Iniciante


jaferreira

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Antes de mais gostaria de me apresentar visto ser novo por estes lados. O meu nome é João sou programador informático, e tenho um grande gosto por animais. Neste momento tenho um cão (occy) e duas tartarugas ( mimi, donatelo ). Desde pequeno tive uma grande adoração por aquários, sempre achei bastante interessante todo o cuidado que tem que se ter com um aquário e toda a magia que ele envolve.

 

Quero mesmo começar neste mundo e estou a pensar investir num aquário. Contudo eu queria fazer um aquário de peixes coloridos que desse um bom ambiente a uma sala e algo relaxante onde possa perder muitas horas a aprofundar mais o conhecimento sobre peixes. Queria pedir opiniões por onde devo começar, que tipo de aquário é aconselhado para começar e os preços das várias "categorias" de investimento lolol para ter mais ou menos noção do que começar a ver

 

Se alguém poder dar um contacto de msn para ser mais facíl falar :thumbup3:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas!

Ora sejas muito bem vindo aqui ao fórum :) e desejo-te boa sorte no projecto que venhas a começar!

ORa bem vamos çla ser directos, nao sei bem que tipo de investimentos podes fazer, se optares por comprar material novo em folha, com todos os acessórios prepara-te para ficares co a carteirinha um pouco mais leve hehe, tens sempre a opçao de comprar material usado, que se estiver em bom estado é sempre a melhor opçao, poupas uns valentes trocos, dá uma vista de olhos aqui nos tópicos das vendas e ve o que te agrada.

è assim, o pessoal costuma começar normalmente com aquarios de 60cm, já dao para uma coisita bonitinha mas tornam-se um bocadinho instaveis nos parametros da água e limitados na quantidade de peixes.

Por isso o meu conselho é arranjares um com cerca de 80cm a 1m, era um começo á maneira, digo isto,m porque se começasses com um mais pequenito passados pouco tempo irias logo ambicionar uma coisa maior, por isso , mais vale começar em grande ;).

Aqui no fórum tens muito oinde pesquisar, o primeiro passo é o ciclo do azoto!!! é o teu maior trunfo para começares bem.

Depois começa por escolher que tipo de aquario/biotopo quers, podes sempre fazer um aquario de u ecossitema em espeçifico ou um comunitário.

Começa por coisas simples , e aos poucos aumentando a tua exigencia.

Quanto a preços, é muio relativo, mas para começar com um aquario de 1m por exemplo, uns 200 e poucos euritos devem chegar.

Mas isso é relativo.

Espero ter ajudado qualquer coisa é só dizer!~passa uma vista de olhos no meu, Meu Aqua

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

200€??????? para doce chega!

 

Aqui é água com Sal!!!!!!!!!!

 

Por isso pelo menos mais 50€ para o sal, eh, eh.

 

Não, aqui tens de pensar em pelo menos 500€ para o inicio, mas são sempre mais uns euritos porque um gajo nunca está contente.

Estes sistemas nunca mais acabam, existe sempre mais alguma coisa, mas dá um gozo, não existe comparação com água doce!!!!!!

Editado por jabcproenca

Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs.

Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3

Iluminação: 4x54w t5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

200€??????? para doce chega!

 

Aqui é água com Sal!!!!!!!!!!

AHAHahhaah pois tens razao, peço desculpa :)

Nao tinha reparado que era aqua salgada XD

Bem mas fica aqui uma ideia para agua doce heheh.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

200€??????? para doce chega!

 

Aqui é água com Sal!!!!!!!!!!

 

Por isso pelo menos mais 50€ para o sal, eh, eh.

 

Não, aqui tens de pensar em pelo menos 500€ para o inicio, mas são sempre mais uns euritos porque um gajo nunca está contente.

Estes sistemas nunca mais acabam, existe sempre mais alguma coisa, mas dá um gozo, não existe comparação com água doce!!!!!!

 

Boas

 

Obrigado pela resposta, mas com 500 euros já se faz uma coisa engraçada de agua salgada ?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também comecei com água doce, onde me manti durante cerca de 15 anos e decidi há coisa de 2-3 meses passar para salgados.

Posso dizer que apesar de estar muito no inicio ( ainda a ciclar ) , não há dúvida que o salgado tem um entusiasmo fora do normal, estão sempre coisas novas a acontecer, temos de andar sempre em cima dos parametros, cor com fartura em todas as espécies , a minha mulher diz que nunca me viu tão entusiasmado e cuidadoso. Eu aproveitei o aqua que tinha ( 90 cm ) , fiz um móvel DYU, tudo o resto foi novo e posso dizer que gastei cerca de 450-500€, mas já tinha o aqua. Mas como alguém disse antes, queremos sempre mais qualquer coisa. Comecei com dois palhaços , 2 chromo viridis e uma donzela azul, mas por mim, enchia já com mais , mas os €€€ são muitos em relação à água doce e nos salgados é preciso muita paciência e esperar que o ciclo fique mais avançado para não haver problemas e ainda não comecei com os corais.

Tu é que tens de medir as coisas ( principalmente os €€€ ) e depois avançar com a água doce ou salgada , porque no salgado o investimento inicial pode ser os 500€ ou mais, mas depois vem os vivos e corais e então o investimento começa a ser grande.

Qualquer que seja a tua decisão, boa sorte e o pessoal aqui do forum ajudam com os conselhos , porque a mim já me ajudaram.

Editado por rop64050
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bem vindo ao forum.

 

O €€€ depende muito do que se quer fazer, eu decidi o tamanho que queria, e queria comprar tudo de uma vez só e com o preço/qualidade e necessidade do aqua para que não tivesse a mudar de material mais tarde e a perder dinheiro.

 

Qual o tamanho que pretendes fazer?

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bem vindo ao forum.

 

O €€€ depende muito do que se quer fazer, eu decidi o tamanho que queria, e queria comprar tudo de uma vez só e com o preço/qualidade e necessidade do aqua para que não tivesse a mudar de material mais tarde e a perder dinheiro.

 

Qual o tamanho que pretendes fazer?

 

Cumps.

 

Boas ,

 

Ai está o problema ainda não sei muito bem o que quero. Ainda estou a ler sobre o assunto mas não sei por onde começar, estou um bocado perdido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ve pelo o espaço onde queres por, eu optava por 1m, 1,20, porque depois os custos também começam a aumentar conforme o tamanho...

 

Profundidade de 50/60 cm e de altura não mais que 60cm.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ve pelo o espaço onde queres por, eu optava por 1m, 1,20, porque depois os custos também começam a aumentar conforme o tamanho...

 

Profundidade de 50/60 cm e de altura não mais que 60cm.

 

Cumps.

 

Era isto que precisava de ouvir lol. Algo por onde começar :music_singguitar:, diz-me uma coisa achas que com 500/600 euros iniciais ( e sei que isto tem muitas variantes ) dava para começar com algo engraçado do género ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu sei que o pessoal pensa de maneira diferente, mas eu fiz +- contas a 2000€ e tratei de arranjar esse dinheiro e depois do aqua montando ainda precisei de mais 500€ para o que ficou em falta e agora tenho o aqua pronto, e ja vai com 6 meses e nao tenho de mexer nele, só fazer manutençao, por peixes, corais, alimentar, a parte técnica já não tenho de chatear-me.

 

Comecei a comprar as coisas em Setembro e no final de Novembro o aqua estava pronto a iniciar o ciclo.

 

Com essa quantia já podes encomendar o aqua, fazer armação, e mais umas coisas.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu pessoalmente não li nenhum livro, e li praticamente os foruns e fui falando com o pessoal, criando assim novas amizades e com isso aprendendo com as experiencias e erros do aquarifilistas mais experientes e com mais anos de reef´s.

 

De onde és, já pensaste no tamanho do aqua e sump? Coluna seca?

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu pessoalmente não li nenhum livro, e li praticamente os foruns e fui falando com o pessoal, criando assim novas amizades e com isso aprendendo com as experiencias e erros do aquarifilistas mais experientes e com mais anos de reef´s.

 

De onde és, já pensaste no tamanho do aqua e sump? Coluna seca?

 

Cumps.

 

Eu moro perto de torres vedras , mas trabalho em Lisboa no Sporting. Em relação a tamanhos ... ainda não tenho certezas visto ainda não saber muito bem o que quero lol ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já sabes onde vais por o aqua? Vê pelo sitio e disposição que vais por, o tamanho que ficaria bem.

 

Se quiseres ver o meu aqua para teres umas ideias, estás a vontade, é so combinar por PM.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas eu tambem estou agora a começar com a agua salgada , escolhi um cubo 45 x 45 , ja da para fazer uma coisa engraçada consegues por la 90 litros de agua o que dara para 4 a 5 peixes.. em equipamento e aquario ja gastei 260 euros para iniciar o ciclo ja so me falta a rocha e o sal. depois ainda tenho de comprar a luz mas para o ciclo nao faz falta...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais