Discução de Projecto


Recommended Posts

oi o que por aqui vai:P

 

bem entao é filtro de peneira que isto se chama. lol já constava do meu caderno de DIY :) ja tina visto semelhantes e achei uma boa ideia por limpa-se com a própria corrente, indo os detritos para a parte da frente da corrente.

 

Não vendem só a grelha de rede? certamente que vendem. quanto ao sistema de fechar/abre a comporta a medida que a agua serve para equilibrar o fluxo sem inundar o compartimento da peneira certo? deve ser um sistema de boias talves..

 

aquele separador que faz a agua acertar em niveis diferentes da grelha ,se for colocado um mecanismo com temporizador que o faça automaticamente também se limpa sosinho:)

 

Ja pensaram em construir em fibra de vidro?mais barato que o inox acho eu.

 

um compartimento de peneira DEPOIS dos vortexs parece-me optimo. pois os detritos maiores ja ficaram para traz e so os "miudos" ficam na grelha de peneira

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas a grelha? por 200,00 € será que justifica depois gastar mais em construir uma estrutura que funcione?

 

Fibra de vidro? Eu não sei usar com exactidão suficiente de forma que a comporta funcione, eu jé vi o mesmo equipamento feito em madeira e o construtor teve inumeros problemas em convencer a porta a mexer quando devia.

 

Investiga melhor sobre este filtro e depois diz se queres realmente perder tempo com o vortex.

O vortex é um complemento depois e nunca antes porque se aparecerem folhas estas acabam por seguir porque a velocidade de rotação é baixa.

O vortex nunca vai retirar lixo de 300 micron.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem eu com 200€ compro a tela de aço micropurosa as chapas de inox e pago uma cerveja aqui ao vizinho para a soldar!

 

 

Mas, aquilo e so uma peneira! depois da peneira que tipo de filtragem biologica puseste?

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

existem os vortex quetem materia filtrante no centro. tal vcomo tenhoplaneadopara o 3º que leva gravilha norecipinte central e assim filtra o que subrar. .

a ideia dor vortex para min (que nunca os usei) é tirar particulas ate chegar a parte da filtragem mecanica que leve esponjas e assim. porque? porque as esponjas tao constantemente a ficarem entupidas e saturadas da lixaria que la chega.

 

se se tiver 2 vortex ligados, um entra por cima e sai mais baixo e outro entra por baixo e sai por cima.., as coisas que flutuam ficam num e as pesadas noutro..certo?

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

eu axo que a força centrifuga do vortex empurra as particulas para baixo nao sei se a agua a entrar por cima teria o mesmo efeito

 

mas mesmo com vortex, ter uma pre filtragem e muito importante a ideia da peneira e muito boa , e pode ser conjugada com o vortex

 

Existe malha daquela no mercado entre 5 e 70 dolars o metro quadrado

 

200€ que roubo!!!!! ve aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho de ver bem isso do funcionamento do vortex porque ja vi na internete todo o tipo , com entrada/saida deswcendente, ao mesmo nivel e ascendente. nao sei agora qual a melhor.

 

o problema do filtro de peneira é que a parte da peneira NAO pode estar submersa. e num, filtro por gravidade torna-se complicado. tendo de ter uma bomba a tirar agua a medida que entra com o mesmo fluxo de entrada e saída. dai talvez terem aquela comporta movel que certamente com um sistema de boias se imita bem... tenho de puxar pelas ideias lol

 

 

alguem sabe onde arranjar aquele tipo tapete azul filtrante que eles chamam Japanese matting?

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A rede micro perfurada não é viavel porque é apenas uma unica placa de rede que acaba por ficar entupida rapidamente. Eu já usei rede de 100 micron e ainda menos e não resultou.

A peneira deste filtro funciona como o radiador de um carro.

 

SE acham que uma peneira é cara então o que dizer de uma placa de filtro matala custar +- 50.00€ ?

 

Se queremos um bom sistema de filtragem ou gastamos algum ou então usamos sacas de batata vazias e cacos de tijolo.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Ainda bem que eu nao tenho esse tipo de problema

 

quando precisar de mais agua limpa so tenho que abrir a torneira!

 

Gardenkoi

tu usas esse filtro? a minha pergunta era: depois desta pre filtragem que sistema tens?

 

 

"Se queremos um bom sistema de filtragem ou gastamos algum ou então usamos sacas de batata vazias e cacos de tijolo"

 

 

claro que sim ! o problema da maior parte do pexoal e €€€€ , se houvesse guita com fartura, nao faltam soluçoes para ter bons sistemas de filtragem

 

mas e possivel construir um bom sistema de filtragem gastando menos de metade do que pedem algumas marcas!

ABRAÇO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EXistem duas soluções. Num caso a água será mais tarde (faltou€€€) bombeada para um filtro de gravidade a ser implementado.

No outro está ligado a um presurizado que tem dentro bio peças.

 

Eu estou dos dois lados, tenho filtros feitos em casa que foram economicos e são efecientes e tenho outros que depois de feitos só deram problemas e despesa, e fica mais barato comprar feito.

Esse é o caso do filtro de peneira que não resultou e desisti e é o caso dos grande filtros biologicos em que é melhor e mais economico fazer em casa.

Mas os pequenos bio filtros já não são rentaveis.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Axo que quem tem serca de 500€ para filtragens a melhor oferta que existe no mercado e mesmo este filtro

 

koi12000profillu3.jpg

este combina a peneira o UV e o filtro biologico (manta de matala e os tubos de ciporax)

 

sendo a limpeza feita com um simples abrir da torneira ao lado da peneira

 

os 500€ sao para lagos ate 12 000 litros, tambem ha modelo para lagos maiores

 

ABRAÇO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queremos um bom sistema de filtragem ou gastamos algum ou então usamos sacas de batata vazias e cacos de tijolo.

 

 

nada de falar mal dos cacos de tijolo nem das sacas lol

em relação os cacos de tijolo ,tenho num lago de 500 litros e basta meio dia para ter agua limpinha :)

 

O filtro de peneira parece bom para que o pode comprar..contudo haverá alternativas mais em conta,mas nunca se sabe.

 

eu não percebo muito bem esses filtros como o que o kohako apresentou. quer diser qual é a capacidade daqueles recipiente biologico? será que debaixo de meia dúzia de pedras dentro do lago não ha a carga bacteriologica que é suportada naquele pequeno espaço? e depois vendem aquilo como filtro mecanico e biologico e supostamente nao tem de se preocupar mais com o filtro biologico..

 

ou bem é carne ou bem peixe..

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

claro que sim!

 

toda a boa filtragem começa dentro do lago! antes de pensar em filtros ha que pensar em ter equilibrio biologico dentro do lago

no meu entender o filtro deve ser apenas o complemento! e ai pronto quanto mais agua tiver o lago melhor!

 

 

Mas o pexoal quer e duas duzias de kois num lago de 5 000l assim e impossivel equilibrio

 

abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tive a pesquisar as grelhas dos filtros das peneiras e naoé mesmo rede. é tipo umas barras triangulares ,com a parte chata para sima e na horizontal,perpendicular á agua,deve ser por isso que naoentope tao rapido.

 

ver site aqui

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

sim pelo vi aquilo e malha eletrosoldada

tambem ja li num forum ingles que da mais trabalho de manutençao que o vortex

vou procurar e ja ponho aqui o link

 

tmaster

aquele material filtrante da sera: o siporax a marca diz que 30 litros de siporax tem 8 000 m2 de area para as bacterias nitrificadoras dizem que e o media filtrante com mais area para as bacterias , mas tem um problema depois de saturado tem que ser substituido e e bem caro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais