Recommended Posts

Publicado

boas noites,

Tenho um aqua, montado á pelo menos um ano, o problema é que á uns 2 meses pra cá, tive um ataque de algas que ainda não consegui resolver, apesar das várias técnicas já utilizadas, o que me levou a pensar mudar os peixes para outro aqua e fazer uma limpeza a fundo no aqua.

Pelo que li por aqui, o aconselhável é essa limpeza ser apenas feita com água e sal, a minha dúvida é a seguinte, é possivel limpar com água e cloro? sabendo que para se fazer TPA com água da torneira (com cloro) se deve deixar a água numa vazilha para o cloro evaporar, ora sendo assim, após a limpeza e esperando algum tempo o cloro tb evaporará, não fazendo mal aos peixinhos, estarei correcto?

Publicado:

Olá e bem vindo.

Vamos ver se percebi:

Limpar o aqua que estará vazio com água e cloro?

Pessoalmente lavava com água quente para desagarrar alguma coisa, utilizando talvez uma lâmina para tirar o alguêdo mais teimoso (cuidado para não riscar o vidro do aqua).

Para desinfectar? Poria talvez um pouco de alcool e deixava secar.

Enchia o aqua, punha-o a ciclar e passava os peixes para lá.

Acho que o cloro, apesar de estar presente na água de consumo humano e que utilizamos nas TPA's servirá para eliminar as bactérias nocivas na água mas não para lavar aquas...espera por mais opiniões.

Publicado: (editado)

Bem lá vai mais uma opinião de quem pouco sabe, mas que gosta de ajudar :)

Também podes limpar com vinagre e um cartão daqueles tipo multibanco ou dos hipermercados, aquilo é um espectáculo ;) e melhor, não risca.. Eu fiz isso a um meu, meti um pano bem encharcado dentro do aquário, porque já o tinha desmontado á uns dias e estava completamente seco, e fui passando para molhar o vidro e depois passava o tal cartão, depois como achei que me estava ainda assim a dar luta agarrei na garrafa do vinagre e voilá saiu tudo na maior,fui esguichando o vinagre lá para dentro, tinha bué verdete nos cantos. Não é da minha cabeça, foi aqui no fórum a pesquisar que descobri isso, mas depois claro lavei muito bem lavado e está como novo :)

Editado por Tânia Filipa
Publicado:
Bem lá vai mais uma opinião de quem pouco sabe, mas que gosta de ajudar :naughty:

Também podes limpar com vinagre e um cartão daqueles tipo multibanco ou dos hipermercados, aquilo é um espectáculo ;) e melhor, não risca.. Eu fiz isso a um meu, meti um pano bem encharcado dentro do aquário, porque já o tinha desmontado á uns dias e estava completamente seco, e fui passando para molhar o vidro e depois passava o tal cartão, depois como achei que me estava ainda assim a dar luta agarrei na garrafa do vinagre e voilá saiu tudo na maior,fui esguichando o vinagre lá para dentro, tinha bué verdete nos cantos. Não é da minha cabeça, foi aqui no fórum a pesquisar que descobri isso, mas depois claro lavei muito bem lavado e está como novo :drool3:

boa dica Tânia,

essa do vinagre na sabia!

bgd

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!