TPA´s


QUIEL

Recommended Posts

Ora viva.

 

Num aquario de 100 litros, aconselham a fazer TPA´s de quanto em quanto tempo?

 

Já agora, como preparam a agua utilizada nas vossas TPA´s? Juntam algum produto?? Como eliminam o cloro e tudo o que não interessa?

 

Abraço e desde já um obrigado!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

como o próprio nome indica, TPA é uma troca parcial da água, e assim não deves trocar mais de 30% da água, o que no teu caso corresponde a 30L.

 

Como esses 100L devem ser brutos, assim deves trocar apenas 20L, pois temos de contar com areão, decoração caso tenhas, plantas, etc.

 

Como preparação para a água das TPA´s, podes utilizar um acondicionador, mas se não gostares de utilizar químicos, deixa a água repousar num recipiente aberto 24h, que os metais pesados prejudiciais vão evaporar.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"os metais pesados vao evaporar. " Bem-vindo ao planeta Venus! :tongue:

 

uso tetra aquasafe, é mais seguro para as bacterias do ciclo, elimina cloro, cloramina, metais pesados, todos eles afectam as bacterias do ciclo negativamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"os metais pesados vao evaporar. " Bem-vindo ao planeta Venus! :flick_tongue:

 

uso tetra aquasafe, é mais seguro para as bacterias do ciclo, elimina cloro, cloramina, metais pesados, todos eles afectam as bacterias do ciclo negativamente.

 

sim, foi sempre isso que li aqui pelo forum, que se deixásse-mos a agua "repousar" o cloro evaporava.

 

Até abri um tópico com esta mesma dúvida, e foi precisamente o que me foi respondido.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E será que na água da companhia dele tem metais pesados? Vejo muita gente a dizer que a água tem cloro e cloramina, mas será que tem mesmo? Em Lisboa, de acordo com a EPAL (e quero acreditar que não andem a omitir crimes), não utilizam cloramina.

 

Mas se tiveres dúvidas e queres uma alternativa barata, arranja um filtro do mais rasca que há, metes carvão activado e metes no recipiente onde está a água e deixas um dia assim...E pronto, problema, garantidamente, resolvido...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho um aqua de 200l e mudo 50 litros todas as semanas.

Se tivesse como até mudava 100l.

 

Não esqueçam que o objectivo das tpa's é eliminar nitratos, silicatos e outras "porcarias" tais como detritos dissolvidos etc.

 

Logo quanto maior a tpa melhor! Desde que com água tratada (eu uso API StressCoat) e com parâmetros o mais semelhantes possíveis aos da água do aqua.

 

É um pouco off topic mas aproveito para realçar o facto, de que se fizerem trocas com menos dias de intervalo e com menos litros, está de facto a ser eliminada uma menor quantidade de poluentes de cada vez e a acumular poluentes no aqua. Depois alguém se lembra de uma grande tpa e ...

 

Quem compra /lê a Tropical Fish Hobbyist já deve ter visto lá uma artigo em 2 partes que prova isso matematicamente.

 

Cumps.

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho um aqua de 200l e mudo 50 litros todas as semanas.

Se tivesse como até mudava 100l.

 

Não esqueçam que o objectivo das tpa's é eliminar nitratos, silicatos e outras "porcarias" tais como detritos dissolvidos etc.

 

Logo quanto maior a tpa melhor! Desde que com água tratada (eu uso API StressCoat) e com parâmetros o mais semelhantes possíveis aos da água do aqua.

 

É um pouco off topic mas aproveito para realçar o facto, de que se fizerem trocas com menos dias de intervalo e com menos litros, está de facto a ser eliminada uma menor quantidade de poluentes de cada vez e a acumular poluentes no aqua. Depois alguém se lembra de uma grande tpa e ...

 

Quem compra /lê a Tropical Fish Hobbyist já deve ter visto lá uma artigo em 2 partes que prova isso matematicamente.

 

Boas

Então do que dizes daqueles que não fazem TPA,s,e só repoem a água em falta?

Cump: A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele é de vila do conde, que tal como aqui a água é proveniente do rio cavado. Que nao tem a ver com a água em Lisboa.

 

e estive agora a ver se usavam cloramina, e parece que não. pelo menos nas analises nao aparece. Analise de Dezembro de 2009

 

 

aguascavado.jpg

aguascavado2.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ao que parece depois de uma leitura é possivel que o "cloro combinado" seja cloramina (NH2Cl)... não sei. mas o teste para verificar se a agua tem cloramina é caso a água apareça esverdeada num balde branco, mas aparece azulada (ou seja a cor normal da água nessa situação).

 

Para retirar a cloramina usa-se vitamina C ou os produtos normais de aquariofilia.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Então do que dizes daqueles que não fazem TPA,s,e só repoem a água em falta?

Cump: A.S

 

Digo que vai contra tudo o que a literatura da especialidade diz, e que apesar de funcionar por uns tempos, (já aconteceu comigo num passado muito distante) o crash lá irá aparecer...

 

Obviamente que nem tudo tem que ser como dizem os livros/revistas, mas acho que esta é uma daquelas regras que deve ser cumprida com rigor.

 

Cumps.

 

PS: exemplo em salgados, as tpa's nunca ultrapassam os 10%, e há reposição da água evaporada, mas têm um escumador que retira a porcaria sólida da água antes que seja processada e dissolvida.

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Digo que vai contra tudo o que a literatura da especialidade diz, e que apesar de funcionar por uns tempos, (já aconteceu comigo num passado muito distante) o crash lá irá aparecer...

 

Obviamente que nem tudo tem que ser como dizem os livros/revistas, mas acho que esta é uma daquelas regras que deve ser cumprida com rigor.

 

Cumps.

 

PS: exemplo em salgados, as tpa's nunca ultrapassam os 10%, e há reposição da água evaporada, mas têm um escumador que retira a porcaria sólida da água antes que seja processada e dissolvida.

 

Eu por acaso já ouvi exactamente o oposto, que não se deve fazer TPAs muito regulares, porque não dá tempo ao filtro de criar bactérias e por isso os nitratos tendem sempre a subir muito. Já TPAs afastadas (para eles, uma TPA de mês a mês), permitia que o filtro criasse mais bactérias que combatiam os nitratos...Mas eu faço TPAs semanais...25%. 50% parece-me muito. Acho que são variações demasiado bruscas em pouco tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso já ouvi exactamente o oposto, que não se deve fazer TPAs muito regulares, porque não dá tempo ao filtro de criar bactérias ...

 

Boas,

Agora estou na agua Salgada, mas estive nos 8 anos na agua doce e fiz zero TPAs. Um bom filtro, uma limpeza bem profunda do fundo 1 a duas vezes por ano, e não ter uma super população sempre me dei muito bem. Para a reposição, sempre usei agua da torneira que deixava reposar mais de 8 dias e não usava o fundo dos garrafões(a fim de evitar contaminação por metais pesados (cromio, mercúrio e alumínio - O ultimo é muito usado pela EPAL. visitem uma das estações de tratamento :medieval_mace: ).

 

Para filtro sempre usei uma samp onde punha cerâmicas, filtro mecânicos e carvão. (Nunca limpar a samp em simultâneo com o fundo ... as tais bactérias não gostam)

 

é só a minha experiencia, mas sempre tive o aquário 5 estrelas.

Em minha opinião as TPAs provocam demasiadas alterações num aquário que nunca atingem a desejada estabilidade.

 

Mas agora para mi tem que ter Sal :tie-emoticon3: e ai a guerra é outra mas tambem estou a tentar sem TPAs :thumbup3:

<!--740_689.png-->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.