Iniciar em agua salgada


oscarino

Recommended Posts

Gostava de entrar neste mundo dos salgados.

Por enquanto não estou para gastar dinheiro em equipamentos como escumadores e reactores de calcio entre outros...

Será que conseguia manter um aquario de 1metro de agua salgada apenas com filtro, aquecimento, bombas de fluxo?

Queria ter alguns peixes e alguns corais mas nada de muito exigente.

 

Obrigado a todos

Ganha 10€ em créditos no maior site de compras comunitárias: Fazer registo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de entrar neste mundo dos salgados.

Por enquanto não estou para gastar dinheiro em equipamentos como escumadores e reactores de calcio entre outros...

Será que conseguia manter um aquario de 1metro de agua salgada apenas com filtro, aquecimento, bombas de fluxo?

Queria ter alguns peixes e alguns corais mas nada de muito exigente.

 

Obrigado a todos

 

aqui

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef
(clica nos links para ver) Sobre mim
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kernel já li isso, mas não tirei a duvida que tenho ou pelo menos não encontrei.

 

Estás a ler na diagonal.

 

FILTRAÇÃO

 

- filtros externos

Não se usam em aquários de recife a não ser para uma filtração química com carvão e esponjas de fosfatos

- filtração mecânica

Geralmente não se usa esponjas nem lã de vidro . Podem ser usadas mas devem ser limpas ou substituídas pelo menos uma vez por semana para não reter a matéria orgânica ,impedindo-a de ir para o escumador.

- filtração química

Usam-se frequentemente carvão activado e produtos anti-fosfatos

- filtração biológica

É assegurada pela rocha viva e areia do substrato. Não são necessárias bio-bolas e cerâmicas adicionais em aquários de recife. Em aquários apenas de peixes com pouca rocha viva podem e devem ser utilizadas. Não nos podemos esquecer que o escumador é uma peça fundamental num aquário de recife. Retira a matéria orgânica, antes mesmo de ela se transformar em amónia o que reduz a necessidade de confiar apenas numa filtração biológica.

- escumador

Equipamento que mistura a água e o ar a grande velocidade produzindo microbolhas que adsorvem a matéria orgânica , fazendo subir a espuma carregada de lama numa coluna de água dentro câmara do escumador para um copo que se vaza regularmente. A água salgada devido á sua tensão superficial permite esta formação de espuma. Isto é um efeiro semelhante que observamos quando o mar está agitado e se forma aquela espuma acastanhada e gordurosa que se deposita na praia.

O escumador é também um dos mais potentes oxigenadores da água.

Editado por kernel

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef
(clica nos links para ver) Sobre mim
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

è tudo uma questão de compromisso...

 

Podes ter um aquário marinho a funcionar só com rocha viva, circulação, aquecimento e iluminação.

 

mas não podes por mais que 2 ou 3 peixinhos pequenos.

 

eu já tive um nano nessas condições durante bastante tempo (o 1º aquário da minha assinatura, em rodapé)

tinha só corais moles, caulerpa (macro alga), um casal de palhaços e uma donzela

 

O escumador dá-te mais margem de manobra, pois consegue tirar a porcaria da água antes dela se transformar em amónia.

Editado por kernel

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef
(clica nos links para ver) Sobre mim
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Impossível, amigo!

 

O escumador tem um papel muito importante num aquário, tal como a rocha viva.

 

Ambos fazem as filtragens (mecânica e biológica) de um aquário.

 

Podes compensar pequenos défices de uma com a outra, mas só em casos raros é que podes substituir uma pela a outra.

 

Se não queres comprar um escumador terás que apostar em rocha viva, ou seja, deve-se ter um mínimo de 15% com um bom escumador, sem escumador devesse ter pelo menos 30% do volume do aquário. Sendo o teu de 1 metro, isso dá muita rocha... e boas TPAs e muito regulares...

 

Att.

Editado por pedrolena
Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kernel já li isso, mas não tirei a duvida que tenho ou pelo menos não encontrei.

 

 

Olá oscarino

 

Do que vou falar,não è muito aceite pela comunidade (...),acontece que na minha òptica,mais vale começar ao pè cochinho (os deficientes,também são gente),do que não ser dado o pontapé de saída.

Assim,quando comecei nos salgados (ao tempo dos dinosáurios),tinha fish only...seja...esqueletos de coral,como lay-out,dois filtros externos e 4 powerheads para a ciculação (...) e tudo funcionou muito bem durante alguns anos,até ao upgrad de hoge...mas para tal tive de ter o cuidado de não estravasar na população a aplicar.Se juntares a isto os corais (só moles),para arranque...até que o bichinho te pegue...e se tiveres consciência das limitações...è possível o que pretendes.

Um abraço

 

Cjorgene

Editado por cjorgene
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todas as opiniões.

Eu escolhi um metro porque estou farto de ver por aqui que quanto maior na agua salgada melhor.

 

Fazer um sump não está fora de questão se recomendarem não há problema e se for a ver até fica mais barato que um filtro externo.

Quanto ao escumador não iria comprar para já mas mais para a frente sim.

Ganha 10€ em créditos no maior site de compras comunitárias: Fazer registo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Oscarino.

 

A sump não serve de filtragem. O que lá introduzires (rocha viva, escumador, etc...) é que fará isso.

 

Quanto maior for o aquário melhor, desde que tenha boa filtração e depois TPAs para manutenção. O problema é que sem escumador as TPAs já não serão de manutenção mas sim de limpeza de água.

 

Se tiveres um nano e se precisares de mudar metade da água é diferente de um sistema maior. Qual as medidas do teu aquário?

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num nano teria mais sucesso?

Eu actualmente não tenho nenhum aquario para agua salgada, se sempre avançar irei comprar.

Tenho apenas vários de agua doce

Editado por oscarino

Ganha 10€ em créditos no maior site de compras comunitárias: Fazer registo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas,

 

quanto maior o aquario melhor pq dá-nos uma maior monobra de erro em relaçao aos iniciantess e fica mais bonito de ver :)...MAS...sai mto mais caro do que um nano...iluminaçao, escumador,etc... .

eu estou como tu (a iniciar nos salgados)e optei por fazer um nano de 80x40x40 pq nao é pequeno nem é grandes xD

comprei material em 2ªmao e ate agora ainda n saiu mto caro...

bo sorte com o teu aquario :)

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E nada melhor que voltar a ajudar o pessoal (quem me conhecer percebe).

 

Quanto maior o aquário mais fácil é de o estabilizar. Pensem assim, se um peixe morrer num nano provocará uma súbida de nitratos e fosfatos, mas se acontecer num aqua maior, a poluição dispersará por mais litros de água e possivelmente nem fará subir nada.

 

Em relação à não utilização de escumador, é possível, mas as TPAs têm de ser mais frequentes que o normal. Normalmente será de 10% por semana, e passará para 2 ou 3 vezes por semana de 10% cada.

 

A sump é uma mais valia, aumenta a litragem do aquário e podes colocar a maior parte do equipamento lá dentro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais