Calha iluminação


Recommended Posts

Para um aqua de 100x30x40cm sem grandes plantações, e com tampas de vidro, posso comprar uma daquelas calhas que se compra no aki de colocar nos tectos, ou tem que ser mesmo uma especifica para aquarios?

De referir que as poucas plantas que tem, são plantas de baixa manutenção e que as lâmpadas seria mais para iluminar os peixes propriamente ditos :surrender:

 

Vi umas assim para o quadradas (que podia tapar as laterais para "obrigar" a luz a ir só para o aqua), e que dava para pousar em cima do aquario...

 

É de referir que o preço é bastante mais acessivel que uma calha para aquario.

 

E eventualmente, poderia depois era substituir só as lampadas, por umas já especificas para aquas, penso que trocando as lâmpadas e o arrancador, a calha deve fazer o mesmo efeito...

 

Alguém me sabe ajudar??

 

Obrigado,

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aqua de 100x30x40cm sem grandes plantações, e com tampas de vidro, posso comprar uma daquelas calhas que se compra no aki de colocar nos tectos, ou tem que ser mesmo uma especifica para aquarios?

De referir que as poucas plantas que tem, são plantas de baixa manutenção e que as lâmpadas seria mais para iluminar os peixes propriamente ditos :surrender:

 

Vi umas assim para o quadradas (que podia tapar as laterais para "obrigar" a luz a ir só para o aqua), e que dava para pousar em cima do aquario...

 

É de referir que o preço é bastante mais acessivel que uma calha para aquario.

 

E eventualmente, poderia depois era substituir só as lampadas, por umas já especificas para aquas, penso que trocando as lâmpadas e o arrancador, a calha deve fazer o mesmo efeito...

 

Alguém me sabe ajudar??

 

Obrigado,

 

Ricardo

 

 

Epah ao ler este topico parecia que tinha sido eu a escreve-lo, lol até temos o mesmo nome...

 

Não vim dar-te uma resposta ao teu tópico mas vou segui-lo atentamente, estou exactamente na mesma situação! literalmente, com um aqua tb de 100x30x40cm com tampas em vidro e tal...

 

Embora eu queira mesmo ter um plantado (mas a baixo custo...) :blush:

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

as calhas proprias para os aquarios são melhores porque:

 

- têem casquilhos estanques

 

o que interesa é a altura da coluna de agua x lampadas. Para ver os peixes, qualquer luz serve, até digo mais...há peixes que só os vais ver com as luzes todos apagadas, porque não gostam de luz.

 

para plantados pouco exigentes 100x30x40 aconselho o uso de 2 lampadas (T8 ou T5), uma de 6500k e outra de 4200k (não é preciso lampadas GT de Corrida)

 

para plantados exigentes (consultar os nosso patrocinadores) porque depende do tipo de exigencia das plantas. Há plantas que não basta lampadas, é preciso Co2.

 

boa aquariofilia

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas nuno

 

nao sei se reparas-t o aquario dele tem tampas e a calha é pra colocar por cima das tampas por iss estanques ou nao iss é pouco significante.

ate ele dizer q tipo de calha é q é nao se pode dizer mt coisa.

 

 

 

cum ps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas nuno

 

nao sei se reparas-t o aquario dele tem tampas e a calha é pra colocar por cima das tampas por iss estanques ou nao iss é pouco significante.

ate ele dizer q tipo de calha é q é nao se pode dizer mt coisa.

 

 

 

cum ps joni

 

 

Boas,

 

É assim, vou ver se passo ainda hoje no AKI, mas não sei porquê penso que a calha tinha 2 lâmpadas T5 ou T8 (ou algo começado num T) :P

Reparei foi que as lâmpadas tinham penso que cada uma 28w, e como costumam aconselhar pelo menos 1w por litro, penso que será insuficiente...

Como no caso, não será para grandes plantas, e mais para iluminar o aqua à noite, penso que deverá servir numa primeira fase...

E sim, o meu aquario tem tampas de vidro, por isso não seria necessário uma estanque, mas mesmo assim, e para quem precisar, no AKI tem algumas calhas que são estanques (próprias para exteriores)...

Assim que tenha mais novidades, posto aqui...

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu estou com o mesmo problema: áqua com 129x55x60 com tampo de vidro

As calhas para aquários são caríssimas e não é má ideia pensar utilizar essas calhas do AKI por ex e, porque não, alterar os casquilhos para estanque e T5 e até mesmo acrescentar ventoinhas tipo ATI, aquelas dos computadores!

 

temos que fazer contas e ver se o projecto é viável!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.