Sump agua doce


Recommended Posts

Boas! Eu sou um bocado novato nesta coisa das Sumps, mas a minha duvida é: é possivel por uma bomba de circulaçao tanto no inicio da sump, para a entrada de água nesta, e outra no fim da Sump para o retorno, com caudais iguais? Nao percebo para que é preciso overflow e isso tudo, uma vez que a Sump pode funcionar como um filtro externo. Ou estou assim redondamente enganado? :D

 

Agradeço desde ja o esclarecimento.

 

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é imposível mas és capaz de ter dificuldades em regular a agua que entra com a que sai para que tenhas um fluxo constante e não haja altura em que a sump fica vazia ou fica demasiado cheia.

Outro problema é: imagina que a bomba que faz o retorno da água para o aquário avaria e a que leva a agua para a sump fica a funcionar vais ter uma inundação.

Um overflow faz com que tenhas apenas uma bomba a enviar a agua de volta para o aquário, e no caso de essa avariar chega a um ponto que a agua já não passa pelo overflow e deixa de ir para a sump porque atinge um nível abaixo do overflow.

No caso de colocares um overflow também podes ter de regular a agua que entra para a sump mas através de uma torneira que é bem mais simples do que teres que ajustar duas bombas para funcionar em simultânio.

Não tenho experiência com sump`s nem overflow`s mas pela lógica é basicamente isto.

Desculpa lá a quantidade de vezes que digo "overflow" e "sump".

 

É claro que convém que a sump tenha um volume suficiente para armazenar a agua do do nível mínimo do overflow para cima, caso contrário tens inundação na mesma.

Esta parte é capaz de estar um pouco confusa.

 

Aqui tens:

O tipo mete o dito cujo a funcionar a passado um pouco a agua para de correr porque ficou mais baixa do que o overflow e quando ele volta a inserir agua no aquário o "coiso" volta a funcionar.

Com a tua ideia para que isto acontecesse terias que fazer um sistema de bóia que desligasse a bomba no caso de a agua na sump subir demasiado(também é uma ideia mas o overflow é capaz de ficar mais barato do que duas bombas mais a engenhoca das bóias).

Agora acho que se compreende bem.

Se me estiver a falhar alguma coisa digam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Eu sou um bocado novato nesta coisa das Sumps, mas a minha duvida é: é possivel por uma bomba de circulaçao tanto no inicio da sump, para a entrada de água nesta, e outra no fim da Sump para o retorno, com caudais iguais? Nao percebo para que é preciso overflow e isso tudo, uma vez que a Sump pode funcionar como um filtro externo. Ou estou assim redondamente enganado? :)

 

Agradeço desde ja o esclarecimento.

 

:D

 

 

Desde ja agradeço as respostas filipegordo. Entao nao ha risco de a quantidade de agua que volta para o aquario ser superior à quantidade de agua que sai deste através do overflow? O overflow só irá ter um caudal ate certo ponto certo? isso terá entao de ser afinado com a bomba de circulaçao que eu arranjar pa sump nao é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde ja agradeço as respostas filipegordo. Entao nao ha risco de a quantidade de agua que volta para o aquario ser superior à quantidade de agua que sai deste através do overflow? O overflow só irá ter um caudal ate certo ponto certo? isso terá entao de ser afinado com a bomba de circulaçao que eu arranjar pa sump nao é?

 

Exacto.

Se fores à zona dos salgados ver umas fotos dos aquários vês umas colunas secas que funcionam da mesma maneira mas dentro do aquário. Têm uns pentes que deixam a agua passar se a agua atingir um ponto abaixo dos pentes para de correr e só recomeça quando a bomba repuser água no aquário.

Podes optar por fazer um overflow DIY se não quiseres gastar muito dinheiro porque baratos eles não são, pelo menos é essa a ideia que tenho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.