Montagem de Novo Aquario


Cilno

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Estou a ponderar iniciar me nessa vertente do Aquariofilia, mas precisava da vossa ajuda SFF. Queria iniciar com algo pequeno para não investir muito de inicio, por não saber ao certo se vou gostar ou não. Poderiam me ajudar? Que tipo de Aquário vocês me aconselhariam? Minha irmã por acaso tem 1 de 40cm e estou a pensar em ficar com ele. Mas não sei se faço a escolha certa. Já li que o mínimo aconselhado era 60cm mas como estou no meu inicio não me queria aventurar num assim tão grande. E já agora nem sei o que escolher agua Doce ou Salgada. Em grosso sou mesmo Newbie. Ajudem me PF.

 

Desde já agradeço vossa ajuda,

 

Obrigado.

 

(ok pessoal obrigado por me ajudar, eu afinal sempre vou arranjar um de 60 ou maior tudo vai depender de uma cunhada de um amigo meu que me vai arranjar um. Quando tiver eu posto aqui algumas fotos dele e depois vão ter de me ajudar no resto filtro etc....mas deixem me te lo que depois a gente fala. Muito obrigado a todos. A cada dia que passa estou a ter mais vontade de possuir um aquário.)

Editado por Cilno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sê bem vindo ao fórum, como sabes pesquisar e ler MUITO é meio caminho andado para ter um aquário bem sucedido...

 

A diferença entre 40 cme 60 cm não é muita por isso mais valia o de 60 cm...Vê aqui nos classificados do fórum porque encontras sempre algo...

 

Um conselho: não entres já na agua salgada...é preciso o triplo do conhecimento e t€€€mpo...aventura-te com um aquário de 60 cm (para começar) e depois uns meses passados, já te vem á cabeça um maior...

 

Cumprimentos aqui do amigo das ilhas,

 

Diogo Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Estou a ponderar iniciar me nessa vertente do Aquariofilia, mas precisava da vossa ajuda SFF. Queria iniciar com algo pequeno para não investir muito de inicio, por não saber ao certo se vou gostar ou não. Poderiam me ajudar? Que tipo de Aquário vocês me aconselhariam? Minha irmã por acaso tem 1 de 40cm e estou a pensar em ficar com ele. Mas não sei se faço a escolha certa. Já li que o mínimo aconselhado era 60cm mas como estou no meu inicio não me queria aventurar num assim tão grande. E já agora nem sei o que escolher agua Doce ou Salgada. Em grosso sou mesmo Newbie. Ajudem me PF.

 

Desde já agradeço vossa ajuda,

 

Obrigado.

 

 

Ninguem me pode ajudar então??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sê bem vindo ao fórum, como sabes pesquisar e ler MUITO é meio caminho andado para ter um aquário bem sucedido...

 

A diferença entre 40 cme 60 cm não é muita por isso mais valia o de 60 cm...Vê aqui nos classificados do fórum porque encontras sempre algo...

 

Um conselho: não entres já na agua salgada...é preciso o triplo do conhecimento e t€€€mpo...aventura-te com um aquário de 60 cm (para começar) e depois uns meses passados, já te vem á cabeça um maior...

 

Cumprimentos aqui do amigo das ilhas,

 

Diogo Amaral

 

ok obrigado pela a ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antecipei-me e...

 

Bem vindo a este novo hobby.

 

Relativamente a preços...Prepara-te para gastares uns bons trocos. Não te assustes, o investimento neste hobby é só o inicial, depois passa lol.

 

Vamos por partes. O que é preciso:

 

Aquário (duh lol): quanto maior, melhor. Sai mais caro, mas por incrível que pareça é mais fácil de manter do que aquários pequenos. Não caias na tentação "vou começar por pequeno e depois parto para um grande". Tens muitos desgostos e gastas muito mais dinheiro. O mínimo recomendável, é um aquário de 60 cm. Mas se puderes partir com um de 80 cm, tanto melhor. Podes comprar um kit, dos que vem com tudo (não aconselhável, porque por vezes os materiais não são usados e nem sempre sai mais barato do que montar peça a peça) ou então podes comprar só os vidros ou então podes até mandar tu próprio fazer o aquário.

 

Filtro: Deves ter em atenção duas coisas: o volume de caudal e as matérias filtrantes. Quanto ao volume, o filtro deve bombear entre 3 a 5 vezes o aquário por hora (ex: aquário de 100 litros deve ter uma bomba com um caudal entre os 300 e os 500 litros por hora). Quanto às matérias filtrantes, o filtro deve ter uma grande capacidade para receber matérias filtrantes. Deve ter uma filtração mecânica, química e biológica.

 

Termostato: Deve ter 1 watt para cada litro (ex: aquário 100 litros -> termostato 100 watts).

 

Termómetro: para medir a temperatura (os de mercúrio são melhores que os de fita)

 

Calha: se quiseres ter um aquário plantado (e é recomendável, quer para ficar com um ar mais bonito e natural, quer por ajudar na química da água), deverás ter entre 0,5 e 1 watt por cada litro, consoante a exigência das plantas que meteres.

 

Substrato: para o caso de meteres plantas, deves meter um substrato fértil, que servirá para ajudar as plantas a ficarem grandes e bonitas.

 

Areão: para cobrir o substrato fértil. É ao gosto do freguês. Mas não escolhas areão colorido. Recomendo um preto, dá um efeito muito louco e dá um contraste muito bonito aos peixes e plantas.

 

Testes: Há 3 testes essenciais para um aquário: NO3 (nitratos), NO2 (nitritos) e pH. Preferencialmente os de gotas, apesar de mais caros, são mais precisos. Estes testes servirão para medires os parâmetros essenciais da água.

 

Depois de montares o aquário, terás que ter atenção ao ciclo de azoto. Ele servirá para o filtro ganhar bactérias que transformem a poluição da água em água saudável para os peixes. Assim sendo, com o aquário já todo operacional, deverás colocar um pouco de comida todos os dias, durante 3/4 semanas. Para saberes quando ciclo acabou e puderes começar a colocar os primeiros peixes, vais ter um pico de amónia (uma semana), seguido de um pico de nitritos(uma semana) e depois um aumento de nitratos(uma semana). Quando os nitratos baixarem para níveis inferiores a 50, poderás começar por introduzir o primeiro peixe (resistente) e depois ires pondo poucos de cada vez (2 ou 3 por semana). Este mês do ciclo pode parecer secante, mas é essencial para o sucesso do aquário. Se não o cumprires, nunca terás equilíbrio no aquário e vais ter muitas mortes. Aproveita este tempo para fazer experiências e ires aprendendo mais coisas sobre este assunto.

 

Depois há alguns cuidados que deverás ter em conta: de tempos em tempos (a distância será determinada pelo aumento dos nitratos para níveis perigosos) deverás fazer uma Troca Parcial de Água (TPA), que consiste em tirares uma parte da água do aquário e substituíla por uma nova. Esta água que entrará no aquário, deverá estar em repouso num recipiente aberto pelo menos 24 horas, de forma a evaporar o cloro. A água que retiras do aquário, deverás aproveitar para limpar as matérias filtrantes do filtro. Nunca limpar as matérias em água da torneira, de forma a não perderes as bactérias lá alojadas.

 

Quanto aos preços, aquilo que realmente te interessava, recomendo-te uma coisa: muuuuuita pesquisa. Verás que há preços para todos os bolsos nas várias lojas. Se puderes, dá uma vista em sites tais como a pet4you e a wate-r-evolution que têm preços bastante mais acessíveis que as lojas. Os preços vão variar consoante o tamanho do aquário (quanto maior, mais caro, obviamente), mas para teres uma noção, montei um aquário de 100 litros que ficou por 220 euros (peixes e plantas não incluídas), como poderás ver na minha assinatura). Mas é só para ter uma ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Amigo CILNO se não sabes se gostas,acho que devias primeiro

ler muito sobre aquáriofilia,antes de investires no aquário,porque

ter um aquário,ó se gosta,e se ama,ou então não val a pena ter

só por ter,ou porque e moda,tens que tr lembrar que ter peixes

e como ter outro animal coalquer e temos que lhe dár as melhores condições,

começar com salgados,nem pences nisso,eu já ando nisto de aquários

desde os anos 80 e não me sinto em condições ter um aquário ref,até

porque o t€mpo € muito pouco,perc€b€s, espero ter ajudado.

