Escolha de peixe e aquario


Recommended Posts

Boa tarde,

Sou nova na aquariofilia e estou a precisar de ajuda..

 

Sou principiante nesta matéria, porém gostava de adquirir alguns peixes de agua doce (fria) para um aquario pequeno (60 comprimento x35 largura cm).

Como não percebo mt de peixes, queria uma espécie que se adaptasse bem com um pH com valores proximos do neutro (ou seja, que seja apenas preciso fornecer agua da torneira).

 

Sei que o aquario precisa de um filtro..

 

Poderiam dizer-me que especies de peixes se enquadram nestes parametros e que mais equipamentos precisarei para a manutenção dos mesmos?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais bem vinda, presumo, a este Fórum.

 

Uma pesquisa por aqui e de certo que encontras as respostas. Podes começar por aqui, que é a parte dedicada aos peixes de água fria.

 

Outra "coisinha" importante é o preenchimento de certos dados no teu perfil que estão em branco! Por exemplo a data de nascimento, sexo ( masculino ou feminino... ), e a tua localidade. Acredita que vai evitar muitas perguntas, desnecessárias, assim como até podes ter algum membro do Fórum que seja da tua zona, e que possa, e queira dar uma ajuda mais directa.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Sim sou recem-chegada..

Já dei uma vista de olhos superficial e li que os aquarios pequenos sao um pouco criticados ... tenho um redondo, mas depois do que li, estava a pensar em comprar um rectangular maiorzinho.

Eu quero poucos peixes (uns 2 ou 3) e quero de agua doce fria...

 

Se pudessem, poderiam dizer-me especies pouco exigentes de agua doce -fria?

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esses aquário redondos só mesmo para meter catos lá dentro! Peixes esquece...

 

Quanto "à marca" dos peixes que pretendes, é melhor veres o tamanho do aquário que podes ter e a qualidade da água da tua zona. A água da torneira raramente tem o pH neutro! Além disso tens de ponderar se queres colocar plantas ou não, e nesse caso, tens que procurar plantas que se dêem bem em água fria.

 

Por um pouco mais, falando em pilim, que é daquilo que se compram os melões, porque não enveredar por um aquário de água quente? Tens muito mais escolha de flora e fauna! Com um pequeno aquário de 50 ou 60cm e consegues ter um aquário bem equilibrado, de fácil manutenção e muito agradável à vista.

 

A manutenção de um aquário de água quente não é muito mais trabalhosa que um de água fria, mas espera por mais comentários do resto do pessoal, que talvez por ser fim de semana está com "vergonha" de escrever...

 

Explora o Fórum exaustivamente e aponta num bloco os pontos de maior interesse, vais ver que ficas com uma ideia mais concreta do que vais querer.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ajudar o que diz o David Cacete não estou a ver nenhum peixes de água fria que fique com menos de uns 30cm,assim de repente.Para já podes usar o globo para pousar o bloco de notas enquanto tiras cá umas ideias e rapidamente mudas para água quente se é mesmo algo de baixas dimensões que pretendes.Mas não desistas é da ideia de ter um aquário :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esses aquário redondos só mesmo para meter catos lá dentro! Peixes esquece...

 

Quanto "à marca" dos peixes que pretendes, é melhor veres o tamanho do aquário que podes ter e a qualidade da água da tua zona. A água da torneira raramente tem o pH neutro! Além disso tens de ponderar se queres colocar plantas ou não, e nesse caso, tens que procurar plantas que se dêem bem em água fria.

 

Por um pouco mais, falando em pilim, que é daquilo que se compram os melões, porque não enveredar por um aquário de água quente? Tens muito mais escolha de flora e fauna! Com um pequeno aquário de 50 ou 60cm e consegues ter um aquário bem equilibrado, de fácil manutenção e muito agradável à vista.

 

A manutenção de um aquário de água quente não é muito mais trabalhosa que um de água fria, mas espera por mais comentários do resto do pessoal, que talvez por ser fim de semana está com "vergonha" de escrever...

 

Explora o Fórum exaustivamente e aponta num bloco os pontos de maior interesse, vais ver que ficas com uma ideia mais concreta do que vais querer.

 

 

 

Cumps.

 

Olá de novo.

Apos varias leituras, vejo que tem razao. Rendo-me aos peixes de agua quente até pq gostei dos bettas (machos).

Num aquario de 20L posso ter quantos?

Posso ter so machos (uma vez que nao pretendo fazer criaçao e os machos sao mais atractivos?

Para alem do aquario, preciso de ter termostado, filtro, termometro e mais o que?

 

Podem adiantar-me um valor (ESTIMATIVO) de todo o equipamento, fauna e flora?

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bettas machos são realmente peixes muito bonitos. Em 20 litros de água mete um. Normalmente mais que um macho dentro de um aquário dá porrada na certa. Essa é uma das razões que lhes chamam "combatentes".

 

Pessoalmente não gosto de bettas em tão pouca litros de água. Cá por casa a Maria mantém os bettas em aquários no mínimo com 20 litros.

 

Para esse aquário de 20 litros, e se colocares iluminação decente, quase não vais precisar de termostato, já que o calor da lâmpada é quase o suficiente para aquecer um pouco a água. Filtro um pequeno de mochila é mais que suficiente para esse tipo de peixe.

