Do comunitário aos discus


Luís Pereira

Recommended Posts

Boas

 

Tenho um aqua panorâmico de 300 litros, no qual inseri ao logo de 2 anos várias espécies de peixes: neons, guppies, escalares, cory´s, trigogasteres, etc... Resolvi à 10 meses inserir um disco no mesmo e fiquei fascinado com o mesmo. Pouco a pouco retirei quase todos os peixes do comunitário excepto os neons e as cory´s de forma a que os discos fiquem à vontade. De momento tenho um pigeon blood cruzado, 2 vermelhos turquesa, 2 azuis turqueza, todos de 11cm e 2 pigeon silver e 1 nhamunda royal com 5/6cm.

 

À dias mudei o layout do aqua. Tinha o fundo coberto de areão e cada todo coberto de fetos de java. Agora, inseri areia de silica branca e só fiquei com um terço do areão em forma de ilha. Af auna é composta por um feto de java agarrada a um tronco, duas anubias anas, uma anubia "normal" e 5 ou6 pés de valisnerias.

 

Ainda não está ao meu gosto, mas aos poucos vou mundando a disposição do aqua para aquilo que quero.

 

Espero que gostem das fotos, apesar de serem tiradas com a camara do telemóvel, por isso apresento já as minhas desculpas pela qualidade das mesmas. De qualquer forma, agradecia que comentassem, positiva ou negativamente...

 

Ia-me esquecendo: um grande abraço e um obrigado para duas das pessoas mais espectaculares deste mundo dos discus: Manuel Carvalho ( bons ares e águas nessa Zona Oeste) e Nuno Dinis ( aka Kcholas) da Quinta do Anjo, Palmela.

 

 

DSC00222.jpg

 

DSC00220.jpg

 

2 pigeon silver 5cm

DSC00218.jpg

 

2 vermelho turquesa e 1 azul turquesa 11cm

DSC00216.jpg

 

2 vermelho turquesa 11cm

DSC00215.jpg

 

1 nhamunda royal 5/6cm - a mais nova jóia da coroa

DSC00211.jpg

 

1 azul turquesa 11cm

DSC00209.jpg

 

1 pigeon blood cruzado

DSC00208.jpg

Editado por Luís Pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Luis,

 

Até me deixas envergonhado!

 

Os discus estão bem bonitos, e o layout do aqua também, nota-se que perdeste bastante tempo a magicar o novo layout!

Pessoalmente prefiro areia branca no aqua, tal como tens agora, dá mais claridade. Há quem goste de de fundos escuros, são gostos.

 

e o teu Eruption, por onde anda? que brutalidade de peixe!!! Agora já sabes, é continuares com a comidinha e aguinha que daqui a uns meses tens aí peixes a acasalar ;)

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno

 

Olha o eruption que tinha deu-lhe um amok. Deixei a tampa do aqua aberta uma vez durante a noite e quando de manhã, dei por ela, já o gajo estava no chão da sala com o pernil esticado. Custou-me porque o peixe mais lindo que tinha, mas são estas contrariedades que nos dão mais força para fazermos aquilo que gostamos.

 

O layout do aqua custou um pouco a magicar mas com a ajuda da maria ;) lá consegui. Como disse no post, ainda não está como quero mas para lá caminha.

 

É verdade aquilo que disse. Tu e o Manel são as pessoas que, de uma maneira ou outra, me têem ajudado neste hobby apaixonante que é o mundo dos discus. Quanto a casais, é um pouco mais complicado e já-te expliquei porquê... logo se vê

Espero continuar com a vossa ajuda e com de todos os membros deste fórum. Mais uma vez obrigado pela força...

 

Abraço

 

Luís Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Boas pessoal... nova actualização...5Agora é que estou tramado!!!!!!!!!!!!! :D

 

Um dos vermelho turquesa que comprei ao Manuel Carvalho pôs ovos!!! Eu próprio vi. O problema é que tive o azr de colocar a mão dentro do aquário para apanhar um bocado de planta que flutuava e o pigeon cruzado foi logo a correr comer os ovos.

Aliás, além desses ovos num tronco tive mais dois ovos noutro tronco, mas esses não vi a fêmea a por. Só sei que essa mesma vermelho turquesa afagava os ovos com a boca. Deve ter sido ela também.

 

Agora é assim, a vermelho turquesa ( digo "a" porque já tenho certeza) tenta juntar-se mais ao outro vermelho turquesa mas o pigeon cruzado aparece logo, separa-os e depois empurra a fêmea para um local que ele escolhe, que quase sempre é no tronco onde estavam os ovos...............

 

E agora o que é que eu faço?????

 

A reprodução nunca foi o meu objectivo, apenas a apreciação destes peixes era o suficiente....

:D :crazyeyes: :crazyeyes:

 

P.S.: No meio disto tudo quem sofre é o solid turquesa que é corrido à "vassourada" pelos outros três :eusathink:

Editado por Luís Pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas pessoal

 

Nova actualização. Quanto à fêmea vermelho turquesa, já é terceira vez que põe ovos, o macho pigeon passa por cima a fertilizar mas ao fim de algumas horas, os ovos tinham desparecido. Num comunitário é um pouco difícil.

 

Mudei umas coisas no layout, comprei umas valisnérias gigantaeas e comprei uns blue diamond 6cm e outro vermelho turquesa 13cm.

 

Aqui vão as fotos, agradeço comentários...

 

Vista geral de um lado

DSC00322.jpg

 

Vista geral do outro lado

DSC00323-1.jpg

 

Dois blue diamond 6cm

DSC00294.jpg

 

DSC00302.jpg

 

DSC00287-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo aquário e pelos Discus.

 

Sugestão: eu colocava tudo o que fosse pedras, troncos e flora e encostava à parede onde tens o filtro. Deixavas o maior espaço possível para os Discus nadarem.

 

Também retirava todos os outros peixes e colocava uma equipa de limpeza porreira. Umas Sterbai do Luís Dias ficavam aí a matar.

 

Quanto aos ovos... num comunitário esquece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo aquário e pelos Discus.

 

Sugestão: eu colocava tudo o que fosse pedras, troncos e flora e encostava à parede onde tens o filtro. Deixavas o maior espaço possível para os Discus nadarem.

 

Também retirava todos os outros peixes e colocava uma equipa de limpeza porreira. Umas Sterbai do Luís Dias ficavam aí a matar.

 

Quanto aos ovos... num comunitário esquece.

 

Aquele filtro só foi para auxiliar o eheim 2213 enquano não comprei o sunsun302. Agora já não o tenho.

 

Já retirei um dos troncos que estava à esquerda e coloquei-o no aqua de apistos que estou a formar. Sei que os discus precisam de aquas livres para nadar, mas também que assim ele fica um pouco vazio...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais