Muco no tronco


SLF

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aqua a ciclar há 8 dias.

 

No tronco (comprado já com tratamento feito) começou a aparecer o famoso muco branco.

 

Como já tenho lido que há várias soluções, gostaria de saber o que se deverá fazer:

 

- ferver com sal?

 

- colocar camarões?

 

- não fazer nada?

 

Gostava de ter a vossa opinião

 

Obgdo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tambem comprei o meu 1º tronco com tratamento já feito, mesmo assim voltei a lavar e a ferver o tronco só para me dar a certeza.

E mesmo tendo tido esse cuidado apareceu o tal bulor ou muco branco.

Passado uns dias com as tpas e filtragem durante o ciclo ele foi diminuindo. Os peixes e ampularias depois fizeram o resto quando os coloquei no aqua.

 

Acho que pode ser normal ... aguarda uns dias. Estas a fazer o ciclo de momento?

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deverias sempre de o ferver novamente em casa, nao se sabe há quanto tempo estaria no chao ou estante da loja onde o adquiriste.

Também tive esses fungos (se for o que estou a pensar) num dos troncos, mas mais tarde acabaram por desaparecer, pareciam pequenos fios de cabelo brancos. Julgo que os peixes acabaram por comê-los ou os camaroes ou mesmo as bactérias da própria água. Sei que desapareceram em coisa de 2 ou 3 semanas.

 

No teu caso, como ainda estás no inicio do Ciclo, está fora de hipotese os peixes por isso aconselhava-te mesmo a fervê-lo ou a diminuires as horas de luz diárias, talvez para 4 ou 5, senao ficarás com isso cheio de algas num instante.

Editado por KenzoPT

Novo Projecto...

Hindu Kush 540L

150 x 60 x 60

Aquariofilia iniciada em:

6 de Novembro 2009

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tronco já vinha tratado. É possível que tenha estado algum tempo no chão da loja e ficou com impurezas.

 

Estou neste momento a ciclar há 9 dias. Como tem plantas, tenho iluminação, mas tenho evitado a luz solar por causa das algas.

 

Como está no início do ciclo, não vou colocar peixes ou camarões, pelo que só tenho 2 opções, ou retiro e fervo ou espero.

 

Não me apetecia retirar e ferver porque ja tenho uns fetos de java no tronco e acabava por os perder. Para alem disso o tamanho do tronco não é muito propício a ferve-lo. Mas no limite é o que vou fazer para não ter problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, não sei qual é o problema, eu nunca tratei os meus tronco com fervuras nem etc que tais, apenas lavo bem lavado e zaz para o aquário

 

os fungos atacam quer o tronco tenha sido tratado ou não, os fungos estão presentes na agua e não no tronco como já li algures e só estão a espera das condições certas para se expandirem, que pode ser durante o ciclo ou passados meses do tronco estar dentro de agua

 

isso não afecta nada e geralmente não dura muito, para se livrarem disso basta meterem umas duas ampularias e desaparece tudo

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há coisa de 2 meses, essa tal gosma branca de que falas, também atacou o meu tronco de videira, colhido na natureza, durante o ciclo do aquário... Apareceu logo nos primeiros dias. Por curiosidade, sabes de que árvore é o teu tronco?

Quanto ao tratamento, no meu caso, fervi-o umas 2 a 3 vezes, depois de lavar com agua amena e deixei secar ao sol. Tratamento durou uns 3 dias, bastante rápido :( Mas isto foi o meu caso, que o colhi, no teu caso uma fervidela chegará bem e, já agora, quando se fala em ferver pode nao ser colocares o tronco no tacho e toca de o ferver ao lume. No meu caso, visto que o tronco é grande demais para o por na panela, fervi a água ao lume e deitei por cima do tronco que estava na banheira, o efeito é o mesmo e é bastante mais pratico e até seguro, que nao precisas de andar a virar o tronco enquanto a agua borbulha no tacho.

 

Indo directamente ao assunto, nem lhe mexas... Nao o retires, porque ao faze-lo, depois vais colocar na agua e vai aparecer o mesmo muco. Experiencia propria tambem e registada por mais algumas pessoas ;) Mais vale esperares e colocares um ou dois caracois... Se nao, espera para colocares uns peixes que isso desaparece. Os ancistrus entao chamam-lhe um figo :P Ao inicio até achei graça ao fungo, pois, bom ou mau, foi a primeira vida visivel que se criou no meu sistemazito :D!

 

Algum entendido na matéria que diga se esse muco é sinal de a água estar boa, como nas algas, porque se sim, até é um incentivo, sabendo de antemão que irá desaparecer.

 

Ah, mas nao desesperes, pois a espera poderá e deverá ser um mes ou mais lol.

 

 

Abraço :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos pelos comentários.

 

Optei por não remover o tronco e apenas escová-lo e retirar parte do muco.

O filtro tem bom escoamento, por isso mais cedo ou mais tarde a água ficará limpa.

 

Vou deixar assim e vamos ver como a coisa corre.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há coisa de 2 meses, essa tal gosma branca de que falas, também atacou o meu tronco de videira, colhido na natureza, durante o ciclo do aquário... Apareceu logo nos primeiros dias. Por curiosidade, sabes de que árvore é o teu tronco?

 

Não estou certo, mas penso que é de videira. Quem me vendeu também não conseguiu precisar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.