 

Preços é um pouco ingrato de dizer, já que há há uma disparidade de preços para o mesmo tipo de artigo, consoante a loja ou país onde compres. Uma boa opção é procurar na secção das vendas. Por vezes aparecem lá uma coisas interessantes a bom preço.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola de novo,

 

Entao posso meter quantos bettas (1 macho e o resto femeas) num aquario de 20l? Apenas 1? entao que mais outras especies me aconselha? Guppys? quantos posso ter num aquario dessas dimensoes?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bettas machos e fêmeas devem ser mantidos separados. Apenas na altura de acasalamento se devem "misturar". Nota-se que há uma grande indecisão da tua parte, talvez por falta de uma pesquisa mais aprofundada. Sei que é mais fácil apenas perguntar, mas se pesquisares bem, vais ver que a tua dúvida já foi colocada várias vezes por outros tantos membros.

 

Não quero de modo algum dizer que não te iremos ajudar, antes pelo contrário! Mas uma pesquisa mais aprofundada e vais ver que vai dar frutos.

 

Quais as dimensões do aquário em questão?

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Como disse, sou nova nisto....Só hoje é que começei a pesquisar e mesmo assim foi pouco, admito-o.

 

Já vi que ha membros aqui com grandes aquarios, lagos,enfim... projectos interessantes! Mas o que eu quero é algo muito mais "simples" a meu ver. Não pretendo ter um "mini oceanario" em casa, mas penso que estamos a falar de animais e como tal merecem todo o meu respeito. Daí estar aqui a escrever e ter tomado a iniciativa de procurar foruns na net (encontrei este), porque quando faço algo e tomo uma decisão, gosto de o fazer como deve de ser. Não quero de forma alguma manter animais de formas menos correctas, infelizes e stressados :S

 

Eu sou nova, vivo com os meus pais e estudo na universidade..Como tal, tb nao queria dar-lhes muita despesa..

Pensei que os peixes de agua fria fossem menos dispendiosos, mas pelo que já li não é bem assim, ate pq precisam de aquarios maiores. (daí toda esta indecisão.. Eu nunca tive peixes :S.. pelo que nao sei os nomes especies sequer, e ainda tenho que pesquisar sobre os cuidados de manutençao de aquario. Ou seja, estou aqui a pedir informaçoes, mas so compro o equipamento daqui por uns meses - se realmente chegar à conclusao que tenho capacidade para o adquirir e manter.)

 

Ainda nao comprei o aquario.. mas estava a pensar num de +-20L.

 

Tb nao tenho mt espaço disponivel e apenas queria ter alguns peixinhos. Não quero fazer reprodução.

 

Obrigada,

Cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes bem em ponderar bem as coisas antes de me lançar de cabeça num projecto mal planeado, que regra geral dá sempre barraca...

 

O resto do pessoal que tem lido este tópico que se chegue à frente e diga de sua justiça. Vamos lá mostrar o Fórum que somos!

 

 

Um aparte: quando queres responder a um post imediatamente em cima, clica em t_reply.gif em vez de carregares em p_quote.gif. Assim evita-se que a resposta anterior fique repetida dentro daquela caixa mais clara. Deves ter reparado que e´isso que te acontece, mas que passado um pouco essa dita caixa desaparece. Pois, tenho estado editar as tuas respostas e a retirar essas caixas de "Quotes".

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se quizeres apenas manter um betta chegate o aquario de 20 litros tipo 30x30x30 um cubo da 27 litros ja era fixe esse tamanho encontras facilmente deve rondar uns 30 euros o aquario mais 10 um filtro eu aqui arranjo um filtro da boyo 220 litros por hora custumo usar servem mais um termostato se quizeres mas com o verao por agora nem precisas.

 

Depois uma calha fica te pelo 15 ou 20 euros

 

por isso 60 mais uns 20 euros nos acessorio substrato plantas etc fica te nuns 80 euros ja uma coisa geitosa.

 

tambem podes explorar mais tarde camaroes nesse aquario depois um aquario plantado ha muitas opçoes

 

depois se o vicio pegar vais aumentando o tamanho so aquario. Eu em 4 anos ja tou a montar um de 430litros é sempre a aumentar.

 

se quizeres poupar mais tambem podes comprar um aquario usado aqui no forum ha bons preços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usa a parte "procuro" e também a "vendas e trocas" na parte dos classificados,ai tens grandes negócios a aparecer,mais de metade do preço das lojas.Os guppies em 20L serve mas não te dou 2 meses para não saber o que fazer a tanto guppie pois criam como se não existisse amanhã.

Porque não uns camarões ?É algo barato,não é preciso tanto cuidado por parte dos teus pais e consegues algo bem bonito em 20L.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se "ainda" estás interessada num pequeno aquário de 20 litros, dá uma vista de olhos neste tópico na secção das Vendas aqui do Fórum. É uma questão de entrar em contacto com o Membro e combinarem.

 

 

Cumps

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada. Já entrei em contacto com a anunciante :wub: agora é esperar... Nao sei se ainda tem o material disponivel para venda.

 

Vou entao ter guppys.. Podem dizer-me quantos guppys devo ter num aquario com 20L de capacidade e de que sexos?

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Decididamente não queres pesquisar nada.Guppies sempre 1 macho para 3 fêmeas,porquê ?Basta uma pesquisa e tens 500 tópicos sobre isso.Em 20L ter guppies é algo complicado mas tu é que sabes.

Editado por Jorge Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.