Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá

Recentemente tive a sorte de ver dois dos meus discus a formar casal. :)

Já fizeram uma postura,mas ao fim de dois dias,acabaram por a comer.

Não cheguei a ver o acto da mesma, mas ja deu para perceber quem é o macho e a femea.e até ver que tinha ovos fecundados .

O aqua onde estão, é um aqua comunitario.

Por isso a minha duvida inicial,é se posso dividir o aqua(as outras especies e outro discu vão sair)(medidas 120x46x50).

ficando de um lado o casal ,e depois para breve ,caso consiga vingar uma postura , poder passar para esse lado os filhotes.(será dividido com uma rede de mosquitos pra que não consigam passar a mesma)

Será que posso fazer isso?

Ou preciso mesmo arranjar um cubo de 50 para a reprodução e ter um aqua á parte para receber os pequenos?

Outra questão que tenho, é na filtração, se posso deixar os filtros externos(o tubo sugador ficaria no lado oposto do casal para evitar que os alevins fossem sugados) e que matérias filtrantes devo utilizar .

Ou só coloco filtros de esponja e depois as devidas TPA´S.. para a remoção dos detritos?

Como a reproduçao de discus nunca foi um objectivo meu,fui apanhado de supresa ,como tal tou um pouco a leste .mas gostava de tentar a mesma. Por isso toda a ajuda é bem vinda e no entanto vou ver se consigo pesquisar mais .

:flick_tongue:

abraço

Editado por paulo.c.

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Publicado:

Boas,

não é facil conseguires tirar discus num comunitário, mesmo dividindo ficavas com o problema da água, não te esqueças que valores alterados para recem nascidos costumam ser fatais, se mesmo assim os conseguires fazer agarrar aos pais, tens que ter algum tipo de passagem para a agua, certo? e eles podem passar por aí... acho que existem pessoas que os conseguiram reproduzir num comunitário, mas deve ser muito dificil.

O Principal da reprodução dos discus tem a ver com a qualidade da água, por isso se usam aquarios "despidos", se conseguires manter água estável e com os niveis ideais, podes ter sorte, mas infelizmente devo dizer-te que é muito dificil.

Por outro lado como tens a certeza que os ovos estavam fecundados? nasceram alguns?

Abraço e boa sorte.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado:

Olá

A minha intenção não é a reprodução no comunitario.nada disso.

já li quem teve exito,mas sei que não é a regra.

E claro vou tirar substracto, flora e restante fauna.

Entretanto já descobri que posso ter o aqua dividido .

e por de um lado o casal e no outro fica vago para as crias mais tarde.

Mas que numa proxima postura ,não os posso ter la derivado a qualidade da agua,TPA´s etc

Mas já arranjei um aqua para esse fim,caso queira levar avante outra postura.

Agora ainda tou com duvidas na filtração ,se acrescento uns filtros de esponja e deixo os filtros externos .

e apenas tenho cuidado para que nao sejam sugados os alevins,

tambem tenho duvidas nas matérias filtrantes que devo ter nos mesmos.

Ou se o mais aconselhavel será só colocar mesmo os filtros de esponja.

Em relação aos ovos estarem fecundados,guiei me pelo que li em pesquisas na net,

sobre a cor dos mesmos (amarelos/laranjas.)

Entretanto se estou a dizer algum disparate,corrijam me sff,pois ainda estou aprender.

fica aqui uma foto deles (é a melhor que tenho)

DSC05485.jpg

abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Publicado:

Boas,

Olha para o aqua de reprodução deves ter só um filtro de esponja(eu tenho uma bomba de ar de 200l/h), tens que ter cuidado com a qualidade da água, ou seja, aspirar todos os dias o fundo e pelo menos 2 vezes por semana enquanto os peixes não nascem depois de nascerem aconselho-te a limpar o filtro de esponja diariamente, sempre com agua retirada do aquario.

Depois deles nascerem é que surge o problema...

Dá uma vista de olhos neste tópico de outro forum, é o meu casalito ;)

http://agpa.forumeiros.com/discussoes-sobr...t1638.htm#14295

Relativamente á fecundação, eu coloco sempre duvidas, para mim só estão fecundados quando vejo um pontinho preto dentro do ovo e depois quando os vejo a nascer, mas existem varias opiniões.

Qualquer duvida, manda!

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado:

ola kcholas

Obrigado pela ajuda . :thumbup3:

assim que possa a ver se dou uma vista de olhos no teu casal.

de resto e pena que ninguem tenha dito mais nada :/

obrigado na mesma.

abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Publicado:
...

de resto e pena que ninguem tenha dito mais nada :/

...

Sabes como é isto dos discus... ninguem gosta de ensinar os detalhes da criação, por mim, é só perguntares fica á vontade, também tive ajuda no inicio de uns amigos que me deram umas dicas(Portugueses), e outros amigos estrangeiros(já lhes chamo amigos, porque de facto abriram-me o livro...). Mas é normal, alem dessas ajudas li imenso, perdi muitas horas a investigar isto, surgiram milhares de duvidas, e eles estiveram sempre lá para me ajudarem.

Agora está a dar frutos.

De todas as formas o meu objectivo não é comercial, eventualmente venderei alguns(Os que restarem), é mais experimentativo, chamem-me rato de laboratório, mas estou a tentar criar albino red melon, a partir de um albino e de uma red melon(não albino), o problema é que só daqui a um ano devo conseguir, mas está lá tudo explicado, a genética como fazer. mas nem imaginas o trabalho que dá... TPA's 60% 2X ao dia... mas há quem faça de outra maneira, eu estou assim... aos 23 dias, já tenho peixitos com 2cm.

Agora a sério se queres começar na criação e não tens experiência, passa no tópico que te disse que está o meu "step by step", com fotos e dicas importantes que tambem me ensinaram. Alem disso estão lá fotos da evolução dos pequenos, até ao dia 18, neste momento fazem hoje 23 dias e vou tentar tirar umas fotos hoje á noite para actualizar.

Duvidas podes mandar MP á vontade e falamos melhor ;)

Abraço e boa sorte com isso.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado: (editado)

ola

Realmente e pena que seja assim.

Eu entretanto ando a pesquisar,sempre vou aprendendo umas coisas,e a ver se passo por o link que me enviaste amanha.

Amigo Kcholas obrigado pela ajuda ,e pela tua disponibilidade,de certeza que se tiver alguma duvida que nao encontre nas pesquisas que te irei mandar uma MP yikes

Por enquanto ainda nao consegui tirar a fauna do aqua,e a flora.e por aquilo a jeito para ver se consigo ir adiante nesta nova experiença,mas esta semana que vem ja penso ter tudo em condiçoes.

Entretanto os gajos ja fizeram nova postura,mas tal como a primeira postura..ao fim de 2 dias ,os pais comeram a mesma :puppydogeyes:

Eu tambem não tou com intenções comerciais,mas é logico que caso tenha sorte..não vou poder ficar com todos. e tambem venderei e ofereço alguns.

Em principio so quero tirar uma postura.quero ter a experiença da reprodução desta bela bicharada #food

Mas..depois disso logo vejo ,se ganho o bichinho e continuo ou fico me por ali.isto claro consiga vingar uma postura rs.

Alem de não ter experiença na reprodução deles . penso que se pesquisar bem e tiver uma ajudinha de alguem mais experiente,se tiver reunidas as condições ,penso que consigo la chegar :D

Abraço e obrigado

Editado por paulo.c.

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg