inicio na aquariofilia


Exodia

Recommended Posts

boas..

tive a ler alguns topicos e achei interessante, tenho um peixe de água fria á cerca de 7 meses naqueles cálices(balões) tradicionais... o peixe é aquele dourado(orange) pode ñ ser o seu nome correcto.

Mas agora queria comprar um aquário a serio.. gostaria que me indicassem qual a capacidade(li que devia ser no mínimo de 60l?) e temos a historia de agua quente e fria... estaria a pensar em água quente devido á variedade de peixes... mas tambem ñ queria deixar morrer o meu actual..

 

então gostaria que me indicassem:

 

--> capacidade do aquário (como estámos de preços médios)

--> o funde deve ser ter pedras ou areia(no meu peixe tenho vidros coloridos)

--> se deve ter plantas(pensei que costumavam ser artificiais, mas já li que não)

--> existem muitas espécies incompatíveis

--> sei que depende das espécies, mas um aquário com filtro de quanto em quanto tempo deve ser mudada a água

--> a água deve ou ser ser mudada toda?? (eu no meu peixe mudo toda, mas já ouvi dizer que ñ se devia mudar toda)

 

gostava que me esclarecem essas duvidas para ter mais noção...

 

obrigado :P

Benfica campeão 2009/10

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então gostaria que me indicassem:

 

--> capacidade do aquário (como estámos de preços médios)

--> o funde deve ser ter pedras ou areia(no meu peixe tenho vidros coloridos)

--> se deve ter plantas(pensei que costumavam ser artificiais, mas já li que não)

--> existem muitas espécies incompatíveis

--> sei que depende das espécies, mas um aquário com filtro de quanto em quanto tempo deve ser mudada a água

--> a água deve ou ser ser mudada toda?? (eu no meu peixe mudo toda, mas já ouvi dizer que ñ se devia mudar toda)

 

gostava que me esclarecem essas duvidas para ter mais noção...

 

obrigado :)

 

Olá e bem vindo.

Para além do link que te sugeriram já recomendo-te mais leituras por alguns dos tópicos valiosos que por aqui existem. Podes igualmente realizar umas pesquisas por tema pois ajudar-te-á em algumas questões.

 

Mais algumas considerações:

1 - O aquário quanto maior, melhor pois permite uma maior margem de manobra ao aquariofilista quanto á qualidade da água. Os preços variam naturalmente com o tamanho, qualidade ou se trazem algum kitt de iniciação.

2 - Há quem goste de ter os aquários o mais natural possivel, pelo que o uso de pedras, areia, troncos são optimos para uma boa decoração.

3 - Seguindo o mesmo que referi em cima as plantas naturais para além de dar um ar natural ao aqua são também preciosas na manutenção do mesmo.

4 - As TPA's devem ser regulares para garantir a qualidade da água que com o tempo, independentemente da filtragem que exista. Existem aquariofilistas mais experientes que implementam um sistema que permite trocas de água muito curtas e de muito em muito tempo.

5 - A água não deve ser mudada toda. Tanto que as bactérias que se encontram no substrato necessitam de estar "quietinhas" no fundo sem que se tenha que andar a tirar a água toda. É no entanto importante uma limpeza/aspiração do fundo.

 

Como o teu aqua é pequeno e esses peixes costumam crescer muito, recomendo um aqua maior. Se estás a pensar noutro tipo de peixes recomendo-te calma e umas pesquisas valentes, pois isso é agora a tua melhor opção.

 

Boa sorte.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela explicação...

quanto te referes á limpeza do fundo... como posso proceder?? passo os peixes para outro sitio com metade daquela agua e depois limpo o fundo??

 

e já agora que produtos vocês usam para proceder á limpeza?

 

obrigado :dancing:

Benfica campeão 2009/10

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antigamente era usual retirar-se os peixes, lavar-se tudo e voltar a colocar os animais de novo no aqua.

 

Este procediemtno para além de provocar stress desnecessário nos animais quebrava o ciclo de azoto.

 

A solução passa por retirar parte da água, para se limpar o filtro (nessa mesma água) e "aspirar" o fundo.

 

Existe material específico para o efeito (aspiradores de fundo) com vários preços, mas o procedimento é o mesmo: permitir "revoltar o fundo", sendo as pedras são agitadas, libertando a porcaria que sobe pela mangueira que lhe ligamos (ou vai para um depósito - dependendo do aspirador/marca).

 

Fazendo a aspiração regularmente permite-te uma maior "higienização" do aqua garantido uma maior qualidade da água. É claro que para aquários plantados deve-se ter algum cuidado adicional e até mesmo não usar a limpeza de fundo pela razão de se danificarem as plantas.

 

EDIT: Produtos de limpeza?

Não uso e desconfio daquelas marcas que oferecem limpeza em troca de não limparmos nós os aquas, produtos que mantêm a água limpa e coisas do género.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é que eu no meu peixe de água fria retiro o peixe, e limpo os vidros(fundo) e o cálice onde ele está... e depois volto a colocar os vidros dentro do cálice deixo agua de garrafão e depois coloco de novo o peixe... se calhar por ser um peixe de agua fria é mais resistente...

 

mas quando comprar o aquário tenho que ter esse cuidado...

 

quando ou comprar o aquário... posso colocar peixes logo dentro ou tenho que deixar em funcionamento durante algum tempo para criar aqueles nitratos que vocês falam?

Benfica campeão 2009/10

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso mesmo, não podes lá meter os peixes, tens de fazer o ciclo.Já agora aproveito o tópico, não leves a mal Exodia. Vou mudar a areia de um dos meus aquários. Pensei em meter os peixes com a água do aquário o filtro e o termostato dentro de uma daquelas caixas de plástico grande. Sei que as bactérias fixam-se mais no areão que vou deitar quase toda fora. Queria saber se depois de meter a areia nova, que vem do rio Douro, se posso meter logo os peixes usando a mesma água, a caixa deve levar talvez 60 litros o resto tenho de meter da torneira, mas depois metia, as bactérias em frasco.... o que acham? Não posso agarrar nesses peixes e meter no outro aquário porque tenho lá outras especies que não se devem juntar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exodia, tens de definir o que queres fazer, peixes de agua fria são peixes muito grandes e não devem de ser submetidos as temperaturas dos peixes de agua quente porque crescem mais depressa e comem mais , misturar peixes de agua fria com peixes de agua quente vai dar mau resultado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exodia, tens de definir o que queres fazer, peixes de agua fria são peixes muito grandes e não devem de ser submetidos as temperaturas dos peixes de agua quente porque crescem mais depressa e comem mais , misturar peixes de agua fria com peixes de agua quente vai dar mau resultado.

 

eu tenho um peixe de agua fria... mas ñ tenho aquário, ele está num cálice grande,

e agora quero comprar um aquário e por peixes de agua quente... ;) ñ quero misturar...

Benfica campeão 2009/10

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, queres manter um peixe de agua fria neste caso um peixe vermelho num globo (é proibido manter peixes vermelhos em globos na união europeia) quando um unico peixe vermelho necessita tecnicamente de 120 L (um aquario de 80 L com dois peixes vermelhos ja é aceitavél) !!!

Ou das o peixe vermelho a loja onde o compras-te , ou então das o peixe a alguém que tenha condições para o ter, ou mudas o peixe para o aquario que vais adquirir ou se não optares por nenhuma das soluções anteriores acho que não gostas do peixe muito sinseramente.

 

Pensa bem no que vais fazer, se quiseres montar antes o aquario de agua quente e dar o peixe vermelho tens toda a minha ajuda na montagem do aquario, se quiseres manter o peixe vermelho no globo ou calice então não contes com a minha ajuda para nada.

 

Desculpa mas eu gosto muito dos peixes vermelhos e mante-los em globos é uma judiaria ao peixe das grandes.

 

 

eu tenho um peixe de agua fria... mas ñ tenho aquário, ele está num cálice grande,

e agora quero comprar um aquário e por peixes de agua quente... :) ñ quero misturar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu percebo o que queres dizer... é que esse peixe foi-me oferecido, por isso estou a pensar em comprar um aquário para ter peixes mais pequenos...

eu sei que tenho que resolver a situação do meu peixe, mas tambem não quero dar a alguem para depois o deixarem morrer...

 

por tudo isto eu ando-me a informar bem... para depois comprar o aquário...

Benfica campeão 2009/10

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exodia: o aqua quanto maior melhor. Porquê?

Porque permite que o aquariofilista iniciado se possa aperceber de problemas atempadamente.

Imagina este exemplo um pouco...digamos que...

 

Faz xixi na praia e faz na banheira. Qual é a água que vai ficar pior?

 

Com o aqua é a mesma coisa, quanto mais pequeno for mais depressa a água se "gasta", perdendo componentes importantes à vida dos animais e mais venenosa se torna. Daí ser necessária a intervenção do aquariofilista, com a limpeza do aquário, do filtro, aspiração do fundo e substituíndo a água.

 

O ciclo demora o tempo que a própria natureza quiser, ou seja, tudo leva o seu tempo.

Tudo depende do tamanho do aquário bem como daquilo que o aquariofilista quiser ou fizer.

Existem no mecado "aceleradores" de bactérias. São booms de bactérias que se coloca na montagem.

 

Off-topic:

Tânia Filipa

Os procedimentos que referes estão correctos.

Ferve a areia.

Aproveita o teu filtro. NÃO o laves, pois também tens bactérias nele.

Quando montares de novo o aquário, deixa a água ir à temperatura que tens os teus peixes no recipiente de plástico.

IMPORTANTE: Deves ver com que PH os teus peixes estão agora e depois veres com que PH ficas na água do aqua recem montado, pois poderás a ter imprevistos com PH's diferentes e depois morrem-te os peixes num instante. ATENÇÃO.

 

Boa sorte a ambos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, muito obrigada João Paulo vou fazer tudo certinho bang

 

 

Boas

 

Cálice ou globo é expressamente proibido ai concordo plenamente com o isménio...

Agora também será importante explicar o porquê!

Quando temos um peixe num globo\calice, seja qual for mas principalmente peixes grandes (kingio cometa ou telescópio), sendo o globo\calice redondo transmite as vibrações com amior intensidade.

Ou seja o peixe dentro do globo\calice, dá às barbatanas e provoca ondulação-movimento na agua.

Essa ondulação bate na parede do glob\calice e é retraida de volta para o peixe com 3 vezes mais força. Logo irá provocar stress no peixe que por sua vez ganha doenças. Ainda para mais sendo globos\calices não têm filtragem e muitas vezes a agua não é tratada (tirar a agua toda não é tratamento muito pelo contrario é matar lentamente o peixe) e por essa razão a maioria das vezes os peixes ou morrem ou então ouvimos a tal histórioa do saltou do aqua.

 

Cmpts

Pimenta

 

" A solução para a poluição é a diluição "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exodia, não fiques chateada comigo que o que disse foi com as melhores das intenções.

Se realmente queres montar o aquário de agua quente força nisso mas entretanto tens de arranjar uma solução provisória para o peixe vermelho, ele não pode ser mantido ai, um dia acordas e ele esta no chão, é certinho, não é mau agoiro, é mesmo o que acontece.

Podes coloca-lo num recipiente de plástico dos chineses que leve uns 20 litros visto o peixe ainda ser pequeno, pode ser feio a vista mas o peixe agradece.

Os peixes são seres vivos que não pediram para vir para nossas casas e por isso devemos tomar conta deles, não são objectos de decoração portanto retira-me o peixe desse cálice ou globo ou lá o que seja por favor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sei e nem eu estou satisfeito com a actual situação dele...e tenho que encontrar uma solução...

mas é como te disse eu nunca tive peixes aquele foi-me dado.. sou um bocado noob nestes assuntos...

por isso estou aqui para me informar..

Benfica campeão 2009/10

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém nasce ensinado e só aprende quem tenta.

Não te preocupes demais..."diverte-te esclarecido" e é para isso que aqui estamos todos: aprender uns com os outros.

Irás cometer erros e irás aprender com eles se fores esperto.

Só não pergunta quem se acha mais esperto que os outros.

Boa sorte e estás à vontade.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tou a pensar em comprar um aqua de 150l se comprar uma bomba uv nao preciso de comprar um flitro separado ou nao? um obridago a todos pela ajuda

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tou a pensar em comprar um aqua de 150l se comprar uma bomba uv nao preciso de comprar um flitro separado ou nao? um obridago a todos pela ajuda

 

Boas

 

Antes de mais seria aconselhável teres criado um tópico proprio para o efeito. Obténs mais respostas e não aproveitas o tópico de um outro membro porque depois da origem a conversas cruzadas, logo confusão

 

Cmpts

Pimenta

 

" A solução para a poluição é a diluição "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.