Cump: A.S :idea:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu sei Álvaro, se eu me iniciar nisso de aquários não é por moda mas por gosto tenho um amigo meu que me meteu o bicho na cabeça e pronto só penso nisso agora, se fosse um de ia por moda ja nem fazia tantas perguntas e comprava qualquer coisa que servia por algum tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Diz concretamente o que queres para podermos ir por partes...

 

 

é assim concretamente não sei bem o que escolher nem o como faze-lo. Eu acho que vou me iniciar por um de 40cm por ser mais pequeno e por não ter de gastar muito de inicio. Se mais tarde gostar mesmo esse aquário fica para as crias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concretamente preciso de ajuda com tudo é como sou mesmo novo nesse assunto.

 

 

entao olha

podes comprar 1 areao para colocar no aquario

1 tronco pequeno se quiseres

arranjas umas pedras no monte

e tentas decorar como quiseres

 

em termos de plantas as mais faceis de manter sao feto de java, musgo de java, anubias, e clarodophora

 

peixes podes comprar neons, corydoras, camaroes, guppys... (os peixes que mencionei sao bastante resistentes!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é assim concretamente não sei bem o que escolher nem o como faze-lo. Eu acho que vou me iniciar por um de 40cm por ser mais pequeno e por não ter de gastar muito de inicio. Se mais tarde gostar mesmo esse aquário fica para as crias.

 

Boas

Para iniciar na minha opinião devias começar com um aquário

de 60 cm,até porque e mais facil um maior,do que um pequno

os quários pequenos são deficies em todos os aspectos e tens

que fazer muitos mais TPA,s com muita frequencia, senão está

sempre destablizado,e peixes a morrem com muita frequencia,

agora tu e que sabes como deves fazer,e o t€mpo que tens,

esta e a minha opinião,espero ter ajudado.

Cump: A.S :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas,

Se dizes ter o bichinho e tal podes entao apostar num aquario de 60cm, ja é um investimento e espero que esse bichinho nao seja só um G.A.S pelo que ves dos outros aquarios.

Portanto necessitas dum aquario né verdade, vê na zona dos classificados aqui do forum, depois arranja um areão, filtro, termostato e luz que deve ser na medida de 1wtt por Lt de agua se nao estou em erro (claro que nao é obrigatorio isto) as plantas ja te foram aconselhadas várias assim como peixes.

Nao compres peixes so' porque gostas, lê muito sobre a compatibilidade entre eles.

E quando tiveres o aquario e o restante material nao te esqueças do CICLO DO AZOTO... Se nao souberes o que é, epá pesquisa, nada melhor do que uma boa pesquisa.

 

Acho que tens ai muito resumidamente o essencial (acho que nao me esqueci de nada) pra ja nao vale apena falar em TPA's.

Aqui já te foi dada muita informação portanto

 

Boa aquariofilia.

 

PS:. G.A.S = Gear Aquired Syndrome

ichthus.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas,

Se dizes ter o bichinho e tal podes entao apostar num aquario de 60cm, ja é um investimento e espero que esse bichinho nao seja só um G.A.S pelo que ves dos outros aquarios.

Portanto necessitas dum aquario né verdade, vê na zona dos classificados aqui do forum, depois arranja um areão, filtro, termostato e luz que deve ser na medida de 1wtt por Lt de agua se nao estou em erro (claro que nao é obrigatorio isto) as plantas ja te foram aconselhadas várias assim como peixes.

