Duvidas Sobre Discus


Filipe Simões

Recommended Posts

Boas!

Estou a pensar em adquirir Discus para o meu aquário que ainda está na fase de montagem.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=154102&hl=

 

As duvidas são as seguintes:

 

1º- Como desparasitar os Discus?

2º- Como se destinge o macho da femêa(sei que é bastante complicado mas tem de haver uma maneira)?

3º- Como é o ritual de acasalamento dos Discus?

4º- Na altura da criação como diminuir o numero de ovos fungados?

 

Para já é tudo.

 

Cumps, LaVey

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º- Como desparasitar os Discus?

 

Para quê??? se ainda nem compraste discus, o que te interessa isso? a desparazitação não é preventiva... quer dizer só se os bichos tiverem sinais de parasitas é que se deve desparasitar, mas se procurares por desparasitação encontras seguramente. De todas as formas há dois tipos de parasitas internos e externos, e dentro destas duas categorias varias especies, não existe uma receita milagrosa. Dependendo do que se quer tratar existe 1 tratamento especifico.

 

2º- Como se destinge o macho da femêa(sei que é bastante complicado mas tem de haver uma maneira)?

 

"Esta é simples até eu sei!" Ou os vês a colocar ovos e depois vês os ovos eclodir ou fazes 1 teste de ADN.

Não estou a gozar!!! é mesmo assim!

 

3º- Como é o ritual de acasalamento dos Discus?

 

Youtube - Discus spawning

 

4º- Na altura da criação como diminuir o numero de ovos fungados?

 

Mas nem sequer tens discus e já estás a pensar nos ovos que podem fungar?!?!? e quem te disse que é obrigatorio os ovos fungarem?

 

Conselho, Vai com calma, primeiro disfruta dos animais se tiveres algum problema ou algum casal vais aprender como se faz, alem disso tens o forum para isso.

Outra coisa, qual a tua experiencia em aquariofilia?

 

é que estive a ver o tópico do teu aquario e sinceramente acho que já cometeste muitos erros na montagem de um aqua novo...

1º Discus devem ser mantidos em grupo;

2º Aquarios de 120lt não são aconselháveis para grupos de discus por serem demasiado pequenos.

3º Filtragem curta

4º Termostato curto!!! 100Wt para 120lts... tenta colocar a água a 28/29º se conseguires...

5º A agua a 26º ou menos para discus costuma ser fatal...

 

Acho que já deves ter aprendido alguma coisa...

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, a minha experiencia com aquários não e própriamente minha, o meu padrasto sempre teve aquários(pelo menos desde que o conheço) e eu ia o ajudando em algumas tarefas de manutenção enquanto ele me explicava como se fazia.

Antes de ele me dar este aquário, era utilizado para criação de kribenzis.

A aua era mantida a 26ºC por este aquecedor.Achas que devo meter mais um de 100W ou ou trocar por um de 150W ou 200W?

Quanto a filtragem, o orçamentoera era continua a ser curto e visto que nas especificaçoes diz que faz 440lts/h sendo o aquário de 130lts não parece muinto mau mas vamos ver.

Os discus resolvi mudar(e pensei que ja tivesse actualizado no tópico) comprar uns 5 jovens.

A questão da desparazitação e dos ovos fungados era apenas para se vier a acontecer eu estar prevenido(mas sei que posso até não conseguir criação nenhuma).

Mas obrigado pelas respostas

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende se vives num local quento ou frio, se o aquário estará num ambiente mais ou menos equilibrado para a temperatura ideal dos discus.

 

Quando montares o aquário verificas com o termometro se a água atinge a temperatura desejada.

 

O filtro é escasso para discus, podes sempre pesquisar na barra de pesquisa qualquer dúvida que tenhas, existe muita discusão sobre o que pretendes saber, em vez de esperar por respostas num post teu, que pode sempre demorar mais tempo.

 

Bom trabalho, e pesquisa 1º antes de comprar o quer que seja, podes sempre pedir opinião para uma decisão mais consistente.

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto acho mesmo que 100wt vai ser curto.

 

Vou dar-te 1 exemplo, tive uma vez 30 discus de 4/5cm num aquario de 240lt(era de criação), e um problema no termostato fez-me a água baixar para 24º de inverno... no dia seguinte o chão do aquario estava todo cheio de fezes brancas e ainda tive umas 6/7 baixas... e isto aconteceu porque passaram umas 5/6 horas a 24º, não mais que isso.

 

Os discus serem mantidos a temperaturas mais altas, tem a ver com o seu sistema imunológico que com a temperaturas abaixo dos 26/27 fica mais susceptivel a doenças.

 

Relativamente aos 5 que vais comprar, soa-me bem para te iniciares, mas não vais conseguir mantê-los aí por mais de 6 meses (1 ano no máximo), depois vais ter que pensar num upgrade eu diria para pelo menos 200lts.

 

Reltaivamente aos termostatos, eu já de algum tempo a esta parte só confio nos Jagger, são os unicos dos que já experimentei que me conseguem manter uma temperatura estável, de verão é que é o problema, mas isso é outra história... a água aquece e depois para a fazer baixar...(ás vezes chega aos 33º, mas a culpa é do calor)

 

Relativamente á temperatura se tiveres os peixes numa sala que esteja a 24º creio que o melhor seria um Jagger de 150w, abaixo dos 20, tens que pensar em 200wt... Mas lá está é como te digo tem tudo a ver com a temperatura e a precaveres o futuro, porque se algum te adoece, vais querer subir a temperatura pelo menos para 30º e depois lá vais tu comprar 1 termostato á pressa...

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto acho mesmo que 100wt vai ser curto.

 

Vou dar-te 1 exemplo, tive uma vez 30 discus de 4/5cm num aquario de 240lt(era de criação), e um problema no termostato fez-me a água baixar para 24º de inverno... no dia seguinte o chão do aquario estava todo cheio de fezes brancas e ainda tive umas 6/7 baixas... e isto aconteceu porque passaram umas 5/6 horas a 24º, não mais que isso.

 

Os discus serem mantidos a temperaturas mais altas, tem a ver com o seu sistema imunológico que com a temperaturas abaixo dos 26/27 fica mais susceptivel a doenças.

 

Relativamente aos 5 que vais comprar, soa-me bem para te iniciares, mas não vais conseguir mantê-los aí por mais de 6 meses (1 ano no máximo), depois vais ter que pensar num upgrade eu diria para pelo menos 200lts.

 

Reltaivamente aos termostatos, eu já de algum tempo a esta parte só confio nos Jagger, são os unicos dos que já experimentei que me conseguem manter uma temperatura estável, de verão é que é o problema, mas isso é outra história... a água aquece e depois para a fazer baixar...(ás vezes chega aos 33º, mas a culpa é do calor)

 

Relativamente á temperatura se tiveres os peixes numa sala que esteja a 24º creio que o melhor seria um Jagger de 150w, abaixo dos 20, tens que pensar em 200wt... Mas lá está é como te digo tem tudo a ver com a temperatura e a precaveres o futuro, porque se algum te adoece, vais querer subir a temperatura pelo menos para 30º e depois lá vais tu comprar 1 termostato á pressa...

 

Ok vou tentar saber a temperatura ambiente da casa mas apesar de não ser fria está numa zona muinto humida

Para já vou tentar por os tais 5 mas sinceramante so queria manter um casal depois de ter um casal formado ou vendo os outros ou arranjo outro aqua

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para já vou tentar por os tais 5 mas sinceramante so queria manter um casal depois de ter um casal formado ou vendo os outros ou arranjo outro aqua

 

Hummm, se tiveres espaço em casa diria que vais arranjar outro aqua, depois de te habituares aos discus não os vais querer dar por nada, pelo menos falo por mim...

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

 

Hummm, se tiveres espaço em casa diria que vais arranjar outro aqua, depois de te habituares aos discus não os vais querer dar por nada, pelo menos falo por mim...

 

cumpz

 

Bem, não tenho uma mansão mas sou capaz de arranjar mais um ou dois aquários.

É claro que se forem daqueles discus que estão sempre a fazer criação vou ter de acabar por vender os ´filhos`.

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, não tenho uma mansão mas sou capaz de arranjar mais um ou dois aquários.

É claro que se forem daqueles discus que estão sempre a fazer criação vou ter de acabar por vender os ´filhos`.

 

 

Boas

 

A meu ver estás a precipitar-te bastante..deverias planear bem essa aquisição e o material que possuis.. N faças como eu q fui comprando as coisas umas depois das outras depois de ja ter os discus num aqua de 120 ltos.. Aprendi com erro é vrdd, mas podia ter evitado despesas estupidas facilmente evitaveis!

 

Hoje tenho um aqua de 300 Lts brutos.. Eu acho que antes de pensares em discus, casais, criação.. deves pensar em espaço e nas condições que vais poder dar aos teus peixes! :discuss_gathering:

 

Claro que quando maior for, mais caro sera.. os filtro serão mais caros, a iluminação o aquecimento.. enfim.. Mas conseguimos sempre encontrar aquele meio termo que nos vai deixar confortaveis e seguros de que estamos num bom caminho.

 

Em relação a aquecimento acho que quanto mais margem de manobra tiveres melhor, no caso de no verão aquecer bastante, podes sempre desligar o termostato e ir controlando a variação de temperatura da agua..

 

Em relação ao aquario, o melhor mesmo era encontrates um que fosse definitivo, para evitares trabalhos maiores e mais despesas mais tarde.. É uma opiniao..

 

Boa sorte com isso, é so o desejo!

 

Cumps

André_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A meu ver estás a precipitar-te bastante..deverias planear bem essa aquisição e o material que possuis.. N faças como eu q fui comprando as coisas umas depois das outras depois de ja ter os discus num aqua de 120 ltos.. Aprendi com erro é vrdd, mas podia ter evitado despesas estupidas facilmente evitaveis!

 

Hoje tenho um aqua de 300 Lts brutos.. Eu acho que antes de pensares em discus, casais, criação.. deves pensar em espaço e nas condições que vais poder dar aos teus peixes! ;)

 

Claro que quando maior for, mais caro sera.. os filtro serão mais caros, a iluminação o aquecimento.. enfim.. Mas conseguimos sempre encontrar aquele meio termo que nos vai deixar confortaveis e seguros de que estamos num bom caminho.

 

Em relação a aquecimento acho que quanto mais margem de manobra tiveres melhor, no caso de no verão aquecer bastante, podes sempre desligar o termostato e ir controlando a variação de temperatura da agua..

 

Em relação ao aquario, o melhor mesmo era encontrates um que fosse definitivo, para evitares trabalhos maiores e mais despesas mais tarde.. É uma opiniao..

 

Boa sorte com isso, é so o desejo!

 

Cumps

André_aP

 

 

Bom...

Em quanto ao aquecedor vou comprar mais um de 250W ou 300W.

O aquário é definitivo o que disse é que se eles se reproduzirem com tenho visto em alguns tópicos vou ter de arranjar outros.

E o material, ando a comprar conforme os euros vão deixando mas só meto os Discus quando estiver tudo em ordem.

O filtro tenho um 2213 da Eheim com cerca de 400grms de cerâmica, esponja, 1Lts de Substract pro, uma esponja preta que não tenho a certeza do que é e lã filtrante.

E é obvio que não penso nos Discus como sendo máquinas parideiras mas gostava de ver o processo de criação em minha casa.

Obrigado pelas respostas.

Cumps, LaVey

Link to comment
Partilhar nas redes sociais