Que substrato escolhiam?


Paulo Lisboa

Recommended Posts

Boas,

 

tenho um aqua de 50x25x25 que vou montar com Cristal Reds.

Dado que gostaria de o plantar, e tendo em consideração que os camarões sobressaem em substratos escuros, que substrato seria o indicado?

 

Por outras palavras, existe algo que seja aconselhável para plantados, em tons escuros e que não condicione as condições da água?

 

Isto porque julgo que os CRs são algo sensíveis, certo?

 

Obrigado pela atenção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ADA AquaSoil (Amazonia, Amazonia II, Africana e Malaya) - depende dos gostos e/ou do pH e durezas pretendidos.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na última camada podes usar um substrato inerte como por exemplo basalto triturado, a cor preto é fantástica para fazer realçar a cor dos camarões. É o que uso no meu aquário.

 

Quanto às camadas de substrato interiores tens muitas possibilidades à escolha que já não passam pela estética mas sim pelo seu desempenho nas plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ADA AquaSoil (Amazonia, Amazonia II, Africana e Malaya) - depende dos gostos e/ou do pH e durezas pretendidos.

 

Não sabia que esses substratos alteravam o ph e kh. Sempre a aprender...

De qualquer forma, não tenho grandes exigências nesse aspecto.

Obrigado pela dica. Vou ver preços!!! :bad-words:

 

Na última camada podes usar um substrato inerte como por exemplo basalto triturado, a cor preto é fantástica para fazer realçar a cor dos camarões. É o que uso no meu aquário.

 

Quanto às camadas de substrato interiores tens muitas possibilidades à escolha que já não passam pela estética mas sim pelo seu desempenho nas plantas.

 

Percebo a ideia! E fotos desse aqua? Arranja-se?? ;)

Já agora, esse basalto triturado é coisa cara ou em conta?

Não é que vá precisar de muito mas fiquei curioso.

 

Eu no aqua de crystal reds uso Flourite Black Sand.

 

Ob pela sugestão. Agora é tempo de ir ver preços! bigsmile

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica o substrato de que te falo:

153.jpg

 

Foi apanhado num antigo estaleiro de reparação de estradas , ou seja custo zero.

 

Mas claro para alimentar as plantas convem ter algo mais nutritivo por baixo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ehehehehe mas foi um bocadinho arriscado, não?

Tinhas a certeza k não seria tóxico?

 

De qualquer forma, parece-me bem fixe!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que nem por isso, o basalto é uma rocha bastante segura em todos os aspectos, esteja trituturado ou inteiro. O unico problema que podia existir era haver algum bocadito de alcatrão que fosse misturado, mas durante a lavagem do areão verifiquei tudo ao pormenor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Pois eu reestruturei o meu aquário onde tinha CRS´s e RED´s. Tirei tudo. Agora só tenho CRS´s. O único substrato que utilizei foi ELOS TERRA SMALL e até agora 5 estrelas.

 

RPBG

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu vou iniciar a montagem de um novo aqua para inverts com Ada Amazonia I e ja tenho o areão inerte negro para a superficie.

Apos falar com alguns amigos e ver nos aquas a funcionalidade do ADA achei que seria a melhor opção.

Atenção que o ciclo do Ada é complicado pela excessiva libertação de amonia.

 

No entanto sendo para CRS opta sempre por substratos escuros pelas cores e etc.

Ao nivel da agua, o ADA altera realmente o PH baixando assim como as durezas da agua.

Digamos que enquanto ele tiver propriedades para isso não tens que te preocupar com o PH :)

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu vou iniciar a montagem de um novo aqua para inverts com Ada Amazonia I e ja tenho o areão inerte negro para a superficie.

 

Não coloques o inerte, coloca apenas o Amazonia.Os crs gostam de andar a comer no ada, não vale apena misturares os dois.

 

Cump

Fábio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é este o ADA AMAZONIA I?

 

Link

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais