iniciante neste tema..


fishpepe

Recommended Posts

boas pessoal..

 

tenho um aquario que me foi oferecido assim por brincadeira e gostaria de saber se o posso usar para por um peixe..

 

o aquário tem estas medidas, 27 x 14 x 25 cm é da aquachalet..

 

parece uma casa lool..

 

percebo mt pouco de peixes mas ate gostava de aprender um pouco mais.. e para isso preciso da vossa ajuda..

 

andei aqui a ver o forum e vi que temos de por agua no aquario e deixar umas duas semanas a agua no aquario sem peixes..

 

certo?

 

que peixe aconselham a por nestas medidas de aquario?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem-vindo a este mundo fascinante...

 

Põe o setup do teu aquário mais pormenorizado, tipo, filtro, termostato, e isso assim...

 

E ah não esquecer de ler o tópico da praxe "inicio na aquariofilia"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazendo as contas, esse aquário tem 9'45 litros.

 

Para essa litragem eu apenas aconselho para um betta, mas mesmo só um!

Por diversos motivos, fui levado a criar uma nova conta. Caso desejem entrar em contacto comigo, contactem a conta João_

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podes por um betta, como alguns invertebrados, o aquario é pequeno-te o que te deixa um pouco limitado.

 

Com o tempo vais logo pensar em adquirir um maior.

 

Boa Sorte.

Cumps, Tiago Carvalho.

A vida são dois dias e um deles já passou!

Posted Image

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, é a minha opiniao também, um betta e invertebrados...e tal como eu daqui a uns tempos vais andar á procura de um aquário maior...digo eu e digo muitos... lol é assim começamos com aquele kit de 60 cm de 100€ tudo incluido e tal, parece o melhor nogócio do mundo mas depois começamos a perceber da coisa e epá o meu aquário afinal é pequeno e quero um maior...por isso quando comprares um novo aquário escolhe muito bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

num aquario desses podes meter um guppy.... ou uns caracois...... se fosse eu metia-lhe agua só e metia ao sol para ficar verde e meter umas dafnias.... sao optimas para alimentar os peixes.... falando agora a serio... isso nem para dafnias serve.... isso so da mesmo para desenrascar e meter 1 betta... quando se faz criação ou assim.... de resto nao serve para nada..... um de 40 cm para mim foi pequeno.... tenho um de 60.... e nao estou contente... quando poder metu-me num de 2 metros e faço investimento para toda a vida.... eheheh....

 

basicamente um aquario precisa de agua, termo-estato, filtro, bomba de ar, luz, um areao, umas plantitas verdadeiras... isto no minimo dos minimos.... na minha opiniãp meter um peixe ai e o mesmo que meter uma pessoa num caixao viva.... é completamente horrendo meter um peixe num espaço tão pequeno... mesmo que seja um betta... isto sem falar de quem tem bettas em copos.... enfim....

"Give a man a fish and you feed him for a day.

Teach him how to fish and you feed him for a lifetime." -- Lao Tzu

 

SOCIEDADE AUTOSUBSISTENTE É UMA SOCIEDADE SEM LUCRO,

SEM CARENCIAS E EQUILIBRADA, O OPOSTO DA NOSSA SOCIEDADE CAPITALISTA!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao forum.

 

De facto esse aqua é muito limitativo.

 

Terás que escolher um peixe que não cresça muita assim como seja um peixe que não necessite de companhia.

 

Ao escolheres um peixe de água quente, tens de saber que pelo menos deverás ter um aquecedor para ele bem como um sistema de filtragem adequado para esse aqua.

 

Pessoalmente não o usava mas se te o ofereceram tenta ao máximo garantir que tens as condições minimas para manter o peixe que escolhas.

 

Essa aqua é da aquapor certo? A imitar uma casinha com telhado vermelho (acho eu)... se for isso estás mesmo limitado.

 

Vai com calma e reflecte bem sobre que espécie de peixe queres lá colocar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas..

 

o meu aquario tipo casa vinha com um filtro Biofil pequeno e com bomba de ar mini.

 

ora aqui está uma foto..

 

imagen-categoria-kit-kitaquachalet1.jpg

 

por isso seria um peixe de água fria. devido a nao ter termostato.

 

tenho um amigo meu que tem um aquario e tem um peixe dourado.

 

que dizem? deste tipo de peixe para o aquário em questão?

 

um betta é para àgua quente certo?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confere. O Betta é um peixe de água quente. No entanto, é perfeitamente capaz de aguentar águas frias (não demasiado frias), pois muita gente mantém-no sem termostato em aquários pequenos. Caso não tenhas uma casa gelada no Inverno, é possível manter um Betta aí. Se quiseres, na loja aquapicanço (que funciona online), podes comprar uns minis termostatos (único site onde encontro este tipo de termostatos), que são bastante baratos e assim já podes ter peixes de água quente. Peixes de água fria em aquário tão pequeno, não resulta, porque fazem demasiada porcaria e crescem demasiado.

 

Tenho um aquário igual a esse (até o telhado é da mesma cor lol) mas com o tal termostato, onde neste momento tenho duas fêmeas e um macho guppies, que estou a tentar que se reproduzam. No entanto, não é aconselhável, caso não tenhas quem possa ficar com eles...

 

Podes meter camarões nesse aquário, que acho que são bastante divertidos de se ver :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meter um peixe nessa coisa tão pequena para mim é um crime...

"Give a man a fish and you feed him for a day.

Teach him how to fish and you feed him for a lifetime." -- Lao Tzu

 

SOCIEDADE AUTOSUBSISTENTE É UMA SOCIEDADE SEM LUCRO,

SEM CARENCIAS E EQUILIBRADA, O OPOSTO DA NOSSA SOCIEDADE CAPITALISTA!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo com o kardo21...

ofereceram-te um "aquario" por brincadeira mas espero que tenhas consideração quanto a peixes, pois ai se fosse comigo nenhum peixe entrava ...

ainda hoje vi uma coisa dessas a frente e fiquei "como e que sao capazes de fazer isto"

imagina-te a viver na tua casa de banho...e a mesma coisa que se meteres ai um peixe

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É possivel manter apenas um peixe desde que sejam feitas as respectivas limpezas.

 

Tens de ter consciencia que esse sistema de filtragem está ultrapassado, pois já ninguém utiliza o filtro de fundo pela simples razão que com o passar do tempo a sujidade acumula-se no fundo sendo impossivel limpar o aqua sem retirar tudo.

 

Ora uma das regras básicas da aquariofilia é que não se limpa o aquário na sua totalidade, ou seja, não se remove tudo para se limpar.

 

A quereres ir para a frente com isso, terás que pensar talvez num sistema de filtragem alternativo, adquirindo um filtro pequeno e então não usares o filtro de fundo.

 

A usares esse filtro deverás ter atenção à acumulação de lixo pela alimentação e detritos do peixe, fazendo regularmente uma sinfonagem do fundo com um aspirador de aquário.

 

Porão dizer-te que não vale a pena no entanto trata-se de aproveitar a prenda que te deram, caso não possas ou não queiras ir para um aquário de dimensões normais.

 

Boas escolhas e pensa bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda no outro dia (ontem?!) estava o pessoal todo a criticar esse aquário! só agora fiz as contas e tem 9 litros... só?! isso nem para invertebrados, quanto mais para peixes.

 

eu honestamente acho que deves usar esse aquario para nada. se isso te abriu o apetite pelos aquarios, porque não compras já um aquário a sério? Esse... nem quero dizer sugestões, pois com essa litragem (e novo) complica a situação para tudo o que é ser vivo.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e tal como disse no topico, como não tem termoestato e o desenho de peixes de água fria e claro o cristo é logo um peixe de água fria. Um dos menos convenientes para o aquário. A culpa é das empresas e deveriam ser responsabilizadas de por à venda algo que é um chalet de tortura/Camara de gas para peixes.

 

não caias nisso! O teu amigo tem, mas não deveria ter. Os peixes de agua fria crescem muito e rapido e depois se quiseres evoluir nos aquarios vai ser complicado misturar com outro tipo de peixes e com plantas. comecei com 20L em água fria, e era 20L e não uso para nada.... pois 20L é muito pouco... tu tens 9L!!!

 

ainda dao o nome de chalet ao aquario... nem o apelido de casota merece. Caixao talvez... ou nem isso... o peixe de água fria cresce até 40 cm, o teu aquario tem 27 cm de comprimento

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

?

 

Está-me a fazer confusão tanta crítica ao aquário...Sim, é pequeno e não dá para muita coisa. Mas é perfeitamente viável manter peixes nele de forma saudável...Vocês devem esquecer-se que durante muitos anos, os aquários vistos em casa eram globos de 3 litros...

 

Sim, é verdade que não são as melhores condições para peixes, mas garanto e falo por experiência própria, que é perfeitamente possível ter aquários destes, com peixes, com algum sucesso. Quem quiser, pode vir cá a casa que eu mostro o meu aquário. Tem filtro, um mini termostato de 10 watts, com plantas de crescimento rápido, adaptei uma luz ao aquário...E se calhar a água está mais cristalina que de muitos aquários de 100 litros ou mais...

 

Sim, dá trabalho, implica fazer algumas mudanças de água, os nitratos sobem mais rapidamente, mas é perfeitamente exequível ter um aquário feliz...

 

Quem nunca teve, ou se deu ao trabalho de manter um, não deveria dizer, logo à partida, que nem para plantas servem...Vão ali ao sub-fórum dos nanos a ver quantos aquariofilistas, experientes, não utilizam cubos Vodafone, que têm cerca de 5 litros, com sucesso, para bettas ou outros peixes ou invertebrados.

 

Recomendo? Não...Se houver possibilidade de ter um aquário maior, então deve-se ter um maior. Se foi oferta, ou se o t€€€mpo só dá para isso, garanto que é perfeitamente aceitável.

