Dará isto pano para mangas?


Recommended Posts

Olá. Estive em Gaia na semana passada e fui a várias lojas. Uma delas tinha uma senhora muito simpática que me disse o seguinte: "Tenho aquários à mais de 40 anos e tenho esta loja também aos mesmos anos." Mostrou-me um aquário e disse-me que aquele aquário estava montado desde que abriu a loja e que nunca mudou o areão. Tinha algumas plantas, mas sinceramente não me lembro quais, embora de fácil manutenção.

Depois disse-me que que só fazia tpas de três em três meses (aquário penso que de um metro ou pouco maior), que não se devia andar sempre a mudar a água e claro mudar pouca, cerca de 10%, o filtro limpa-o com um pouco da própria água mensalmente.

Aprendi aqui no fórum que devia fazer trocas parciais de água todas as semanas ou pelo menos de 15 em 15 dias :D .

Por outro lado numa revista daquelas que podemos trazer das lojas de aquariofilia, não me lembro o nome da revista, mas é de uma marca de filtros e outros apetrechos de aquário, ensina a montar aquários, os cuidados a ter com os peixes, etc. Adiante li que só devemos fazer trocas parciais uma vez por mês. Todos os dias devemos ver se os peixes estão bem e tirar folhas soltas, todas as semanas limpar os vidros, tirar folhas velhas e observar as Lâmpadas entre outas coisas e então só uma vez por mês limpar o aquário.

Bem cada um diz uma coisa... eu comecei por realmente limpar os aquários uma vez por mês, trocas de 10% a 15% mais ou menos. A verdade é que parece que os peixes gostam mais e a água continua cristalina... o que dizem?

:DVamos falar da prática e não de teorias.

Editado por Tânia Filipa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão penso que se resume a isto "cada aquário é um caso".

 

Um aquário devidamente maturado, em completa harmonia as TPA's podem e DEVEM ser esporádicas e prelongam-se no tempo.

 

Um aquário pequeno em que os parâmetros se tornam instáveis, ou um aquário com excesso de população, ou ainda um aquário com excesso de matéria orgânica como aquários de crescimento de discus, devem ter TPA's mais regulares.

 

 

A questão de se recomendar TPA's regulares é uma forma de evitar determinados erros cometidos geralmente quando nos iniciamos neste mundo aquático.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tal como o Hugo disse e muito bem, um aquário bem maturado e em perfeita harmonia, podem realmente ser feitas as TPA's mais "espaçadas", cheguei a ter um aquário nessas condições "quase perfeitas", mas era pequeno (54l), em que mesmo assim EU sentia necessidade de lhe fazer TPA's no máximo de 15 em 15 dias! Se ele aguentava mais tempo sem fazer TPA's? Aguentar, aguentava, mas não era a mesma coisa. Também tinha o lado positivo, era muito plantado, com as plantas saudaveis e estaveis com uma quantidade razoavel de peixes, nunca excedendo os limites e um filtro de 1600l/h que dava para aquários muito maiores do que aquele em que trabalhava. Mas confesso que as mudanças de água eram feitas por causa da minha consciência e não pelos parametros estarem maus ou o aquário apresentar problemas.

Eu tenho a seguinte ideologia, nós humanos também aguentavamos estar num ambiente fechado com sistemas de filtros a filtrarem-nos o ar e com sistemas quimicos (isto já sou eu a divagar) a "partir" moleculas de CO2 para as transformar novamente em O2 e viviamos nesse sistema, mas que seria diferente abrir uma janela e deixar entrar novo ar, ai isso seria!

Na prática gosto de pensar que sempre que faço TPA's, estou a abrir uma janela para deixar entrar um pouco de ar fresco na casa dos meus habitantes aquáticos!

Cumprimentos,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O principal objectivo da tpa é retirar os nitratos e fosfatos que, em excesso, podem provocar doenças e algas.

 

As plantas consomem estes nutrientes, no entanto cada aquário tem uma produção diferente destes nutrientes e ao mesmo tempo um consumo diferente devido a variedade e quantidade de plantas e condições em que estão. Por isso é que as tpas devem ser adaptadas ao necessário para manter estes nutrientes baixos. Normalmente num aqua com peixes apenas, é necessário todas as semanas fazer tpa de 25% (regra geral) para manter os nitratos e fosfatos reduzidos. Há muitos casos de aquas plantados em que torna-se mesmo necessário aditivar estes nutrientes... por isso pode-se cair na tentação de não efectuar tpas

 

Mas as tpas n são apenas para isto. Servem para tirar microsnutrientes em excesso derivados de fertilização e...deixo-vos uma questão... Não haverão outras substancias prejudiciais ao aquário, derivados da acumulação de resíduos no substrato, filtro e própria água?

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites

Eu aqui á uns bons anitos atráz,tive o meu primeiro,

era um aquário com umas medidas por conveniençia

o aquário era 76,5 c 35,5 L 65,5 A,e neste aquário eu

aprendi muito,eu só fis uns poucos TPA,s isto durante

uns bons anitos,só repunha a água que evaporava,

esse aquário já não o tenho,agora tenho um 100/30/40.

acho que sim um aquário pode viver,e bem com poucos

TPA,s,isto se tudo tiver bém,eu hoje faço TPA,s semanais,

ás vezes quinzenal, foi só uma deixa.

Cump: A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tânia

Isto é que é por os pontos nos iiiiiii :)

Gostei da tua sugestão de «vamos falar na prática e não em teorias».

Eu aprendi imenso com os livros com a pesquisa na net e com a ajuda que procurei nos fóruns, mas o que realmente me ensinou foi a prática: O facto de ter um aquário e ter que manter os peixes vivos e o ambiente estável. Porque cada vez que formulamos uma pergunta, há dezenas de respostas - verdadeiras - mas que se calhar não resolvem o nosso caso. Porque, como diz o Hugo «casa aquário é um caso». Nada mais verdadeiro do que isto.

Uma coisa é certa: tpas são uma necessidade sobretudo se estás a iniciar a actividade. As Tpas são como a pomada de santa gibóia: dão para tudo. Tens algas: Fazes uma tpa: tens amónia? fazes uma tpa; tens peixes a mais: fazes mais tpas, etc. etc.....é verdade, funciona mesmo!!!!!! E mais... é fácil, é barato.... e é como diz o pedrioo, é como deixar entrar ar fresco pela janela....´

À medida que nos tornámos mais experientes, vamos aprendendo, de forma quase intuitiva a controlar as tpas, vamos perdendo o medo, vamos reconhecendo os sinais de perigo.....vamos sendo mais racionais.

Claro que pelo meio fica a ansiedade (estarei a fazer bem?); o medo (será que os peixes vão morrer?); o desgosto (os peixes morreram mesmo....), mas depois tudo compensa: encontramos o equilíbrio, os peixes sobrevivem, nascem as primeiras crias, resitem as plantas... e prevalece o prazer de olhar o aquário....lindo, cheio de vida e de beleza.

Força aí e desejo que desfrutes muito do teu aquário. Cumprimentos. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto apredi, teoricamente, que deve-se fazer uma TPA todas as semanas ou pelo menos de 15 em 15 dias.

Mas com a prática as coisas são completamente diferentes. Tão diferentes que chegam a ser um verdadeiro caso de estudo.

Digo isto, pois conheço um aquario que não tem uma TPA a cerca de 2 anos!!! So é acresentada água.

Como isto é possivel? Não sei, também gostava de saber!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei do tópico e sobretudo da citação " cada aquário é um caso "

 

Aprendi muito com os meus erros e muito mesmo com este fórum e o pessoal dele, a todos um muito obrigado...

 

Tenho um 60x30x30 e faço manutenção de Sábado a Sábado: TPA'S de 10 litros, retiro as folhas mortas, aspiro o areão e controlo os nivéis da agua... Em breve vou montar um aquário novo com 200 litros e certamente não irei cometer erros graves como cometi com esse tais como:meter os peixes no mesmo dia do aquário montado, não lavar o areão, enfim erros de principiante...

 

Concordo plenamente com a citação que eu referi e também conheço casos que levam tpas de tempos em tempos...tenho um amigo meu, aquele sacaninha que me trouxe para esse vicio, que tem 1 escalar, 1 betta, e varios neons de qualidades diferentes (nem equipa de limpeza tem) tudo num 60x30x30 imagine-se...ele faz TPA'S quando rei faz anos lá para 10 de Setubro ou Outembro e o aquário dele funciona na boa, agua cristalina areao limpo e isso assim, mas no outro dia fui lá a casa dele e disse-lhe que era preciso "uma manutençãozinha" e lá ele fez...resultado: ele ficou a achar o aquário muito melhor e eu disse-lhe que era preciso fazer isso todas as semanas ou 15 em 15 dias...

 

Realmente há casos e casos...

 

Sei que o post é longo por isso a todos MUITO OBRIGADO os que leram até aqui :discuss_gathering:

 

Cumprimentos,

 

Diogo Amaral

Editado por D10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada palas vossa participação neste tópico :animal_fish: . Concordo contigo majo, na verdade vamos tendo uma noção do que realmente os nossos aquários e peixinhos precisam. no inicio fazia aqueles tpas doentios sempre no mesmo dia quase à mesma hora com medo que alguma coisa corresse mal. Agora com outra experiência e com vários aquários montados, apercebo-me com mais facilidade do que eles precisam. Não chamo desleixo, porque realmente é uma paixão para mim e quase que posso dizer que tenho um carinho especial por cada um deles. Os meus discus entre outros, por exemplo chegam-se ao vidro e dou-lhes "festinhas" através dos vidros e parece que percebem o carinho que lhes temos, por isso concordo em relação a termos mais experiência e agirmos de outra maneira, mas não sem responsabilidade. Aliás montei agora um novo aquário e sei que os tpas terão que ser mais amiudadas vezes do que do outro aquário mais antigo que tenho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.