Nao compres peixes so' porque gostas, lê muito sobre a compatibilidade entre eles.

E quando tiveres o aquario e o restante material nao te esqueças do CICLO DO AZOTO... Se nao souberes o que é, epá pesquisa, nada melhor do que uma boa pesquisa.

 

Acho que tens ai muito resumidamente o essencial (acho que nao me esqueci de nada) pra ja nao vale apena falar em TPA's.

Aqui já te foi dada muita informação portanto

 

Boa aquariofilia.

 

PS:. G.A.S = Gear Aquired Syndrome

 

pois mas mesmo assim vou insistir num de 40 tenho um por 20euros por isso ao meu ver é de aproveitar se vir mesmo que isso não é um G.A.S, ai sim invisto num de 60 ou mais, e esse de 40 fica para maternidade de fizer criação =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Para iniciar na minha opinião devias começar com um aquário

de 60 cm,até porque e mais facil um maior,do que um pequno

os quários pequenos são deficies em todos os aspectos e tens

que fazer muitos mais TPA,s com muita frequencia, senão está

sempre destablizado,e peixes a morrem com muita frequencia,

agora tu e que sabes como deves fazer,e o t€mpo que tens,

esta e a minha opinião,espero ter ajudado.

Cump: A.S :whocares:

 

 

TPA?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tpas sao trocas parciais de agua

bem para começar se so pode ser um de 40 que seja pelo menos e um começo

agora se vais adequirir material para ele tipo termoestato, filtro. compra ja a pensar num mair que esse digo por experiencia propria que comecei com um de 60 e ja vou num de 350ltr de agua

quanto a peixes e plantas começa com pouco e com mt resistencia

tipo anubias, fetos de java ou coisas do genero quento a peixes nao te eludas mt porque quanto mais bonitos mais caros e dissabores iras apanhar ao inicio por isso umas cory´s\uns guppies\neons\nariz de bebado por ai nao sera mt mau

outra coisa n ponhas mt vai com calma pouco de cada vez ate teres noçao do que fazer e teres um aqua maior

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, sou novo aqui no fórum e regressei ao hobby faz alguns meses, sempre tive aquários pequenos de pouco mais de 20 litros e apenas digo isto em relação aos pequenos:

 

Muita paciência.

Peixes de agua fria não são mais resistentes que peixes de agua quente.

Aquários pequenos precisam de plantas obrigatoriamente! Por menos uma ou duas, aconselho Anubias Nana.

Vão ter algumas baixas? Vão.

1 mês até estar tudo ok no aquário.

Barbos são muito giros mas em pequenos aquários é melhor tê-los só a eles, são muito brincalhões, especialmente com Coridoras e Gupys.

Gupys não são tão resistentes como se publicita, Gupys "rijos" são os que nascem no seu aquário e mesmo assim...

Platys só não aguentam muito bem Íctio LOL.

Não habituem Cometas a ração viva senão não vão ter outro peixe de agua fria num aquário senão eles :P.

Lento com rápido simplesmente não dá.

Tpa uma vez por semana, 5 litros chega.

Produtos: Aquasafe para todas as tpa´s, Plantamin por menos uma vez por mês numa tpa, Sera toxivec (esta última de duas em duas semanas numa tpa)...

Comida: floquinhos em agua fria com alimentador automático regulado para o mínimo.

Floquinhos, pastilhas para peixes de fundo em água quente, uma porção mínima dos flocos por dia e uma pastilha dia ou noite, mesmo que não tenham peixes de fundo os outros adoram ir lá beliscar também e dá-lhes distração :D.

Algas? Ampulária! Ter só em atenção a espécie que se vai adquirir.

Aqui faço tpa de 15 em 15 dias no aquário de agua quente, e de mês a mês no de água fria.

Já mencionei a importância dos Platys? Vejam esse peixito antes de qualquer outro :D.

