Fundo para aquário


Recommended Posts

Boa Tarde,

 

Venho solicitar ajuda aos entendidos e apreciadores de peixes de água fria.

Estou a pensar comprar um aquário de 240 litros na próxima semana e claro está já ando a pensar na montagem do mesmo...

Que tipo de fundo me aconselham?

Akadama será bom? Areia silica branca?

Dêem me a vossa justiça...

Já agora agradeço mais sugestões em relação à decoração do aquário... Plantas? Troncos e afins...

 

Obrigado!

 

Cumprimentos,

 

Diogo Rodrigues

Editado por Diogo Rodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

ja analisas-te os parametros da agua que vais utilizar no aquario?

 

que peixes vais la por?

 

A montagem de um aquario deve ser pensada do fim para o principio! Os peixes e a ultima coisa que poes la dentro, mas deve ser a primeira coisa que defines para depois poderes recriar o habitat deles!

 

1º defines que peixes queres!

 

2º vais estudar o ambiente natural dos peixes que queres e as suas exigencias biologicas! ( se o tamanho do teu aquario nao servir voltas ao ponto 1)

 

3º analizas a tua agua e ves que parametros tem que ser corregidos ou entao passas ao ponto 1 e escolhes peixes compativeis com a tua agua!

 

 

4º vais recriar no aquario o ambiente natural do peixe

 

5º quando estiver tudo montado e cheio de agua e hora de ciclar o aquario! ( poes o filtro a trabalhar e deixas que a natureza se encarrege de maturar a agua e o filtro do aquario) podes comprar produtos proprios que diminuem o tempo de ciclagem

 

6º daqui a um mes e depois de analisares outra vez todos os parametros da agua podes ir comprar os peixes ( nao coloques todos de uma vez)

 

 

"As primeiras semanas de um aquário novo são fundamentais para o sucesso dele. Antes de pensarmos em adquirir peixes para colocarmos em nossos aquários, devemos primeiramente preparar a "casa" para eles. Um aquário é um pequeno mundo vivo em miniatura, e preparar a casa significa estabelecer neste mundinho toda a biologia necessária, que possibilitará vida saudável em um ambiente fechado e pequeno. As fezes, a alimentação não consumida, os dejetos dos peixes e qualquer outra matéria orgânica que se acumula não desaparecem do aquário por efeito de magia. Eles são decompostos por microorganismos, muitas vezes resultando em substâncias tóxicas. Mas como a natureza é sábia existem seres que nada mais querem do que transformar essa matéria decomposta em outros compostos que possam ser novamente aproveitados por outros seres. Uma das mais importantes classes de compostos que resultam da decomposição são os nitrogenados, e o processo pelo qual eles são gradativamente transformados é chamado de Ciclo do Nitrogênio.

 

Como e quem faz essas transformações? São seres microscópios chamados bactérias nitrificantes, cuja função na natureza são de decompositores dos compostos nitrogenados. Ao montarmos um aquário novo, essas bactérias só existem em quantidades muito pequenas (aquelas poucas que por acaso vieram junto com a água, com o cascalho, etc.). Portanto é fundamental, nas primeiras semanas, fazer com que esta colônia de bactérias se multiplique até atingir uma quantidade que seja capaz de processar os dejetos dos peixes que virão a seguir. Assim, dependemos da formação de uma boa colônia de bactérias nitrificantes para que possa haver vida saudável em nossos aquários. Na linguagem do aquarismo, esse período inicial de formação da colônia costuma ser chamado de ciclagem do aquário. Um aquário só estará pronto para receber a população principal de peixes quando ele estiver devidamente ciclado. Este processo normalmente leva entre 2 e 6 semanas para se completar." in artigo de aquarismo na era dos aquarios

 

 

 

O empregado da loja onde fores comprar se tiver consciencia e formaçao vai explicar-te isso!