 

Força rapaz. Se for mesmo esse o aquário com que te vais iniciar, garanto que dá trabalho, mas sim, é possível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas crush..

 

finalmente uma pessoa que diz que este aquario nao é um caixao..

 

isso nao cabe na cabeça de ninguem..

 

ex: prefiro viver num T1 que é pequeno mas limpo do que um T20 todo porco... (já que a vossa comparação é de 8 para 80) aqui têm a minha comparação.

 

vou aguardar mais uma semana ou duas, para a agua do aquario "estabilizar" e depois passo para o resto.

 

cumprimentos e aqueles que nao gostam de aquarios de 9L sejam bem vindos aos rios de Agua doce.. tanto desprezo nao sei pk..

 

ahh se calhar alguns dos peixes, sentem-se melhor num aquario de 9L do que nas lojas de animais.. fica a pergunta, será que tratam bem dos animais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com as comparações.

 

É claro que um peixe vermelho na loja está como sardinha em lata mas existe um pormenor muito importante, normalmente os cubos onde são mantidos tem-em sumps tão grandes como os aquarios onde estão a filtrar a agua, algumas sumps tem-em mais de 80 litros so em filtragem.

 

Outro pormenor, é plausivél manter um peixe vermelho num aquario de 8 ou 9 litros, mas por quanto tempo? Seis meses no maximo se não morrer antes, eles crescem muito depressa.

 

Outro pormenor, tenho um amigo que tem um peixe vermelho num globo de 3 litros a 6 anos, ok tudo bem, o problema é que o peixe não deve estar sozinho e alem disso não cresce porque não come o suficiente e apresenta sinais de deformação na espinha e barbatanas.

 

Mais , poucos peixes sobrevivem a disparates como o peixe vermelho mas os outros peixes plausiveis de se colocar em agua fria apresentam dois problemas, não suportam o frio como os peixes vermelhos que dependendo da espécie até podem hibernar e não suportam os niveis de toxidade aos quais os peixes vermelhos sobrevivem.

 

Mais digo, se gostares do peixe vais te arrepender com o trabalho que vais ter para mante-lo vivo.

 

Para agua quente também não tens muita escolha, um ou dois peixes no maximo.

 

Para camarões a meu ver não tens problemas, o meu irmão mantem um "aquario" de reds que nem meio litro de agua leva, até nascem e tudo, incrivel, nem aquecimento nem filtro nem nada, muda um pouco de agua de 15 em 15 dias e pouca comida, mesmo pouca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fishpepe

 

Também sou principiante nestas andanças e continuo a não saber muito sobre o assunto, mas gostava de partilhar contigo a minha experiência.

Eu comecei, «por brincadeira», com um aquário de 20lit, que me ofereceram com um peixinho vermelho.

Ao fim de 15 dias, troquei por um de 60 lit. (Devolvi o peixe e comprei novos peixes de água quente)

Ao fim de 3 meses troquei para outro de 260 lit.

Na verdade, o que os mais experientes dizem, é mesmo verdade. É mais fácil estabilizar um aquário grande.

Os peixes ficam mais felizes com mais espaço para nadar.

Mas conheço uma pessoa, que mantém, com sucesso, um peixe vermelho num aqua de 9 lit., sem filtro, sem aquecedor, etc....

E conheço outra pessoa que tem 3 peixes vermelhos num aquário de 60 lit. e apenas faz uma tpa por ano....e os peixes estão bonitos, vermelhinhos e enormes.....

A aquariofilia tem cá uns mistérios que nem te digo......

Queres um conselho??? Lê umas coisas, aqui no fórum há informação muito boa, depois «segue o teu palpite», porque, pelo que já experienciei, «cada caso é um caso»

Sei que não fui de grande ajuda, mas a minha sabedoria ainda é curta.

Saudações cordiais. majo

Editado por majo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu próprio tenho um aquachalett em que tinha um peixinho vermelho quando era miúdo. Sim é um aquário pequeno, sem dúvida mas na minha opiniao não é assim tao negativo.

 

Primeiro há pessoal que tem peixes em cubos da vodafone que tem menos capacidade que este aquário. ( Podem ter mais experiência, isso não discuto, mas não deixa de ser também reduzido ).

Depois , eu próprio pedi ajuda na altura que montei o meu aquário de 40 litros e disseram-me ( não todos claro) que ele servia para camarões e pouco mais. ( não tenho nenhum camarão e até hoje nao tive problemas com espaço ).

 

Resumindo e concluindo pensa bem no orçamento. Se esticares um pouco a corda consegues arranjar um aquário maior e investes no material para aquecer a água, filtragem, umas plantas...e vais ver que ficas mais satisfeito pessoalmente. ( Quanto maior o aquário mais fácil é manteres os parâmetros).

 

Dá uma olhadela nos classificados do fórum, lá há coisas bastante em conta :)

 

Cumprimentos a todos :snipersmile:

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.