Ajuda no fertilizante


D.mestre

Recommended Posts

Boas pessoal, iniciei-me neste mundo há relativamente pouco tempo, e estou a plantar o meu aquário, que possui uma iluminação algo fraca, apenas tem uma lâmpada com 18 watts.

Tenho informado-me sobre as plantas mais fáceis de manter e já plantei algumas, tenho neste momento anúbias nana, feto de java e valisnérias, mas ainda vou colocar elódeas, cabombas e uma cryptocoryne becketti. As plantas que estão plantadas têm vindo a desenvolver ao seu ritmo, mas noto que de todas elas as valisnérias são as que estão mais fracas, apresentando estas uma coloração acastanhada e aspecto fraco.

Sendo assím decidi que iria fazer uma fertilização líquida ao aquário para as plantas desenvolverem mais saudáveis, por isso pesso que me indiquem um fertilizante adequado a estas plantas e que me indiquem a periodicidade que devo fertilizar.

Não usei qualquer tipo de substrato fértil na montagem do aqua.

A fauna existente neste momento no meu aquário é 4 corydoras panda e 3 guppies, mas vou colocar platis, neons e espadas,(espero que esta informação seja útil).

Espero a vossa ajuda...

cumps

Editado por D.mestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, iniciei-me neste mundo há relativamente pouco tempo, e estou a plantar o meu aquário, que possui uma iluminação algo fraca, apenas tem uma lâmpada com 18 watts.

Tenho informado-me sobre as plantas mais fáceis de manter e já plantei algumas, tenho neste momento anúbias nana, feto de java e valisnérias, mas ainda vou colocar elódeas, cabombas e uma cryptocoryne becketti. As plantas que estão plantadas têm vindo a desenvolver ao seu ritmo, mas noto que de todas elas as valisnérias são as que estão mais fracas, apresentando estas uma coloração acastanhada e aspecto fraco.

Sendo assím decidi que iria fazer uma fertilização líquida ao aquário para as plantas desenvolverem mais saudáveis, por isso pesso que me indiquem um fertilizante adequado a estas plantas e que me indiquem a periodicidade que devo fertilizar.

Não usei qualquer tipo de substrato fértil na montagem do aqua.

A fauna existente neste momento no meu aquário é 4 corydoras panda e 3 guppies, mas vou colocar platis, neons e espadas,(espero que esta informação seja útil).

Espero a vossa ajuda...

cumps

 

Antes de mais, para que te possam ajudam, podias colocar o setup do aqua.

Sem substrato fértil vais ter alguma dificuldade, julgo eu...e pelo que dizes ter no aqua (fauna e flora), não deve ser um aqua muito pequeno...o que me leva a pensar que o problema das valisnérias poderá estar na iluminação, principalmente...

 

Percebo pouquíssimo do assunto.

Aguarda a opinião dos experts que visitam o fórum.

 

Um abraço,

Ricardo

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Setup aqua:

aquário aquatlantis aquadream 80 (80x30x45cm) capacidade de 90 litros;

Filtro (Biológico BIOBOX);

Sistema de iluminação incorporado na galeria com Reflectores 1x 18W t8),

Termoestato 100 W.

 

Na iluminação penso que nao esteja o problema, tenho um amigo com um aquário todo ele igual ao meu e também tem valisnérias, e as dele estão bem verdinhas.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse há pouco...penso que seja melhor esperar pela opinião dos mestres que andam aí pelo fórum.

 

Ainda assim, 18W para 90L é pouqíssimo...a meu ver...

Para todos os efeitos estás apenas com 0,2W/L...quando o aconselhado, mesmo com plantas que se dão com menos iluminação, é de 0,5W/L...

Parece-me que não perdias nada em aumentar a iluminação...o triplo do que tens ficava bem melhor.

 

Cumprimentos,

Ricardo

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah isto tem andado tremido de finanças, primeiro quero terminar de plantar e povoar o aqua depois sim vou pensar numa calha ou até num aqua novo, depende da disposição da minha mae.

As anúbias têm crescido imenso, têm bastantes folhas novas e hoje reparei que as valisnérias também têm imensas folhas novas e reparei que as folhas mais acastanhadas são as "maes" das folhas que estão a nascer.

Será esse o motivo da sua coloração?

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ajuda sff.

cumps

Na minha humilde opinião dos peixes que tens e que queres introduzir eu tirava da lista os neons e os espadas, ai metia sim, platys, duas femeas para começar depois mais tarde introduzia um macho e já agora que tal um ou dois ottocinclus aka limpa vidros ou uma ou duas ampulárias para completar a equipa de limpeza? Com as corydoras? Tens é de vez em quando dar algo para os ottocinclus caso optes por eles, tipo uma rodela de batata num espeto a noite e de manhã tiras, bem lavadinha antes. Quanto a fertilizante eu uso Plantamin, é bem comum e arranja-se em qualquer hipermercado com secção de animais decente, é para ser usado uma vez por mês apenas e uma pequena quantidade, algumas gotitas chega. Quanto a luz se a questão é económica escolhe um sitio para o aquário que não receba luz directa do sol mas que tenha iluminação natural com fartura género de num sitio com janelas grandes e regulas as janelas consoante a incidencia da luz do dia para não bater de chapa no aquário e estás na boa, nada melhor que luz natural penso eu de que. Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Desde já quero salientar que antes de colocares plantas no aqua tens de fazer uma pesquisa das suas necessidades, como por exemplo http://www.tropica.com/plants/plant-list-a-z.aspx, ou na secção das plantas aqui no forum.

 

É natural que as anubias tenham folhagem nova com essa iluminação, pois elas não querem muita luz, mas o melhor mesmo é pesquisares e encontrares um equilibrio no teu aqua. E normalmente, as plantas quando recentemente plantadas tendem a perder a folhagem mais velha para dedicarem todas as energias e nutrientes a novas folhagens e a nova adaptação. Quanto a fertilização, as plantas agradecem! Creio que existe melhores fertilizantes que esse que te é sugerido, mas é claro que o melhor fica um pouco mais caro ( mas mais barato, pois a qualidade é superior, resultados melhores! ) dou-te como exemplo SEACHEM FLOURISH. Muito bom, e tão concentrado que 5ml tratam 250ltr agua. Mas tens város. Felizmente este mercado tem bastantes ofertas. Só tens de pesquisar, ter tempo e paciência.

Força aí.

2v81ojd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Desde já quero salientar que antes de colocares plantas no aqua tens de fazer uma pesquisa das suas necessidades, como por exemplo http://www.tropica.com/plants/plant-list-a-z.aspx, ou na secção das plantas aqui no forum.

 

É natural que as anubias tenham folhagem nova com essa iluminação, pois elas não querem muita luz, mas o melhor mesmo é pesquisares e encontrares um equilibrio no teu aqua. E normalmente, as plantas quando recentemente plantadas tendem a perder a folhagem mais velha para dedicarem todas as energias e nutrientes a novas folhagens e a nova adaptação. Quanto a fertilização, as plantas agradecem! Creio que existe melhores fertilizantes que esse que te é sugerido, mas é claro que o melhor fica um pouco mais caro ( mas mais barato, pois a qualidade é superior, resultados melhores! ) dou-te como exemplo SEACHEM FLOURISH. Muito bom, e tão concentrado que 5ml tratam 250ltr agua. Mas tens város. Felizmente este mercado tem bastantes ofertas. Só tens de pesquisar, ter tempo e paciência.

Força aí.

 

Ja pesquisei sobre as plantas, só tenho colocado plantas de fácil manutenção, só queria um fertilizante para dar mais uma "força" nas plantas.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.