Lago mudança da água e limpeza - Duvidas


Recommended Posts

Boas pessoal, queria umas dicas sobre a limpeza do meu lago exterior onde contem Karpas Kois e peixes designados de "água fria". O lago foi construído por mim e pelo meu padrinho que também é fanático por peixes e tem um lago também...Ajudou-me imenso. Fizemos o lago. Mas como o mesmo não tem uma nascente de água, a água que lá está começa a ficar esverdeada. A minha já tem cerca de um ano, onde já fiz a mudança parcial de água mas na realidade ficou tudo na mesma...suja...Queria saber se poderia retirar os peixes para uns recipientes com aquela água, e retirar a água toda e fazer uma limpeza ao lago, pois a água está mesmo suja...

 

O único problema é que tenho medo de estragar o meio ambiente dos peixes e eles virem a morrer...Tenho karpas kois enormes e não só e não queria nada que me morressem, mas também penso que a água assim não lhes dê muita saude para além de ficar um pouco feio...

 

Algumas dicas para esta limpeza que é mesmo necessária?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive no quintal do meu pai há cerca de 15/20 anos um lago com cerca de 3 metros por 2 e 70 de profundidade, cerca de 4000 litros e tive lá carpas que duraram anos e anos.

 

Lembro-me que no verão era reposta a água que evaporava, era feita uma limpeza geral de fundo, com os peixes colocados numa bacia. A água era retirada por um buraco que havia no fundo o que facilitava imenso as trocas de água.

 

O verdete era raspado e todo o “tanque” era lavado. Tínhamos um poço, onde era retirada a água.

 

A água como é lógico ficava verde, para além disso tínhamos uma ginjeira que fazia sombra sobre o lago, sujando sempre o lago com a queda das folhas, exigindo sempre um cuidado adicional na sua manutenção.

 

De resto deixávamos sempre aquele “ecossistema” evoluir sem muita intervenção. Se bem que era giro ver os peixes com água limpa…

 

No inverno nada era feito apenas a alimentação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive no quintal do meu pai há cerca de 15/20 anos um lago com cerca de 3 metros por 2 e 70 de profundidade, cerca de 4000 litros e tive lá carpas que duraram anos e anos.

 

Lembro-me que no verão era reposta a água que evaporava, era feita uma limpeza geral de fundo, com os peixes colocados numa bacia. A água era retirada por um buraco que havia no fundo o que facilitava imenso as trocas de água.

 

O verdete era raspado e todo o “tanque” era lavado. Tínhamos um poço, onde era retirada a água.

 

A água como é lógico ficava verde, para além disso tínhamos uma ginjeira que fazia sombra sobre o lago, sujando sempre o lago com a queda das folhas, exigindo sempre um cuidado adicional na sua manutenção.

 

De resto deixávamos sempre aquele “ecossistema” evoluir sem muita intervenção. Se bem que era giro ver os peixes com água limpa…

 

No inverno nada era feito apenas a alimentação.

 

Desde já obrigado pela resposta...

 

De Inverno nunca fazemos nada também só alimentamos os peixes e eles coitados devem estar lá com frio...Mas é a lei da vida nós também passamos frio :medieval_mace:

 

O meu lago fica debaixo de uma escada é bastante grande não faço ideia de quantos litros leva mas que é grande é.Tem cerca de 1,5m de largura e prai 6m de comprimento...Foi feito com aquele plástico/tela por baixo que é proprio para lagos...E de lado tem pedras próprias para enfeitar...tem plantas para lagos e tem nenufares que é muito fixe no enfeite.Tem ainda um cantaro a deitar água e uma bomba de água a lançar água para o ar com efeito chafariz...Falta apenas coloca uma luz para acender de noite para ficar mais bonito. Felizmente não leva com lixo de nada em cima o que ajuda bastante, mas já com bastante tempo que não é limpo a fundo (um ano) é normal acumular lixo...vamos um dia destes retirar a água com ajuda de uma mangueira com uma rede e quando retirar a maioria da água, iremos apanhar os peixes (e algumas rãs que temos lá - é engraçado ouvi-las a cantar e vê-las ao sol, e não fogem pq foram apanhadas ainda girinos e vingaram e então estão lá como se tivessem nascido lá). Depois um motor para retirar o lixo e água mais depressa e limpar muito bem limpo aquilo...colocar a água, deixar a mesma aquecer um pouco ao sol, pois a água vem de um furo e consequentemente vem fria (10graus) e quando estiver melhor colocar os peixes com a normal adaptação dos peixes à temperatura da água, e ambientarem-se á nova água...

 

Só uma pergunta...A época de procriação dos peixes é de que altura a que altura? é que um senhor de um horto disse-me que era na Primavera mas não tenho a certeza.É que se for agora não convinha mexer no lago pois poderá ter peixes pequenos e consequentemente morrerem na troca de água e não serem vistos...Sei que eles procriam pois já nasceram peixes naquele lago pois tenho mais peixes lá dos que os que comprei :eusathink:

 

cumps

Editado por stlkr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
A tua bomba nao faz limpeza de agua???

Gostava de saber que bombas e que existem para poder passar a agua do lago por um filtro...

O meu padrinho tem uma a fazer a filtragem de água para limpeza, tem plantas que ajudam a "prender" o lixo e a limpar a água, mas isso nunca muda nada...a água sendo sempre a mesma, acaba por ficar verde e depois o sol prejudica imenso nesse aspecto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.