Em agua fria, vista de olhos nas Medakas, ou rice fish, ou Neon de agua fria, giro piqueno, pacifico e ideal para pequenos de agua fria.

Outra coisa, filtros? O excesso não prejudica, a maioria podem ser regulados para menos se for preciso, :P.

Não é preciso sorte num aqua piqueno mas sim dedicação e só isso, ao fim de um tempo está mais que controlado.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, sou novo aqui no fórum e regressei ao hobby faz alguns meses, sempre tive aquários pequenos de pouco mais de 20 litros e apenas digo isto em relação aos pequenos:

 

Muita paciência.

Peixes de agua fria não são mais resistentes que peixes de agua quente.

Aquários pequenos precisam de plantas obrigatoriamente! Por menos uma ou duas, aconselho Anubias Nana.

Vão ter algumas baixas? Vão.

1 mês até estar tudo ok no aquário.

Barbos são muito giros mas em pequenos aquários é melhor tê-los só a eles, são muito brincalhões, especialmente com Coridoras e Gupys.

Gupys não são tão resistentes como se publicita, Gupys "rijos" são os que nascem no seu aquário e mesmo assim...

Platys só não aguentam muito bem Íctio LOL.

Não habituem Cometas a ração viva senão não vão ter outro peixe de agua fria num aquário senão eles ;).

Lento com rápido simplesmente não dá.

Tpa uma vez por semana, 5 litros chega.

Produtos: Aquasafe para todas as tpa´s, Plantamin por menos uma vez por mês numa tpa, Sera toxivec (esta última de duas em duas semanas numa tpa)...

Comida: floquinhos em agua fria com alimentador automático regulado para o mínimo.

Floquinhos, pastilhas para peixes de fundo em água quente, uma porção mínima dos flocos por dia e uma pastilha dia ou noite, mesmo que não tenham peixes de fundo os outros adoram ir lá beliscar também e dá-lhes distração ;).

Algas? Ampulária! Ter só em atenção a espécie que se vai adquirir.

Aqui faço tpa de 15 em 15 dias no aquário de agua quente, e de mês a mês no de água fria.

Já mencionei a importância dos Platys? Vejam esse peixito antes de qualquer outro :music_singguitar:.

Em agua fria, vista de olhos nas Medakas, ou rice fish, ou Neon de agua fria, giro piqueno, pacifico e ideal para pequenos de agua fria.

Outra coisa, filtros? O excesso não prejudica, a maioria podem ser regulados para menos se for preciso, ;).

Não é preciso sorte num aqua piqueno mas sim dedicação e só isso, ao fim de um tempo está mais que controlado.

 

 

ok obrigado pela a dica, mas mudança de planos sempre vou arranjar um de 60 ou mais tem um amigo que a cunhada dele trabalha numa loja de animais e vai me arranjar um a muito bom preço. quando tiver eu posto aqui algumas fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Asim e que e,foi uma boa opção um aquário maior,

muito bem, agora muita calma,lê muito,porque quanto

mais lêres mais apto ficas para não fazer burrada.

Cump: A.S :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok obrigado pela a dica, mas mudança de planos sempre vou arranjar um de 60 ou mais tem um amigo que a cunhada dele trabalha numa loja de animais e vai me arranjar um a muito bom preço. quando tiver eu posto aqui algumas fotos

 

Na boa, queria deixar um post no forum e lá deixei, à uns anos dei todos os peixes que tinha em aquas pequenos, hoje tenho dois, ganhei-lhe o vício outra vez, e não tarda vou montar um grandito também, como nunca tive grandes quero saber como é, LOL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda bem assim e bem melhor

contudo sempre com mt calma que e uma das peças mais importantes neste hobbie

sempre que precisares diz que aqui a malta ajuda

boa sorte para o teu projecto

 

 

Ok obrigado vou ter calma com isso já tive a pensar que se calhar ate só me vou dedicar as plantas de inicio para depois quando vier os peixes já ter tudo aquilo pronto

Editado por Cilno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.