Parasitas?


bichoff

Recommended Posts

Boas,

 

de dois discos adquiridos na mesma altura e com o mesmo tamanho (+/- 5cm), passado +/- 1,5 meses um dos discos está com +/-8cm e o outro parece que nao cresceu.

 

eu suspeito que o + pequeno que nao se desenvolveu (apesar de comer bem) tenha parasitas instestinais.

que devo fazer? Estava a pensar em administrar FLAGYL. estarei correcto?

 

o disco maior também de vez em quando anda a distribuir porrada no outro. isto será normal?

 

Peço a ajuda de mais entendidos..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o peixe tem alguns sintomas de parazitas? do tipo fezes brancas e filamentosas? anda escuro? come pouco ou n come?

 

se nenhum destes sintomas se manifestar acho que n e nada, o que se podera passar e que os discus maiores libertam uma enzimas que impede os restantes de crescer.esse discu como e o dominate deve comer mais que o outro e por isso desenvolveu se mais que o outro para alem de estar a libertar essa tal enzima

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o disco maior deve mesmo de ser o predominante pois está sempre a dar porrada aos outros 4 que são mais pequenos do que ele.

 

em relação às fezes, elas são escuras e normais acho eu!!!

 

e essa enzima é prejudicial aos outros discos?? é que o disco maior normalmente está na frente do aquario enquanto que os outros 4 andam sempre escondidos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá

 

os discus maiores libertam uma enzimas que impede os restantes de crescer

Five para one...

Imagina um Cardume de discos numa imensa massa de agua a que chamamos de rio.

Nem que o peixe se "espremesse" em enzimas ou lá o que é, iria conseguir que chegasse algo ao outro...não achas?

Afinal eles Habitam em Rios...

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta é apenas uma teoria .Á semelhança de certas plantas pensa-se que os peixes possam secretar substançias químicas( não enzimas mas eventualmente hormonas ) que inibam o crecimento dos outros ( allopatia )quando rexiste escassez de espaço e/ ou alimento.Por isso as mudas de água e o volume de água disponívelpoderão ser tão importantes no crescimento dos peixes.

cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario tem volume total de 240L (120x40x50)tirando a areia e decoração devem de sobrar 200L,

 

tenho 5 discos, 16 neos, 7 corys,

 

acho que tá bem o total de litros para cada um!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Rui conheço a teoria :x-mas:

Mas até hoje só tive o prazer de ler um estudo sobre o assunto em questão e foi com Betta splenders mas o mesmo foi inconclusivo e passo a explicar porquê.

Chegou-se á simples conclusão de que as "hormonas" supostas endorfinas que seriam libertadas pelo peixe, simplesmente não tinham tempo de serem em concentrações tão elevadas, pois o aumento de matéria orgânica dentro do aqua era ainda mais prejudicial ao peixe.

Foi escolhido exactamente esse peixe devido às suas caracteristicas morfologicas de forma a superar as carências na agua durante a experiência.

Agora com discos...vamos lá.

A ser verdade que (eu) duvido, (apenas porque acho que em termos de evolução na familia Ciclidhae era um gasto de recurso visto que qualquer oponente ao peixe pode fugir no imediato ,não vejo o porquê de isso acontecer e ainda falamos de peixes cardumeiros o que indica mais um contrasenso...), mas a existir de facto não é mais logico que o simples excesso de NO3 seja mais impeditivo de um bom crescimento do que uma suposta hormona?

Com uma loja dessas :D com aquarios de criação...eles não crescem?

 

Fica a questão :D

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, este é de facto um tema interessante.

Não tenho acerteza mas penso ter lido algo sobre estar demostrado que existem estes factores hormonais de inibição de crescimento competitivo em girinos .

Ora nos peixes houve uma tentativa de extrapolar estes resultados par justificar porque é que peixes filhos dos mesmos pais , criados no mesmo aquário ,portanto com a mesma água e alimentação exibiam por vezes taxas de crescimento tão díspres.

É claro que o volume de água dísponivel , a qualidade da água e a quantidade e qualidade de alimento disponivel , e a ocorrençia de doenças saõ so factores principais que influenciam o potencial de crescimento determinado geneticamente.

Mas o que seria lógico é que influenciasse de modo igual todos os peixes do mesmo aquário se o patrimonio genetico fosse semelhante.

é claro que poderemos argumentar que subtis diferenças geneticas entre irmaõs seriam suficiente par conferir um temperamento mais ousado ( mais agressivos em relação à comida ) ou uma maior resistençia às doenças.

Mas Hugo não compreendo o teu argumento

A ser verdade que (eu) duvido, (apenas porque acho que em termos de evolução na familia Ciclidhae era um gasto de recurso visto que qualquer oponente ao peixe pode fugir no imediato ,não vejo o porquê de isso acontecer e ainda falamos de peixes cardumeiros o que indica mais um contrasenso...),

 

O facto de serem peixes cardumeiros é de facto um instinto de protecção contra potenciais predadores, para os confundir. Mas isso não significa que alguns peixes do cardume em caso de sobrepopulação ( como é comum nos aquários ) ,e portanto falta de espaço ou má qualidade da água se tivessem armas químicas não as usassem para sobreviverem competindo com os outros. Na natureza isso não será geralmente necessário ,apenas em caso de catastrofe.

Quanto á concentração das substançias se não se sabe quis elas são se é que existem como se poderá saber a sua dose miníma inibitória .

Esta teoria ,da qual também eu tenho muitas duvidas, pelo memos tem o merito de explicar taxas de crescimento diferentes em peixes irmãos no mesmo aquário.

poderiamos argumentar : então se o peixe leberta uma substançia química inibidora do crescimento, porque é que ela não inibe o seu proprio crescimento. Bem isto teria a ver com uma "habituação" do peixe a essa subtançia por ela existir no seu organismo ( por um mecanismo como por exemplo receptores diferentes ).

Mas isto é tudo uma especulação que estou par aqui a fazer porque nada disto foi demonstrado.

Também existe aquela teoria de eles crescerem a taxas diferentes porque....." nosso senhor Jesus Cristo assim quiz ".

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais