planárias ???


$HMN$

Recommended Posts

Boas,

 

Hoje de manhã, como é norma,l a primeira coisa que fiz foi ir ver os aquarios e reparei numa coisa esquisita.

São uns bichinos brancos que andam agarrados aos vidros e em algumas folhas não são mais de 10.

Parecem ser "micro niritinas" mas sem carapaça e em vez de terem aquela cor castanha são brancas.

Medem mais ou menos 3mm.

A primeira coisa que me passou pela cabeça é que são planárias, mas depois de as ver com uma lupa começo a duvidar porque não têm aquelas duas "bocas" como nesta imagem:

11clonplanarias05.jpg

Mas assim como as niritinas, têm so uma boca no meio e não têm esta forma, são mais arredondadas.

 

São mesmo planárias?ou são outra coisa?

Elas apenas andam agarradas aos vidros e as plantas de folha larga e para além disso são lentas,como os caracois

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, mesmo que quisessem não conseguiam porque são lentos, como eu disse em cima tem a mesma velocidade que um caracol.

Tenho:

4 Red Cherry adultos

5 Cardinas Japonicas

2 crystal red (uma femea ovada e um macho)

3 Niritinas

dezenas de pequenos reds cherrys

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

provavelmente sao planarias ... os ocelos que chamas de bocas sao na realidade olhos primitivos. apenas destinguem a claridade da sombra.

 

sao comuns nos aquarios e muito mais comuns ainda em aquarios de camaroes onde nao têm predadores.

 

nao exageres na comida ou em pouco tempo em vez de 10 tens 100 , 1.000, 10.000, etc.

 

uns guppys tratam disso. enquanto forem 10 nao é nada alarmante, se vires grandes quantidades ... ha relatos que atacam camaroes, principalmente juvenis.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eles não têm esses olhos primitivos, têm apenas uma boca como as niritinas.Será que são mesmo planárias???

Eu tirei umas fotos mas acreditem que não ajudavem

Amanhã já ponho aqui uns guppys.

As planárias não nadam?Só andam nos vidros e nas folhas das plantas?E não são rápidas?

???

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eles não têm esses olhos primitivos, têm apenas uma boca como as niritinas.Será que são mesmo planárias???

Eu tirei umas fotos mas acreditem que não ajudavem

Amanhã já ponho aqui uns guppys.

As planárias não nadam?Só andam nos vidros e nas folhas das plantas?E não são rápidas?

???

 

 

talvez por ainda serem demasiado pequenas não consigas ver os olhos...

eu tb tenho uma meia duzia dessas coisas no meu nano de crystal reds..e devez em quando lá vou eu com o dedo buscar uma ao vidro... :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas as planárias não se deslocam com alguma rapidez?

E não tentam "fugir" da luz?

E não são tipo pequenas minhocas brancas?

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pH

Planárias não toleram pH abaixo de 4.0, limpar equipamentos e vidros com uma solução ácida matará os adultos.Ovos são resistentes a este método.

Calor

Planárias são especialmente sensíveis a altas temperaturas, tirar a fauna e elevar a temperatura do aquário por 35º durante 24 horas pode resolver o problema.Para filtros e demais equipamentos colocar em água quente (quando possível) e esfregar bem com escovas. Os ovos são resistentes a água morna, sempre que possível usar água fervente em equipamentos.

 

pode ser que ajude.. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PP? Paulo portas? Isso ficava ainda mais sujo... brincadeira.... na minha opinião agua fervida ainda em ebulição com sal grosso de cozinha para equipamentos sem vidro era o excelente... depois de arrefecer um pouco meter o material de vidro... no fim e so deixar arrefecer e lavar com agua da torneira para retirar o sal em excesso...

"Give a man a fish and you feed him for a day.

Teach him how to fish and you feed him for a lifetime." -- Lao Tzu

 

SOCIEDADE AUTOSUBSISTENTE É UMA SOCIEDADE SEM LUCRO,

SEM CARENCIAS E EQUILIBRADA, O OPOSTO DA NOSSA SOCIEDADE CAPITALISTA!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PP ???????????????????????????

 

Permaganato de Potássio "O Permanganato de potássio é um composto químico de função química sal, inorgânico, formado pelos íons potássio (K+) e permanganato (MnO4−). É um forte agente oxidante. Tanto como sólido como em solução aquosa apresenta uma coloração violeta bastante intensa que, na proporção de 1,5g por litro de água (em média), torna-se vermelho forte."

 

Mata tudo :snipersmile:

 

Depois é só passar o aquário e restante material por água e colocar a funcionar. Para saber mais é só pesquisar pelo nome aqui no forum

Editado por AntonioPedroPinto

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais