Reprodução de neritinas


Quo

Recommended Posts

Sei que é muito dificil encontrar por aqui alguém que saiba a cerca do assunto. Mas tenho o aquário sempre cheio de ovos de neritinas. E fazia-me jeito ter mais neritinas.

 

tenho as seguintes espécies:

2 Neritina pulligera

2 Neritina delessertii

3 Neritina natalensis

3 Vittina turrita (Neritina semiconica)

 

Uma senhora, que tem uma duzia de aquários, diz que reproduz neritinas em água doce:

http://groups.yahoo.com/group/UniQuaria/message/93228

Re: [uniQuaria] Olive Nerite Snails

 

You can breed them in freshwater. Just add live plants, feed them and be careful of the young being pulled into the intake tube of the filter. Also fish tend to eat the babies, so be careful of keeping fish with the breeders.

Wilma

 

Scott Scheibe <dsscheibe@...> wrote:

 

I have a few Olive Nerite Snails (Neritina reclivata )

A Neritina reclivata é de água salobra.

 

tanto a N.natalensis como a V.turrita são de água doce.

 

neste site (muito bom), também dá uma luz ao fundo do tunel:

Breeding

 

Aquarists have not had much luck breeding Nerites. Many species simply do not lay eggs under aquarium conditions, and on the few occasions where it has been reported, only rarely have baby snails been produced. Nerites cannot reproduce without mating first, unlike Malayan livebearing snails.

http://www.wetwebmedia.com/FWSubWebindex/fwbrnerites.htm

 

 

fiz uma experiencia cortei uma folha com 11 ovos (só nesta folhinha... quantos contei...) e coloquei-os num aqua onde só tenho CAE, camarões e peixe-lapa (loach comedor de algas).

 

Alguém tem alguma informação extra?

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguem sabe como sao as larvas das neritinas.

 

No Aqua dos camaroes onde pus os ovos apareceu-me tipo um micro-peixe, deveria ter também ovos dos meus peixinhos...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não me parece que consigas em agua doce, mesmo em agua salgada não é fácil

 

de qualquer modo posso-te dizer que o que tu tiras-te agarrado á folha na são ovos, mas sim cápsulas com ovos la dentro(isto se foram fecundados)

 

as larvas parecem pulgas minúsculas a nadar na coluna de agua, durante a noite apontas uma lanterna que elas vão para o feixe de luz por serem fotoestáticas (atraídas pela luz)

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois... obrigado. o que nasceu é muito provavel um peixe, provavelmente arco-iris anão, que colocam ovos também colados as folhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais