Filtro Vs Bomba de Ar


Recommended Posts

Olá a Todos.

 

A minha questão é a seguinte: Tenho um Filtro interno Projec Brio 2 200/600lh.

O meu Aqua é de 70lt.

Tenho 3 Mollys. 3 Espadas. 1 Guppy + 4 alvins. 2 limpa fundos e 1 limpa vidros. 8 Plantas (n sei o nome).

 

Tinha uma bomba de ar ligada mais o filtro. Recentemente descobri, que é possivel ligar uma mangueira ao filtro para que este projecte oxigenio. Assim, retirei a bomba de ar, que fazia um barulho enorme.

 

Fiz bem em retirar a bomba de ar ou não? Noto os peixes mais calmos e nas plantas existem muito mais bolhas arragadas ás plantas. Ou sera oxigenio a mais? Sera melhor por novamente a bomba de ar e deixar o filtro a fazer o seu trabalho, só filtrar?!!

 

Um Abraço a todos.

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

Acho que não fizeste mal; poupas energia, reduziste o ruído e o efeito é semelhante.

Normalmente essas ligações aos filtros ou são reguláveis ou dão para ligar um tubo na ponta do qual se pode pôr (se não existir) uma válvula para controlar a admissão de ar.

As bolhas que dizes estarem agarradas às plantas são projectadas pela saída de ar do filtro contra elas ? Se sim convém controlar isso.

Cumprimentos,

Editado por popxunga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

Acho que não fizeste mal; poupas energia, reduziste o ruído e o efeito é semelhante.

Normalmente essas ligações aos filtros ou são reguláveis ou dão para ligar um tubo na ponta do qual se pode pôr (se não existir) uma válvula para controlar a admissão de ar.

As bolhas que dizes estarem agarradas às plantas são projectadas pela saída de ar do filtro contra elas ? Se sim convém controlar isso.

Cumprimentos,

 

Pois...é como dizes. As bolhas agarradas nas plantas são fruto da projecção da saida do ar atravez do filtro. E tenho notado...desde ontem, que os peixes vêm ao de cima «beber» ar/agua, até o limpa fundos anda a fazer isso. O que se poderá estar a passar?????

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens o aquário montado a quanto tempo? 20 e poucos dias?

 

Não Amigo.

Já tem uns 5 mesitos.

Fiz a ciclagem toda...Tpa's semanalmente (+-10lt). Realmente a unica alteração foi retirar a bomba, de ar e por o filtro a «bombar 2 em 1».

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estranho.

 

que dimensão tem o aquario em CxLxA? e a quantidade de peixes e plantas que tens lá dentro.

 

Podes colocar o filtro mais para perto da superficie para mover a tona de água.

 

a bomba de ar é desnecessaria, a oxigenação farás pelas seguintes formas:

 

superficie do aquario em cm^2 (depende do comprimentoxlargura do aquario)

plantas existentes

filtro criando ondulação na superficie da água.

 

esse sinal pode também ser sinal que precisas de limpar o filtro (está entupido)...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estranho.

 

que dimensão tem o aquario em CxLxA? e a quantidade de peixes e plantas que tens lá dentro.

 

Podes colocar o filtro mais para perto da superficie para mover a tona de água.

 

a bomba de ar é desnecessaria, a oxigenação farás pelas seguintes formas:

 

superficie do aquario em cm^2 (depende do comprimentoxlargura do aquario)

plantas existentes

filtro criando ondulação na superficie da água.

 

esse sinal pode também ser sinal que precisas de limpar o filtro (está entupido)...

 

Ora as medidas são: 60x40x35.

 

Agora na hora do almoço reduzi a entrada do ar, o que faz com que aumente a «força/potencia» da circulação da água.

 

Mas respondendo a tua ideia,posso mais logo ver o estado do filtro. Contudo fica a pergunta:

 

Mesmo que o filtro esteja intupido/sujo...o ar que ele expele vem directamente do meio-ambiente para a água, não é?? Ou passa pelo filtro??!!

 

Abraço

 

Bruno

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não passa pelo filtro. vai logo directo para a água. Apenas o virem respirar à superficie não só pode indicar uma falta de oxigenio, mas mais provavelmente um filtro entupido por detritos de peixe.

 

que peixes e quantos tens lá dentro. e que plantas tens.

 

deve-se limpar o filtro em agua retirada do aquario e nunca com agua da torneira, deve-se lavar levemente apenas para desentupir

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não passa pelo filtro. vai logo directo para a água. Apenas o virem respirar à superficie não só pode indicar uma falta de oxigenio, mas mais provavelmente um filtro entupido por detritos de peixe.

 

que peixes e quantos tens lá dentro. e que plantas tens.

 

deve-se limpar o filtro em agua retirada do aquario e nunca com agua da torneira, deve-se lavar levemente apenas para desentupir

 

Pois...provavelmente pode ser filtro entupido.

 

Porque falta de O2 não me parece, quanto muito, excessoo de O2, se é que isso é possivel.

 

Vou fazer um Tpa mais logo, lavar o filtro e ver o que dá.

 

De qualquer forma, um obrigado pelas respostas.

 

Bruno

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O envenenamento por nitritos provoca a subida dos peixes a superfície em busca de mais oxigénio na agua dai a minha pergunta.

Se tiveres testes de amonia ou nitritos efectua o teste mas era boa ideia limpar o filtro que pode estar cheio de detritos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom vamos ao relatorio.

 

Fiz o Tpa, mais ou menos 12%. Limpei o filtro que por sinal (para meu espanto) estava bastante «encardido», julgo ter a ver um pouco por ter deixado o meu filho mais velho a dar comer aos peixes. (tenho de culpar alguem. loooool).

 

Por outro lado, quando desliguei a bomba de ar na semana passada, tive a brilhante (idiota) ideia de mudar a posição do filtro, ou seja passou a estar virado para a frente do aquario, ao invez de estar virado para o lado. Portanto so uma pequena parte do aqua é que devia ter circulação de ar e agua.

 

Posto isto...vamos aguardar para amanha e ver resultados, mas confesso que não estou a ver dias felizes aqui.

 

Pergunta: Devo fazer Tpa's com mais regularidade até melhoras, ou é melhor não estressar mais os pobres bichos.

PS. nao tenho medidores de Nitratos nem nada disso. So PH

 

Um Abraço

 

Bruno

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, hoje quando sai de manha parecia estar td mais ou menos. Quando cheguei a casa há tarde, levei uma amostra da água á minha loja fornecedora para a analisarem. O Ph esta 7.5 o No2 esta bom (nao tomei nota do valor), enfim....em principio o TPA e lavagem do filtro de ontem, resolveram a coisa. Noto que já não vão tantas vezes á suprifice beber «ar».

 

É curioso como umas simples alterações podem dar cabo de tudo.

 

De qualquer forma um obrigado a tds e até breve.

 

Mas bomba de ar....realmente...não vale a pena...não sei, digo eu!!!!!

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ....

Pois estas coisas são mesmo assim...

Por vezes uma alteração aparentemente sem importância acaba por produzir resultados inesperados.

Ah ... mais um conselho: Não ponhas comida em demasia e avisa quem dá de comer aos bacalhau :)

Obrigado pelo teu feedback ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.