 

 

Diz la que peixes gostavas que o pexoal vai dando dicas

 

 

 

ABRAÇO

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Kohako,

 

Obrigado por todas as dicas... :animal_fish:

Nesse aquário vou pôr os peixes que tenho actualmente (já os tenho a mais de 1 ano), pois cresceram imenso e estão num aquário muito pequeno (50x30x30) que na altura comprei pensando ser o suficiente, por essa razão compro um novo aquário com maior capacidade para dar uma melhor qualidade de vida aos meus «meninos» pois, entretanto fui estudando a matéria e vendo os erros que cometi...

Os peixes que lá vou pôr são:

 

- 2 Orandas

- 1 Ranchu

- 1 Ryukin

- 1 Olhos de bolha

 

Agora aguardo sugestões biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

Editado por Diogo Rodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E ainda vão crescer mais.

Usa areia ou areão de rio, eles adoram revirar o fundo a procura de comida.

Pois, precisamente por isso é que comprei um aquario maior...penso que assim estaram em melhores condições...

E, quanto as plantas? O areão serve? Que espécies usar?

 

Abraço :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

Aquela ladainha toda, foi porque pensei que fosses um novato !

Se nao matas-te os bixinhos durante um ano e porque ja deves saber um pouco

E para alertar pois infelizmente a maioria dos donos das lojas so sepreocupam ate tu passares pela caixa e deixares la os teus euros!

ja vi e venderem um aquario com um saco de cheio peixes de oferta! enfim.........

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

Aquela ladainha toda, foi porque pensei que fosses um novato !

Se nao matas-te os bixinhos durante um ano e porque ja deves saber um pouco

E para alertar pois infelizmente a maioria dos donos das lojas so sepreocupam ate tu passares pela caixa e deixares la os teus euros!

ja vi e venderem um aquario com um saco de cheio peixes de oferta! enfim.........

Abraço

 

Boas!

 

Eu percebi isso, mas nunca é demais aprender mais umas coisinhas...lololol! Por acaso não tive óbitos eu trato-os bem! Lololol :animal_fish:

Só tenho pouco espaço mas isso vai ser resolvido (ainda esta semana tenho o aquário, depois e esperar o ciclo e já tão em melhores condições).

Eu já vi venderem Kinguios em aquários de meio litro, os lojistas cada vez tão piores só vêem €€€€ à frente e os peixes que se lixem...

 

Abraço biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hola diogo,

 

plantas e esses peixes nao combinam, a nao ser que vc faça como eu que insisto em comprar umas e outras e ponho por insistencia, pois eles comem todas e ainda assim vejo graça, alem de prover umas vitaminas adicionais e reserva vegetal.

ai tem umas fotinhos nada extraordinario, mas tiveram ate cria, haaaaaaaaaaaaa. ah qto a filtrgem nisso vc tambem pode caprichar pois os peixinhos ai sao lindos mas sao uns porquinhos e vc sabe. em aqua maior tpa de 2 a 3 por semana conforme a filtraçao.veja aqui

 

saudaçoes

tina pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hola diogo,

 

plantas e esses peixes nao combinam, a nao ser que vc faça como eu que insisto em comprar umas e outras e ponho por insistencia, pois eles comem todas e ainda assim vejo graça, alem de prover umas vitaminas adicionais e reserva vegetal.

ai tem umas fotinhos nada extraordinario, mas tiveram ate cria, haaaaaaaaaaaaa. ah qto a filtrgem nisso vc tambem pode caprichar pois os peixinhos ai sao lindos mas sao uns porquinhos e vc sabe. em aqua maior tpa de 2 a 3 por semana conforme a filtraçao.veja aqui

 

saudaçoes

tina pinto

 

Hola,

 

A primeira foto é areia branca?

Obrigado pelas dicas;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hola diogo

 

isso é aragonita, o ph da minha agua nao sobe e adiciomei uma parte e vou por mais pra estabilizar o ph

 

é bonita né, mais é muitissssssssssimo branca, e me da impressao de que irrita os peixes por ser tao clara, e por isso coloquei em um canto do aquario e como tenho muitas pedrinhas ela afunda pois eles vivem revirando a aragonita.

 

ja vi um aquario inteiro com areia de piscina e anubia que eles nao atacan pois tem a folhinha dura e eu tenho e nao atacam mesmo.

Editado por tina pinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais