Different Publicado Maio 24, 2010 Publicado Maio 24, 2010 Ola a todos. Desde ja agradeço por muita informação que providenciam neste fórum, onde ja pude solucionar muitas duvidas mesmo só procurando e lendo tópicos. A minha duvida é a seguinte: - Existe maneira de deixar Cabombas Carolinianas saudáveis mesmo sem deixar crescer muito? Vou expor o meu caso: Sou iniciante no hobby com 1 mês de Aquário. Todavia, ja me interesso pelo hobby (em busca de informação) desde Novembro do ano passado, onde as pesquisas sobre Aquariofilia dinamizaram nos últimos 2 meses. Ja adquiri algumas plantas como Cladophoras (a tal Marimo Ball), Ceratophyllum demersum, Egeria densa, e Mugso de java... Mas para ser sincero, gostei mais das Cabombas e da Densa, onde a primeira me atraiu muito porque adorei a sua complexidade estrutural e no fundo, muito bonita. Porém, como sou iniciante e não gostaria de fazer grandes investimentos até compreender melhor, cheguei à ideia de que gostaria de ter um aquario simples, saudavel, e bonito é claro. Por isso, pergunto-me, se existe maneira saudavel de reduzir ao crescimento explosivo das Cabombas, ja que são bonitas, de fácil manutenção e obviamente, baratas... Aqui esta o setup do meu Aquario: - Aquário de 60L (54L reais presumo); - Filtro Interno (que não sei usar) e um Externo Eheim 2211 300L/h; - Termostato de 75W; - Luz 1x15W (nem sei se posso fazer upgrade); - Areia fina "habitual" para decoração (ver foto); Flora: - Musgo de java; - 2x Cladophora; - Foxtail (acho que a obliterei com tantas podas); - 1 ramo de Cabombas; - 1 ramo de Egerias Densa; Fauna: - Betta Splendens macho (veio ca parar ao aquario por ter sido impaciente); Decoração: - um pedaço de madeira (que o posicionei para ser esconderijo); - bomba de ar (removi o difusor porque fazia muito barulho e prendi o tubo por baixo do pedaço de madeira); O meu objectivo: - Popular o aquário com 4 vasos de Cabombas, deixar o ramo de Egerias e uma Marimo no aquario (doando as demais plantas); - Por talvez Fontinalis antipyretica na canhota e produzir um tapete por todo o aquário (se conseguir); - Criação de camarões; - Por mais um ou 2 tipos de fauna a qual ainda não tenho em mente (devido ao Betta e os cuidados a tomar); - Manter o aquário bonito, simples, de fácil manutenção e confortável para a fauna; Nota: o facto de querer poder reduzir o crescimento das plantas em si, é pelo facto de a longo prazo, não ter onde por possíveis novas mudas das mesmas. Isto porque não tenho espaço para ter mais aquários e não conheço ninguém a quem possa doar o resto. Aceito qualquer tipo de comentário mesmo não sendo sobre o objectivo. Obrigado pela atenção Citar
ZABOU Publicado: Maio 26, 2010 Publicado: Maio 26, 2010 Olá! Não te sei dizer se existe forma de abrandar o crescimento da cabomba, acho mesmo que não, mas seja como for não te preocupes com isso. quando achares que está para breve uma poda, mete aqui um aviso de oferta e podes ter a certeza que não vai faltar quem queira as tuas podas. O aqua até está giro, boa aquariofilia. Citar
29André Publicado: Maio 26, 2010 Publicado: Maio 26, 2010 O Crescimento de uma planta só acontece porque ela está adaptada ao meio, e acima de tudo, saudável e a receber os nutrientes e iluminação que necessita. Não acho que seja correcto "parar o crescimento", porque estás a prejudicar a planta. O que se costuma fazer, e que já foi dito anteriormente, é podar e oferecer ou vender. O aqua está muito giro, gosto da disposição do tronco. De que tipo de madeira se trata? Boa sorte e Bem-Vindo ao forum! Citar
Different Publicado: Maio 27, 2010 Autor Publicado: Maio 27, 2010 (editado) Bem, ja compreendi melhor a situação. Agradeço imenso por me terem chamado à razão. Nem tinha noção de que uma planta so cresce porque esta bem, e não pelo facto de crescer por crescer... Agradeço pelos elogios. Todavia este é um aquario teste, o qual penso que mais tarde vou devolver ao dono. A minha meta era saber se realmente estava preparado, se gostava ou teria responsabilidade para poder possuir um. No entanto, penso que toda a fauna e flora hei-de transferir para um novo aquário mais pequeno (30L) e/ou oferecê-las ao dono para ter coragem em o ter novamente activo. Em relação às ofertas ou doações, fica um pouco chato. So se houver por aqui alguém que viva relativamente porque não estou a morar em Portugal. Todavia, deixo informação para os interessados, nem que seja para falar sobre aquariofilia. 92150 Suresnes, França O tronco... mesmo vivendo 20 anos no campo, não sei explicar o que é. Em suma, comprei-o numa lojista, onde tinha um monte enorme de troncos para venda. Também ja deu e ainda da problemas devido ao facto de estar sempre a lhe sair fungos brancos apesar de o tentar remover 1 vez por semana e raspar com uma esponja... nem sei que dizer, ele até vinha com mosquitos colados expostos a qualquer químico de tratamento. Mesmo assim vou perguntar à lojista, poderá ser útil. Mais uma vez, obrigado pelas respostas, mais tarde terei (espero) a honra de postar no outro sub-forum o meu projecto final. Mais alguma duvida ou querem dar sugestões, façam favor Editado Maio 27, 2010 por Different Citar
fjcb Publicado: Maio 27, 2010 Publicado: Maio 27, 2010 a egeria divide-as mais... duas a duas ou três... que assim espalhas mais...fica mais bonito a meu ver e acho que elas gostam... as egerias também podes podá-las quando quiseres e plantar devo mesmo por onde cortaste que elas deixam Citar És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?Clica na imagem...viviparos.pt.vu
Different Publicado: Maio 28, 2010 Autor Publicado: Maio 28, 2010 (editado) a egeria divide-as mais... duas a duas ou três... que assim espalhas mais...fica mais bonito a meu ver e acho que elas gostam... as egerias também podes podá-las quando quiseres e plantar devo mesmo por onde cortaste que elas deixam Obrigado pela ideia das Egerias. Todavia, tive um problema chamado "temperatura ambiente"... Houve ai uns dias em que a agua ficou muito quente o que acho que ultrapassou os 26°C e baixei no mesmo dia para 24°C mas sem sucesso (porque o ter momento era externo mas já pus la um interno e encontra-se a 25°C). O problema é que elas passaram uns dias ao calor e agora estão algumas folhas castanhas. Porém, já reparei que esta a esticar-se para fora de agua, o que pode explicar que esta a correr melhor. Outro problema com que me deparei... Na compra de outra Cabomba, vieram Physas sp. com elas. Ja tentei ler o mais possível e sei que eles são comedores de algas. Mas todos os caracóis comem cabombas ao que parece. Estou enganado? Espero que sim :S Gostaria imenso de mudar de aquário... mas já vi que os preços andam um pouco salgados. Talvez pelo facto de querer apostar num nano cubo de 30L da Dennerle. So tinham de 10, 20 e 60L e nem vou comentar o preço. Vou provavelmente ver a situação de um Superfish Cube 40 de 38L (não liguem ao site, é só para mostrar qual é). Acham uma boa escolha? é que não queria nada mesmo andar à procura de aquários peça por peça...e espaço também é um facto importante. Cordialmente, Different Editado Maio 28, 2010 por Different Citar
Recommended Posts