Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas, vou reabitar um aqua de 54L q cá tinha meio abandonado e tenciono q a fauna seja sul americana (uns caracideos, uns ottos e talvez uns ramirezi). Como tal preciso de água ácida (pH entre 6 e 6,5) e mole.

Os parâmetros da água de minha casa, q uso para fazer as tpa's são: pH=7,5, kH=3 dkH e gH=6 dgH. Os parâmetros da água do meu aqua são os mesmos, exepto o gH, q é = 9.

Como explicar este aumento sendo q no meu aqua tenho apenas areia de silica, akadama, substrato fertil, troncos, plantas e xisto??

Com estes valores de pH e gH estou mal para a fauna q quero, então resolvi usar CO2 caseiro, e passados 2 dias os valores eram os seguintes: pH=7,0, kH=4 dkH e gH=9 dgH. O ph desceu, mas ainda n se encontra onde quero, o kH subio 1 grau e o gH mantem-se inesplicavelmente (para mim) alto. Daqui a uns dias o ph deverá descer mais, ou já não se deverá alterar? Se aplicar turfa no filtro consigo que o ph e o gH descem ainda mais, certo?

O problema será aquando das tpa's, já q vou estar a usar água com parâmetros diferentes do q quero. Então lembrei-me de usar água engarrafada do Dia, há sempre cá em casa, q têm os seguintes valores: pH=5,0, kH=1 dkH e gH=1 dgH. Os valores também n são os pretendidos, estes são demasiado baixos, e lembrei-me então de misturar as 2 águas, 50/50, dando-me os seguintes parâmetros: pH=6,0, kH=2 dkH e gH=3 dgH.

Estes valores já estão bem mais próximos daquilo q preciso, posso ainda jogar um pouco com as proporções de modo a conseguir subir 1 ou 2 graus o kH e o gH. E agora o q eu quero com isto tudo é q me digam o q acham q vale mais a pena, usar turfa e CO2 ou misturar as 2 águas? ( se me conseguirem responder ao porquê do gH estar mais alto no meu aqua do q na agua da torneira tb agradecia :discuss_gathering: )

Obrigado

Cumps

Editado por JaimeSousa
Publicado:

Bem, vamos por partes:

O Gh da agua da tua rede, é alto, devido a metais pesados e minerais inseridos para tornar a agua potável...

Estás-te a preocupar demais com os valores certos...

é preferível um ph um pouco errado que variaçoes de valores no mesmo...

Ora se é para colocares ottos e ramirezis e assim, nao ligues ao GH ....no valor propriamente dito, liga ao ph, 7, é perfeitamente aceitável, porque os peixes que encontramos hoje nas lojas estao desde que nasceram em agua desses tipos...

para os selvagens é que é preciso um cuidado maior, mas neste caso 7 está optimo acredita ;)

Nao te preocupes com os valores que a agua da tua torneira trás, porque se for um aquario com o ciclo feito em condiçoes e bem maturado, a agua que entra rapidamente fica com os valores que queres :P

mas sim podes fazer isso do 50/50, parece-me bem...

qualquer coisa ...ask :discuss_gathering:

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Publicado:

Obrigado pela resposta Bruno. Então talvez adicione turfa ao filtro e me fique por aqui antes de adicionar a fauna. Vou ainda experimentar 1/3 água Dia 2/3 água da torneira e medir os parâmetros. Continuo sem perceber o pq de ter um gH no aqua mais elevado que o da torneira :music_singguitar:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!