Tetra EasyCrystal Filter Box 300


Zoaninha

Recommended Posts

Alguem tem este filtro interno da Tetra e esta satisfeito?

 

Apesar da minha agua continuar um pouco branca, como disse ontem noutro tópico, acho um bocado estranho ter colocado um floco de comida (na continuação do ciclo do azoto) e ele ter ficado exactamente no mesmo sítio desde ontem à noite.

Não era normal ter-se deslocado uma vez que a agua anda em movimento?

 

Tenho também umas particulas na superficie (tipo pó) que não saem do mesmo sítio. Acho um bocado estranho. Eu nunca tive um aquario, mas se o caudal é de 300lt/h e eu tenho um aqua de 60 lts aquela agua durante a noite foi mais que repassada.

 

Acham que esta tudo bem com o filtro ou posso fazer alguma coisa para melhorar (o aqua foi iniciado no sabado).

 

Desculpem se a pergunta não vos faz muito sentido, mas é uma dúvida existêncial.

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aponta a saida do filtro para a superficie. Vais ver que te remexe a água!

Coloca uma ligeira inclinação até perceberes que a água da superficie fica movimentada.

 

Abraço,

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que ele nem esta ao nível da água, uma vez que é de cascata. Não da para subir mais porque não tem ventosas, esta seguro numa ranhura própria que tem o aqua.

 

Posso é diminuir o volume de agua, a minha dúvida não era propriamente a agitação da água, era essencialmente perceber se pelos factos que apresentei o filtro estaria a fazer uma limpeza de agua correcta.

 

É que da-me ideia que agua ate ja tem cheiro...uma coisa de nada, mas n sei se é normal uma vez que tem tão puco tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Como ja disseste, podes baixar o nível de água para minimizar essa poeira à superfície. De resto, se tens as matérias filtrantes bem posicionadas e está a sair água então está tudo a funcionar como deve de ser.

 

O cheiro pode ser indicador de amónia.. n deve ser do floco...deve ser de alguma matéria orgânica do areão ou tronco...

 

Não laves as biobolas nem a esponja preta do filtro...se tiverem muito porcas lava com água do aquário.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Como ja disseste, podes baixar o nível de água para minimizar essa poeira à superfície. De resto, se tens as matérias filtrantes bem posicionadas e está a sair água então está tudo a funcionar como deve de ser.

 

O cheiro pode ser indicador de amónia.. n deve ser do floco...deve ser de alguma matéria orgânica do areão ou tronco...

 

Não laves as biobolas nem a esponja preta do filtro...se tiverem muito porcas lava com água do aquário.

 

cumps

 

Sim o cheiro não é do floco, é mesmo a agua que tem esse odor (mas como só tem 3 dias) preocupava-me que fosse o filtro que nao estivesse a trabalhar bem. mas pode ser da raiz que coloquei. Amónia não sei se sera porque ainda não tenho peixes.

 

Não vou lavar nada por enquanto, o filtro ainda nem teve tempo de se sujar. Vou diminuir um bocadinho o volume e esperar que a agua fique um bocado mais cristalina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Amónia pode muito bem ser proveniente do substrato. É normal que substratos com matéria orgânica libertem inicialmente alguma amónia. Se conheces alguém que tenha um aquário estabilizado podes pedir algumas matérias filtrantes emprestadas e colocar no teu filtro, ou podes pedir alguns garrafões de água ciclada que isso vai-te dar um boost no ciclo. Ou as tais bactérias... em uma semana ja podes meter peixes.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Eu tenho um aqua tetra identico ao teu e uso exactamente o mesmo filtro. Gosto bastante e cpnsidero um dos melhores mas claro só o filtro por si próprio não faz milagres. è necessário usares a quantidade certa de cpndiocionadores de agua e baxterias biológicas. Verifica o que tens no aquário pois como o pedrioo disse Amónia pode muito bem ser proveniente do substrato. Vai fazendo algumas tpa´s. de resto não te preocupes muito com a água turva só tem 3 dias é norma, tens de deixar assentar. Realtivamente ao filtro se ele estiver colocado na posição correcta a água mexe mas nem barulho quase faz (mas sim tem de ter corrente).

 

Cumprimentos

 

Pimenta

Pimenta

 

" A solução para a poluição é a diluição "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Eu tenho um aqua tetra identico ao teu e uso exactamente o mesmo filtro. Gosto bastante e cpnsidero um dos melhores mas claro só o filtro por si próprio não faz milagres. è necessário usares a quantidade certa de cpndiocionadores de agua e baxterias biológicas. Verifica o que tens no aquário pois como o pedrioo disse Amónia pode muito bem ser proveniente do substrato. Vai fazendo algumas tpa´s. de resto não te preocupes muito com a água turva só tem 3 dias é norma, tens de deixar assentar. Realtivamente ao filtro se ele estiver colocado na posição correcta a água mexe mas nem barulho quase faz (mas sim tem de ter corrente).

 

Cumprimentos

 

Pimenta

 

Peço desculpa pela ignorancia, não sabia que o substrato poderia conter amónia (só tenho areão), pensei que só depois com os peixes é que se notava. Eu pus aqua balance e aqua safe.

 

Sim em relação ao barulho estou muito satisfeita, o filtro é meu amigo durante a noite. E sim a água mexe só queria saber se é o suficiente. Mas já percebi que deve estar tudo bem, que é mesmo uma questão de paciência até a poeira assentar.

 

Agora é que fiquei com uma dúvida, já li aqui que quando estamos a ciclar não se deve fazer tpas, o que para mim tem alguma lógica, estavas a dizer para fazer caso verificasse que tinha valores de amónia é isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa pela ignorancia, não sabia que o substrato poderia conter amónia (só tenho areão), pensei que só depois com os peixes é que se notava. Eu pus aqua balance e aqua safe.

 

Sim em relação ao barulho estou muito satisfeita, o filtro é meu amigo durante a noite. E sim a água mexe só queria saber se é o suficiente. Mas já percebi que deve estar tudo bem, que é mesmo uma questão de paciência até a poeira assentar.

 

Agora é que fiquei com uma dúvida, já li aqui que quando estamos a ciclar não se deve fazer tpas, o que para mim tem alguma lógica, estavas a dizer para fazer caso verificasse que tinha valores de amónia é isso?

Pimenta

 

" A solução para a poluição é a diluição "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em aquarios a TPA é a forma mais efetiva de filtragem ; remove tudo da agua, nitratos, fosfatos, amonia, etc especialmente em aquarios pequenos. Skimmer, reator de fosfato, deep sand bed tambem remove nutrientes mas cada qual tem as suas limitações e não são 100% eficientes mas a TPA sim. Ela ajuda na estabilidade do sistema, a agua torna-se qualitativamente melhor e os habitantes do tanque saudáveis.

 

Alem de remover nutrientes a TPA repõe oligoelementos, ajuda na reposição de calcio, magnesio, potassio e iodo alem de outros.

 

Regra geral uma TPA de 20 a 30% do volume do tanque a cada 2 semanas atende as circunstancias mas indiscutivelmente melhor ainda uma TPA de 5 a 10% semanalmente.

 

resumindo:

 

É necessário efetuar trocas regulares de água em um aquário, pois as bactérias se encarregam de degradar o amoníaco e transformar os nitritos em nitratos. Estes últimos se acumulam pouco a pouco no aquário, podendo alcançar valores excessivos que poderiam ser tóxicos para os peixes. A taxa de nitratos deve ser sempre inferior a 50 mg/l.

 

Os nitratos são consumidos por plantas aquáticas e pelas algas. Contudo, o consumo das plantas não basta para eliminar todos os nitratos. Em geral, só as trocas de água, regularmente, permitem obter taxas aceitáveis.

 

Por outro lado, as trocas de água permitem o fornecimento de sais minerais necessários aos peixes e às plantas. Se não é renovada a água, eles se esgotam pouco a pouco no meio fechado do aquário. O ritmo e a quantidade de trocas de água são variáveis segundo a população do aquário e as condições de manutenção. É aconselhado, geralmente, trocar 10% da água toda semana, ou 20% a cada 15 dias. Esta porcentagem deve ser aumentada se, por exemplo, as taxas de nitrato se elevarem demasiado. No entanto, jamais deve-se trocar a água toda de uma vez só.

Pimenta

 

" A solução para a poluição é a diluição "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim sim, isso eu percebo e faz todo o sentido.

 

Mas uma vez que montei o aqua pela primeira vez no sábado e não tenho peixes e esta a ciclar só fiquei na dúvida. Porque já tinha lido aqui no forum que não se deviam fazer tpas durante o ciclo e sim depois quando introduzisse os primeiros peixes.

 

Obrigada pela explicação :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK!!! Obrigada :smile2:

ola zoanina

eu ja tive um aqua desses da tetra de 60 litros com esse filtro

infelizmente foi uma desilusão das grandes

o filtro diz para se mudar os elementos de mes a mes, no meu caso ao fim duma semana ou duas estavam entupidos :P mesmo com poucos peixes

um dia resolvi limpar o filtro, o caudal aumentou tanto que transbordava sem passar pelo elemento filtrante ( novo )

o aquario ao fim dum mes começou a perder agua :(

e por fim a iluminação de 15 w é tão fraca que só mesmo plantas com pouca necessidade de iluminação é que se conseguem manter

mas espero que tenha sido só azar meu e que tenhas sorte com o teu :)

á é verdade ja para não falar do termoestato que avariou ao fim de 2 semanas................

tetra NUNCA MAIS

Posted Image

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa-me dar a minha opinião: se o floco não se mexeu nada durante um dia inteiro, sim, há algo que está mal. Verifica se o caudal está no máximo e se está a funcionar correctamente. Para saberes se está a funcionar bem, cronometra o tempo que o filtro demora a encher uma garrafa e depois faz as contas para ver se o caudal por hora está conforme as indicações (provavelmente não está, porque isso é sempre inventado). Se não estiver, algo está mal. Verifica se o filtro não está entupido, se não tem alguma matéria filtrante a entupir a saída. Se não vires motivo para o fluxo estar fraco, passa pela loja e devolve o filtro.

 

Nos primeiros dias é normal o aqua estar esbranquiçado. Demora uns dais a estabilizar. Não deves de todo fazer TPAs durante o ciclo, pelo menos enquanto não tiveres peixes. A água tem já algumas bactérias e se tiras águas com bactérias e metes água nova, sem bactérias, então vais estar a retroceder o processo. Durante esta altura, é mesmo suposto o aquário estar sujo, essa é a intenção. Há até quem se aventure a colocar a própria urina no aquário! (eu já acho isto demais, mas cada um com a sua ideia). Quanto maior a sujidade, maior o nível de amónia e por sua vez maior o nível de bactérias benéficas para o aquário no final do ciclo. Se fizeres TPAs durante este tempo, depois quando começares a ter peixes e passar a haver sujidade a sério, não tens bactérias e tens subida de amónia e nem sabes porquê...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.