Ajuda a montar um aquario


Recommended Posts

Boa tarde

Este é o meu primeiro tópico por isso vou-me apresentar:

O meu nome é Jaime sou portugues e tenho 29 anos.

Estou a pensar montar o meu 1º aquário de agua Salgada.

Deram-me um aquário de agua salgada (EVASION HORIZON 125 SW (Saltwater)) o qual tem tudo espumador filtros e umas ventoinhas para fazer a agua mexer.

O meu 1º problema é que acho que ele tem pouca luz já vi outros aquários de agua salgada e são bem mais luminosos este tem 2 lâmpadas fluorescentes uma azul e outra branca. Que outras Lâmpadas aconselham para aumentar a luz dentro do mesmo.

2º problema é que gostaria de por uns leds azuis como vi no novo da pessoa que me deu este a simular o luar o que aconselham.

3º acho que deveria aumentar a filtragem .... não sei bem o que fazer em relação a isso, já que o filtro fica dentro do aquário na parte de traz do mesmo dentro de uma caixa plástica onde também está espumador .

4º tenho de fazer um movel para o colocar estava a pensar em fazer algo em inox tipo coluna ou assim .. mas não sei se devo ter portas em baixo para por algum filtro ou outras coisas.

 

por isso se for possível umas ideias para eu começar a montar isto....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

1. A luz é difícil alterar, as únicas lâmpadas que dão para substituir são mais fracas. Tens que te dedicar a corais moles que não sejam tão exigentes com a luz.

 

2. Se conseguires seria óptimo. Basta uma pequena calha com 2 leds azuis para esse aquário.

 

3. A melhor filtragem possível para esse aquário é a Rocha Viva e evitar sobrecarregar o aquário de peixes.

 

4. O móvel fica ao teu critério. O equipamento desse aquário fica todo dentro do mesmo. Não necessitas de portas. Mas dá sempre jeito para arrumar coisas (comidas, luvas, testes, etc).

 

Temos um aquário do mesmo género (Sera 130)! A luz é a mesma e o escumador deve ser do mesmo género. Podes dar uma vista de olhos nos corais que temos.

 

Qualquer dúvida, dispões...

 

Att.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nenhumas! as únicas do mesmo tamanho são as T8 de 15w... sendo assim mais vale ficar com as 24w...

 

há quem consiga adicionar calhas de leds... mas como já disse não conheço a tampa do teu aquário.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok vou ver isso assim que vier de férias depois vejo se for preciso faço uma tampa nova ... é só desenhar e cortar a jacto de agua ;) secalhar faço em inox esmerilado para condizer com a minha sala

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Existem umas calhas T5 para colocar nos móveis da cozinha por cima dos lava-loiças, que dão para colocar nesse aqua e são baratas +- 15€ já com lampada (não sendo a lâmpada indicada) mas podes colocar outras desde que o tamanho seja o mesmo. Nesse aqua é fácil.

Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs.

Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3

Iluminação: 4x54w t5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva drlabe,

 

Desde já bem vindo ao Forum.

Vamos por partes!! Ter tampa no aquário de agua salgada não é muito aconcelhavel, pois no verão vai fazer com que a temperatura suba ainda mais e teres baixas no aquário, outra coisa que é importante são as trocas gasosas a superficio da agúa, com tampa tornasse mais complicado.

Em relação a iluminação não me parece ser um problema, existem enumeras opções de escolha entre HQI, T5 e LEDS. Para isso aconcelho que tires a tampa fora e pendures a calha atraves de um suporte facilmente feito em DIY ou mesmo aquelas calhas que dão para pousar no aquário atraves de uns apliques nas extremidades.

Uma coisa importante que não foi aqui falado é o tamanho do aquário e litragem bruta dele! A melhor filtragem!!!Uma cosa é certa, utilizar rocha viva como materia principal de filtragem é muito bom, e se conseguires fazer trocas semanais de 15%, ai ate nem precisas de um escumador, mas se quiseres colocar um, tens todo o meu apoio.

Deves definir o que queres ter no aquário ( quantos peixes, corais moles ou duros) e depois avançar para a fase seguinte de que iluminação, circulação, filtragem precisas.

 

abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas drlabe,

concordo plenamente com o Carlos, deves escolher muito bem o queres ter no teu aquário para que te possamos ajudar com mais exactidão. A começar pelo móvel, e visto que tens facilidade em o executar, aconselho-te com portas, e com espaço para uma sump. Eu de inicio pensei que isso nunca seria preciso, mas depois as coisas começam a correr bem e queres mais coisas, depois queres por um escumador para ajudar e na sump é sempre melhor e mais silencioso. Ou seja, se estás a fazer de inicio, mais vale fazeres uma coisa que de futuro não fiques a achar que não chega.

Quanto à iluminação, creio que podes muito bem complementar o que tens com uma HQI de 75w ou se não quiseres corais duros, podes tentar com umas tiras de LED's que já te dêm um bom rácio de W/lummens...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas pessoal

 

Voltei de Férias trabalhei e fui de férias de novo :)

Já fiz o movel e montei o aquário e começaram os problemas temperatura 30º lá estão as tampas abertas e a esposa a ralhar e para ajudar coloquei uma ventoinha pendurada na lateral. Quanto á iluminação coloquei 2 fitas de led's azuis coladas na lateral e 2 de alto brilho brancas coladas na tampa, tampa esta que forrei a fita de alumínio.

O aquario tem neste momento:

 

cerca de 3 a 4 cm's de areão no fundo

Rocha morta : 5.50KG

Rocha Viva : 4KG (ainda não comprei mais porque isto sai caro)

Uma BIOBOX SW com:

2 bombas de 900L/H

Skimmer SW 150 ( Preciso de ajuda para regular isto)

Uns filtros (que pelo que tenho visto tem de ser limpos semanalmente)

2 Bombas laterais agarradas com iman de 900L/H

 

O que vou colocar dentro do aquário ainda não sei aceito sugestões, só quero que seja um aquário com muita cor.

Editado por drlabel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam algumas fotos dos aparelhos e do aquário:

 

Biobox SW

bioboxsw.jpg

 

 

Aquário + movel

 

aquamovel.jpg

 

 

 

escumador (a saida de lado foi uma alteração que se fez para se poder ligar a uma garrafa para ficar +/- uma semana sem mão humana, já foi testado e funciona quando o gajo enche começa a deitar a porcaria para a garrafa :))

 

esqumador.jpg

 

 

 

Fitas de Leds brancos de alto brilho

 

ledsbrancos.jpg

 

Luz noturna

 

ledsazuis.jpg

luznoturna.jpg

Editado por drlabel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais