Aquário montado... e agora??


Ticha112

Recommended Posts

Boas...

ontem lá montei o aqua, pus um pedaço de comida, hoje outro, temperatura com o termostato a marcar 26' não passa dos 24' e filtro a funcionar...

Agora fui ver novamente uns extras que vinham no kit e vejo k o Aquasafe da Tetra não será apenas para o cloro, mas tb tem alguma a coisa a ver com bactérias... será que vale a pena / ainda o posso colocar no aqua? acelerará um pouco o ciclo? E daqui a 15 dias poderei colocar 1 corydora? Já vi por aí que há quem não aconselhe...

Outra pergunta: será que dá para controlar o ciclo estando atenta apenas aos nitritos e nitratos? é que não tenho o teste de amónia :( (e os €€ começam a estar caros...

 

Por último, a quem quiser ver a minha vergonha de aqua (plantas em plástico) pode dar um pulinho aqui: http://nadandosobreninhoguppies.blogspot.com/ (ah pois é, gente desocupada é no que dá, criam-se blogs....)

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

ontem lá montei o aqua, pus um pedaço de comida, hoje outro, temperatura com o termostato a marcar 26' não passa dos 24' e filtro a funcionar...

Agora fui ver novamente uns extras que vinham no kit e vejo k o Aquasafe da Tetra não será apenas para o cloro, mas tb tem alguma a coisa a ver com bactérias... será que vale a pena / ainda o posso colocar no aqua? acelerará um pouco o ciclo? E daqui a 15 dias poderei colocar 1 corydora? Já vi por aí que há quem não aconselhe...

Outra pergunta: será que dá para controlar o ciclo estando atenta apenas aos nitritos e nitratos? é que não tenho o teste de amónia :P (e os €€ começam a estar caros...

 

Por último, a quem quiser ver a minha vergonha de aqua (plantas em plástico) pode dar um pulinho aqui: http://nadandosobreninhoguppies.blogspot.com/ (ah pois é, gente desocupada é no que dá, criam-se blogs....)

Obrigada

 

Boas

Pergunto eu,plantas de plastico porquei?

Não será melhor plantas verdadeiras?

Não s€rá p€los €uros,porque plantas de plastico ainda são mais caras que verdadeiras,

Ter plantas no aquário não só e bom para o proprio ecocistema do aquário,como para os

peixes,alem de ficar mais natural, foi só uma opinião,como eu não gosto de aquários com

plantas de plastico,barquinhos,e outros obejectos que não seijam naturais,não quer dizer

que ajam pessoas que não gostem.

Cump: :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes utilizar, uma vez que já vinha mesmo com o aquário. Comprar de propósito, não vale a pena, mas já tendo, podes dar algum uso. No entanto, não deves deixar de colocar a comida diariamente na mesma...

 

Sim, podes controlar o ciclo só com o teste dos nitritos e dos nitratos. Basta veres quando tens o pico dos nitritos e depois quando os nitratos começarem a subir, o ciclo estará perto do fim. Quando os nitratos baixarem para níveis não muito perigosos (abaixo dos 50), podes colocar o primeiro peixinho. Não há uma data certa (1 semana, 2 semanas, 17 dias...), mas sim quando já estiverem estes pressupostos feitos. A corydora é um bom exemplar para começar...

 

É pena as plantas de plástico, mas pronto, são opções.

 

Gostei dos passos que seguiste na montagem, revelam que andaste a estudar bem a coisa. Parabéns :(

 

Quanto ao termostato, verifica se está calibrado (ver no manual de instruções se tal é possível)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, as plantas de plástico não são realmente o que mais gosto de ver num aqua (mergulhaddores e barquinhos não!!!! embora o chavalinho queira 1 casa com roda), mas além de não me darem trabalho, estas sairam a custo 0...

No entanto não descarto a hipótese de lá mais para a frente começar a colocar umas quantas das mais simples...

Obrigada pela opinião!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao aquasafe, então, vou guardar para uma altura que precise de fazer algum TPAe não tenha deixado a água repousar (pode acontecer!)

Eu estava a pensar fazer os testes semanalmente, sendo assim tv fosse preferível fazer mais amiude, visto que falas em uma semana... Num link que referiram aqui no fórum tem uma tabela com os picos, vou guiar-me por lá...

Pois, as plantas são a vergonha da minha cara...

Obrigada, têm sido muitas e muitas horas a navegar aqui pelo fórum e procurando pela net... já que é para fazer, há que fazer bem!

Acho que o termostato não dá para calibrar... agora no verão, a casa aquece um pouco e nem dá muito problema... quando começar a arrefecer, posso sempre pensar em comprar um melhorzinho... é que aumentando para o nível seguinte (28') a temperatura sobe para 27'... ou lembrei-me agora de tentar ver a temperatura com um termómetro flutuante de mercúrio... como fica em contacto directo com a água é capaz de dar outros valores...

Muito obrigada, tens-me sido uma preciosa ajuda!!

 

 

Podes utilizar, uma vez que já vinha mesmo com o aquário. Comprar de propósito, não vale a pena, mas já tendo, podes dar algum uso. No entanto, não deves deixar de colocar a comida diariamente na mesma...

 

Sim, podes controlar o ciclo só com o teste dos nitritos e dos nitratos. Basta veres quando tens o pico dos nitritos e depois quando os nitratos começarem a subir, o ciclo estará perto do fim. Quando os nitratos baixarem para níveis não muito perigosos (abaixo dos 50), podes colocar o primeiro peixinho. Não há uma data certa (1 semana, 2 semanas, 17 dias...), mas sim quando já estiverem estes pressupostos feitos. A corydora é um bom exemplar para começar...

 

É pena as plantas de plástico, mas pronto, são opções.

 

Gostei dos passos que seguiste na montagem, revelam que andaste a estudar bem a coisa. Parabéns :(

 

Quanto ao termostato, verifica se está calibrado (ver no manual de instruções se tal é possível)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, os termómetros de mercúrio são mais precisos, porque os de colar no vidro, por vezes indicam mais a temperatura exterior do aquário.

 

As plantas são também úteis para o equilíbrio do aquário, nomeadamente na ajuda a baixar os nitratos.

 

Pois nesta altura do ano não vale a pena investir num termostato...Mais vale aguardar. Até porque daqui a uns tempos, com o Verão a sério, vais ter o aqua a 29. 30º!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanhã vou ver então com um de mercúrio...

Pois, não vale não até porque a casa vai parecer um forno e mesmo quando depois vem o frio permanecerá assim ainda uns dias. Essas temperaturas depois vão ser complicadas de gerir......

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Bem giro o blog, e o aquário esta giro, tirando a parte das plantas serem de plástico.

 

Fica atenta às secção OFERTAS pode ser que consigas umas plantinhas de alguém de graça.

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.