Os meus peixes estão a morrer um a um...


Lilyanna

Recommended Posts

A sério, não sei o que se passa!

Tenho o aquário(60L) no fim do ciclo, tenho todos os parametros dentro dos seu limites, e os TPA levam sempre um pouco de anti cloro.

No domingo morreu-me um guppy, acordei com ele morto no fundo do aquário, hoje acordei e tinha um outro também morto perto de onde o guppy estva...

O aquário está bem oxigenado, o filtro funciona bem, a temperatura tá nos seus 26º normais.

Neste momento abri a tampa do aquario, tive medo que pudesse haver alguma acumulação de gases entre a água e a tampa ou assim...

Todos os peixes têm um comportamento normal, nadam de um lado po outro, passam por baixo dos arcos, escondem-se perseguem-se uns outros, comem. Nenhum está doente. Mas subitamente morrem!

Obrigada

Editado por Lilyanna
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Lilyanna.

 

Sinceramente pelas dicas que estás a dar não estou muito bem a ver o que se pode passar... mas também sou um noob na aquariofilia ;)

Só uma questão: o segundo peixe que morreu era de que espécie? Também era guppy? Podes caracterizar o teu aquário melhor em termos de fauna e flora?

 

No entanto lembrei-me de umas quantas possibilidades, para além do que o crush disse:

- será que está relacionado com a comida que estás a dar? Mudaste a comida? Está em boas condições? eu sei que isso deveria reflectir-se em todos os peixes, mas alguns podem ter alguma vulnerabilidade e sofrerem mais os efeitos. E nem todos se alimentam na mesma proporção.

- pode ter a ver com algum parasita interno, já que mencionaste que aparentemente não evidenciam sinais de doença. Aconselho-te que os observes com atenção.

- será que algum elemento de decoração pode estar a libertar uma substância tóxica para a água? Mais uma vez todos deveriam mostrar sintomas, mas nem todos reagem da mesma forma.

- eventualmente pode ser alguma substância que tenham acrescentado na água canalizada da tua zona, ou até mesmo dos teus canos. Se a situação se mantiver, experimenta fazer uma TPA com água engarrafada (cuidado com o pH e companhia).

 

Deixei aqui algumas ideias que me vieram à cabeça. Se disse algum disparate, que me perdoem porque ainda tenho imenso para aprender. E se calhar há justificações bem mais simples e directas :P

Espero que alguma delas te dê matéria em que reflectir...

Desculpa não te poder ajudar mais e melhor, mas espero que tudo se resolva pelo melhor. E não desmoralizes...

 

Cumps

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o peixe que morreu hoje não sei a especie, são um casal azul grandinho e que se caracteriz por não poder estar só porque se não morre de desgosto. lol

não se passa nada com a decoração, está toda normal, a água também não tem nada de extraordinário, tudo se mantém na mesma desde o dia que o montei... a única coisa que comecei a acrescentar é o anti-cloro, será que é disso? ponho a quantidade certa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é bem possível que esteja relacionado com o anti-cloro.

já agora onde colocas o anti-cloro? directamente no aquário ou na água antes de a colocares lá? Desculpa a pergunta básica, mas não é o primeiro caso em que distracções destas ocorrem... :P

Se quiseres em vez de usares o anti-cloro, coloca a água de véspera num recipiente com uma abertura grande de forma a evaporar o cloro.

O anti-cloro também tem uma acção positiva sobre elementos nefastos que existem na água canalizada (como por exemplo alguns metais pesados), mas é preferível esquecer isso do que ter os peixes a morrer...

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario está montado à quanto tempo. Já mediste a amonia ou os nitritos?

 

é verdade que água directamente da torneira para dentro do aquario, tb mata.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pormenor mais que importante:

A qualidade dos peixes...

Não tenhas a menor dúvida que há peixes, e peixes... Da mesma raça, do mesmo tamanho e idade, uns safam-se, outros nem por isso. Depende da loja ou criador onde compras. Tou a dizer isto pois pode não ter nada a ver com o habitat que criaste no teu aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pensava q ja tinha o problema resolvido mas o meu ultimo guppy ta a morrer, ta apoiado numa planta que flutua, junto ao vidro, a respirar à suprficie!

aumententei a temperatura do aquario um pouco, dos 26 para os 27º (to à espera q suba) que devo fazer???' D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pensava q ja tinha o problema resolvido mas o meu ultimo guppy ta a morrer, ta apoiado numa planta que flutua, junto ao vidro, a respirar à suprficie!

aumententei a temperatura do aquario um pouco, dos 26 para os 27º (to à espera q suba) que devo fazer???' D:

 

 

já experimentaste TPA?

 

e já verificaste se não tem havido flutuações de PH?

 

Cumps

João Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ele está a superfície a respirar deve ser um envenenamento por nitritos, os nitritos não deixam que o oxigénio seja absorvido pelo peixe dai subirem a superfície onde os niveis de oxigenio são maiores.

Sem testes de amonia ou nitritos é estar a dar tiros para o ar.

De qualquer maneira eu trocava metade da agua imediatamente e descia a temperatura, quanto maior a temperatura menor a oxigenação da agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ele está a superfície a respirar deve ser um envenenamento por nitritos, os nitritos não deixam que o oxigénio seja absorvido pelo peixe dai subirem a superfície onde os niveis de oxigenio são maiores.

Sem testes de amonia ou nitritos é estar a dar tiros para o ar.

De qualquer maneira eu trocava metade da agua imediatamente e descia a temperatura, quanto maior a temperatura menor a oxigenação da agua.

 

mas a água tem muito oxigénio, as plantas estão cheias de bolhas de O2

mas vo baixar então a temperatura.

só o guppy está assim... tenho ainda dois platys, uma caracol, camaroes, um peixe grande azul q n sei o nome, limpa fundos e vidros....

 

a amónia e os nitritos tao bons...

Editado por Lilyanna
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até podias ter bolhas de oxigénio com 10 cm de diâmetro, isso não interessa, a agua até pode ter um teor elevado de oxigénio mas se houver nitritos presentes na agua os peixes não conseguem absorver o oxigénio, não é o problema de má oxigenação.

Como dizes que o ciclo está chegar ao fim é bem provavél que tenhas nitritos elevados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até podias ter bolhas de oxigénio com 10 cm de diâmetro, isso não interessa, a agua até pode ter um teor elevado de oxigénio mas se houver nitritos presentes na agua os peixes não conseguem absorver o oxigénio, não é o problema de má oxigenação.

Como dizes que o ciclo está chegar ao fim é bem provavél que tenhas nitritos elevados.

 

então assim o melhor é fazer um grande TPA certo?

o guppy neste momento... evaporou lol não o vejo em lado nenhum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pronto já fiz o TPA, foi de 20L, junto com o de ontem dá 30L e com o que vou fazer amanha dá 40L, ou seja, mais de metade da água do aquário.

todos os parametros estão normais, estive a fazer o teste, o pH tá nos 7.5, a amónia estava abaixo mesmo mesmo quase a 0.

também tenho medo de mudar muita água de repente porque o ciclo não está completo e não quero rebentar com o ciclo.

o meu peixe azul é que tem um género de ferida junto à boca, grande e estranha, tipo bola. Só reparei agora porque ele tem passado muito tempo escondido... só quando a femea morreu é que ele começou a aparecer mais.

será que aquele medicamento que deixa a água azul por uns momentos ajuda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tive a falar com um amigo sobre isto, e chegamos à conclusao que os meus peixes estão doentes com uma bacteria qualquer.

se o aquario tem os parametros todos normais, o problema só pode ser dos peixes!

o guppy continua na mesma, de certeza queamanha tá morto, e o azul tem uma infecção na boca, não to a ver o que será aquela bola gigante e bem definida além disso.

o meu molly que eu amava de coração morreu com aquelas manchas brancas nas barbatanas

e agora reparei que um dos meus limpa-fundos está também a ficar doente de certeza. tá a ficar sem cor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não fizeste os testes de No2 e de No3 como chegas á conclusão de que os peixes estão doentes?

 

Edit: mas de facto a perda de cor e os pontos brancos (esta á ictio) é sinal de doenças

Ve se isto te ajuda a diagnosticar o problema:

http://www.sera.de/index.php?id=780&L=...247.90.156/imag

Editado por $HMN$

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não fizeste os testes de No2 e de No3 como chegas á conclusão de que os peixes estão doentes?

 

Edit: mas de facto a perda de cor e os pontos brancos (esta á ictio) é sinal de doenças

Ve se isto te ajuda a diagnosticar o problema:

http://www.sera.de/index.php?id=780&L=...247.90.156/imag

 

pq se fosse envenenamento já tinha morrido todos, isso n depende da resistencia do peixe, pois assim o problema já tinha dado de si mais depressa. as doenças sao progressivas, e é o q aparenta, se eles se mexem bem antes de morrer não tão a demonstrar nenhum sinal de anestesiamento por envenenamento.

alem do mais o aquario esta estavel, nao tem qualquer alteração grande há mt tempo. se o problema fosse antigo, já tinha havido muitos problemas mais cedo relacionados com o nivel de quimicos na agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser envenenamento é não morrerem todos, os peixes vermelhos aguentam com 4 mg/L de amonia e nitritos e andarem a nadar pelo aquario e a pedir comida isto desde que seja num curto espaço de tempo de um ou dois dias, por está altura a maioria dos peixes que temos nos aquarios de agua quente estariam mortos em questão de horas.

Sem testes não podes dizer que é bacteriologico, se tivesses feito os testes a amonia e nitritos e ambos dessem zero ainda podia aceitar que o problema fosse bacteriologico, sem testes é dificil fundamentares e tratar correctamente os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas eu to desde o inicio do tread a dizer q os parametros estão normais no meu aquário. não to a perceber a fixação de eu ter de escrever aqui os resultados! Não são precisas tantas pessoas para ver se os testes são normais ou não.

A morte meteu a mão no meu aquário já há umas duas semanas, a primeira baixa foi o caracol, depois passado uma semana morreu o primeiro peixe, um dia depois o segundo e hoje morreu o meu último guppy.

é obvio que não é envenenamento, porque em duas semanas já tinha morrido tudo! agora estarias a falar com uma pessoa que em vez de estar a terminar o ciclo estava a reinicia-lo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa mas alguma coisa não bate certo e passo a explicar:

 

Colocas-te um topico a 16 de Maio com os valores de amonia nitratos e ph no teu aquario recém montado, mesmo que o tenhas montado uma semana antes digamos no dia 10 de Maio ainda so passaram, cerca de 20 e poucos dias de ciclagem.

 

O que não bate certo é o seguinte: Não deves ter o teste de nitritos e achas que estão bem

Deves de estar a passar pelo pico de Nitritos, o pico de nitritos manifesta-se 20 e poucos dias depois de o aquario estar montado.

Peixes que a superfície respirar denota envenenamento por nitritos.

Outra coisa que não bate certo é: No incio não tinhas os testes de nitritos, compras-te entretanto?

 

Agora é assim, tens de dar os valores que tens, se não tens o teste de nitritos não podes dizer que estão bem, dizes que não tens e acabou.

 

Desculpa mas esse aquário ainda não está ciclado dai as mortes

Editado por Visitante
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa mas alguma coisa não bate certo e passo a explicar:

 

Colocas-te um topico a 16 de Maio com os valores de amonia nitratos e ph no teu aquario recém montado, mesmo que o tenhas montado uma semana antes digamos no dia 10 de Maio ainda so passaram, cerca de 20 e poucos dias de ciclagem.

 

O que não bate certo é o seguinte: Não deves ter o teste de nitritos e achas que estão bem

Deves de estar a passar pelo pico de Nitritos, o pico de nitritos manifesta-se 20 e poucos dias depois de o aquario estar montado.

Peixes que a superfície respirar denota envenenamento por nitritos.

Outra coisa que não bate certo é: No incio não tinhas os testes de nitritos, compras-te entretanto?

 

Agora é assim, tens de dar os valores que tens, se não tens o teste de nitritos não podes dizer que estão bem, dizes que não tens e acabou.

 

Desculpa mas esse aquário ainda não está ciclado dai as mortes

 

tenho todos os testes. os valores tao regulares. só um peixe estava a respirar À superficie, se é só um então não pode ser po envenenamento. as mortens têm sido progressivas. o meu molly morreu com aquela doença dos pontos brancos. um dos meus peixes está com uma infecção na boca. faço 2 TPAs por semana. se ta td normal como podem ser os nitritos. se eles têm os valores normais po estado em q o meu aquario se encontra?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.