes, e isso seria uma judiaçao pois eles tem uma cauda muito fina e delicada eu diria uma preciosidade e vc nao quer seus peixinhos de cauda picada, quer?

 

sera uma decisao muito importante que vc tera que tomar, pois nas condiçoes que estao logo nao viverao muito por mais tpas que vc faça, pois o nitrato ai sera insuportavel a parte de nitritos e amoniafazendo com que eles fiquem sucetivel a doenças como ictio e outras.

 

so pra constar o oranda e o telescopio ate que ficariam por mais um tempo razoavel em segurança no aquario que vc tem com a filtragem que vc oferece e com uma implementaçao de 1 ou 2 tps semanais isso nao da pra abrir mao no caso destes peixes isso falo por experiencia propria com um aqua de 120 lts filtro externo sem tampa iluminaçao nao muito forte e enfim todo cuidado tenho ate filhotes.

 

qto aos seus primos eles vao continuar a te visistar, conte a eles a realidade e lhes explique a relaçao de espaço dos animais e logo eles compreenderam

 

boa sorte

 

saudaçoes

tina pinto

Editado por tina pinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Obrigado pelas dicas tenho de ver o que fou fazer. Quanto a uns peixes comerem a cauda aos outros, não digo que não possa acontecer mas penso que aqui nunca aconteceu. Estes peixes foram comprados todos juntos e estão habituados a estar juntos desde pequeninos.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.