Alex Santana Publicado Dezembro 14, 2004 Publicado Dezembro 14, 2004 Caros Aquariofilistas Venho por este meio solicitar opiniões e algumas dicas, afim de resolver um problema de Odínio!! Tinha o aquario estabilzado com os corais e peixes em desenvolvimento constante, acontece que recentemente adquiri 3 peixes palhaços com cerca de 20 cm +- e na altura nao reperei nas manchas e tipo veludo branco nos 3 peixes!! O transporte dos mesmos durou cerca de 1 hora, fiz a aclimatização normal e coloquei os peixes, cerca de 30min depois reparei que os peixes tinham bastante odínio! Já perdi 2 e o outro ja não conssigo safar, devido á infecção que ja danificou o sistema respiratório do peixe. Aumentei desde de logo a temp do aqua 29ºc e fiz trocas parcias de agua com osmose inverse! Comprei tb Oodinol (*jbl*), mas nao efectuei qualquer medicação derivado ao cobre que o produto tem!! Não posso trarar os peixes num aqua "hospital" pq não tenho escumador supelente etc.. etc... A infecção ja passou para o resto dos peixes o possivelmente se possivel(?) para os corais e invertebrados! Uma das minhas questões é se por acaso morrer os peixes todos, acba-se o odínio?? ou esta doença continua na agua/aquario?? Será que afecta as anemonas e corais?? Desde que coloquei esses peixes no aqua, o meu aquario ficou um caos!! Começando nos peixes e ate morrer uma anemona, por motivo nao conhecido! Começou a mirrar a mirrar e CAPUT!! Comia de 4 em 4 dias camarão congelado, alimentava-se muito bem! Porfavor agradecia alguma ajuda urgente!! Setup do Aquario 100 lit de agua (aquario panoramico) 15kg de rocha viva 1x cabeça motorizada 400lit/hora 1x cabeça motorizada 1000lit/hora 1x cabeça motorizada 200lit/hora 1 filtro externo 1000lit/hora (so com ceramica e esponjas) 1 escumador berlingo 150lit temp 29ºc (neste momento) p reduzir o ataque dos parasitas aos peixes! 1 projector hqi 150 watts 10.000 k 2 lampadas 30watts actinias 1 lampada flourescente 20 watts power glow p.s - Se tudo morrer as parasitas continuem na agua?? ou posso depois comprar + uns peixinhos sem fazer limpeza completo ao aqua? Obrigado a todos Cumps, Alex Santana
Gil Miguel Publicado: Janeiro 14, 2005 Publicado: Janeiro 14, 2005 tive um problema semelhante por causa de um strigosus... Fizeste bem em aumentar a temperatura desde que o faças gradualmente (acelera o ciclo de vida do parasita).As mudanças convem serem em pequenas quantidades e com maior frequencia. Quanto ao aquario hospital nao precisas do escumador. Coloca apenas A agua com parametros iguais ao do aquario principal, um pouco de rocha viva e um powerhead ou um filtro interno com esponja. Se por azar todos os peixes morrerem e se tiveres um mes sem colocar peixes o odinium morre por falta de hospedeiro, e nessa altura poderás voltar a colocar peixes. Quanto á anemona pode ter morrido por algum peixe morto que teve demasiado tempo dentro de agua.. Retira as esponjas e as ceramicas pois so estás a acumular nitratos na agua, o que como é obvio nao ajuda muito Para ajudar no tratamento e tambem como forma preventiva, faz sumo de alho e conserva-o no frigorifico. Cada vez que fores alimentar os peixes deixa a comida deles 10 minutos dentro desse sumo. www.ecorecife.com
Jpbp Publicado: Janeiro 14, 2005 Publicado: Janeiro 14, 2005 Não me parece que a doença afecte os corais, anemonas ou outros invertebrados. No entanto tens que retirar imediatamente os peixes doentes pois na minha opinião estes irão afectar a qualidade da água afectando por isso os outros seres vivos. Para além disso nunca se deve tratar os peixes num aquário de rochas vivas ou corais pois estes são afectados com os medicamentos. Então poderás tratar os peixes num aquario hospital em segurança. Para recuperar os invertebrados deves fazer algumas TPA de cerca de 20%. Isto ajudará a acelerar a eliminação da doença que na ausência de peixes acabará por desaparecer. Abraço
Recommended Posts