Íctio


Recommended Posts

infelizmente acho que um dos meus peixes está com íctio.. parece-me estar ainda num estado muito primário, porque só um dos peixes é que tem e só tem 2 pontinhos brancos.

 

já subi a temperatura de 26ºC para 28ºC, amanha vou subir para 29º ou 30º. o que posso fazer mais para tentar acabar com isto já ao inicio?

 

o meu peixe infectado é um rasbora, e a minha fauna no aquário é:

 

2 LDA's 025

4 rasboras arlequim

3 barbos cereja

3 corydoras pigmeu

 

e uns quantos camarões.

 

precisava mesmo de ajuda..

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens a certeza do diagnóstico, medica já.

 

certeza absoluta não a tenho, porque nunca tinha visto ictio, é o meu primeiro aquário, mas reparei num ponto branco na barbatana dorsal e outro na "barriga" do peixe e nenhum dos outros peixes da mesma espécie as tem. tenho que recorrer a medicamentos então?

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um produto que ajuda na mucosa dos peixes, era boa ideia colocá-lo? é a unica medida que consigo tomar agora, o resto só amanha..

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, medicar sem teres a certeza do diagnóstico, não.

Se for Ictio vai avançar de certeza nas próximas horas/dias e, mal vejas que os peixes têm mais pontos medica de imediato.

 

Não adiciones mais nada. até porque não sabes da eventual incompatibilidade ou toxicidade desse produto face ao medicamento que vais usar.

 

Ao medicares não te esqueças de desligar eventuais UV´s; retirares carvão que tenha no filtro e aumentares a oxigenação.

 

Se quiseres "posta" uma foto que a malta tenta ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá! eu tive há uns tempos atras um problema de ictio nas minhas 3 botias, experimentei retirar 2ltrs. +- da agua do aqua para um recipiente e coloquei umas gotas de TETRA CONTRALK juntamente com as botias,deixei-as estar uns 10mnts. e retirei SÓ os peixes de novo para o aqua! resultou e em dois dias o ictio desapareceu por completo e até hoje não voltou... nem mais apareceu noutros peixes tambem!

evitei o trabalho todo de retirar o carvão e por ai a fora! correu muito bem!!!!

abração!

Em cada pequena acção existe uma reacção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá! eu tive há uns tempos atras um problema de ictio nas minhas 3 botias, experimentei retirar 2ltrs. +- da agua do aqua para um recipiente e coloquei umas gotas de TETRA CONTRALK juntamente com as botias,deixei-as estar uns 10mnts. e retirei SÓ os peixes de novo para o aqua! resultou e em dois dias o ictio desapareceu por completo e até hoje não voltou... nem mais apareceu noutros peixes tambem!

evitei o trabalho todo de retirar o carvão e por ai a fora! correu muito bem!!!!

abração!

 

Pois, mas esse não será a melhor solução com toda a certeza por vários motivos:

 

- Estas a expor os peixes a maior stress (devido á captura; manipulação etc) que é tudo o que não se quer que aconteça em peixes doentes, pois é reconhecido que a maioria das doenças avança a ritmo galopante em peixes cujo o índice de stress seja alto.

- Tratas apenas os peixes e não o aquário, é certo e sabido que o Ictio permanece latente no aquário e em situações que lhe sejam favoráveis volta em força. Exemplo concreto é o daquelas pessoas que quando têm Ictio aumentam a temperatura sem tomar qualquer medida profiláctica adicional, passado uma temporada: Boom!!

-Depois o medicamento que usas-te, quanto a mim é mal formulado.

Editado por vitorhugof
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas esse não será a melhor solução com toda a certeza por vários motivos:

 

- Estas a expor os peixes a maior stress (devido á captura; manipulação etc) que é tudo o que não se quer que aconteça em peixes doentes, pois é reconhecido que a maioria das doenças avança a ritmo galopante em peixes cujo o índice de stress seja alto.

- Tratas apenas os peixes e não o aquário, é certo e sabido que o Ictio permanece latente no aquário e em situações que lhe sejam favoráveis volta em força. Exemplo concreto é o daquelas pessoas que quando têm Ictio aumentam a temperatura sem tomar qualquer medida profiláctica adicional, passado uma temporada: Boom!!

-Depois o medicamento que usas-te, quanto a mim é mal formulado.

 

pois a tua teoria é a certa ou seja a principal pois segues esses critérios todos mas só quis dizer que resolvi o meu problema assim e coincidencia ou não resultou,não houve avanço da doença nem nas botias nem nos outros peixes nem no aqua, e se voltar a acontecer seguirei o mesmo processo visto que foi o que me agradou! pelo menos enquanto correr bem!

em relaçaõ ao CONTRALK não compreendi o que queres dizer!

abraço

Em cada pequena acção existe uma reacção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ictio não é uma doença grave para os peixes. No entanto, pode espalhar-se muito depressa. A subida da temperatura em muitos casos basta.

 

Caso não chegue, há medicamentos próprios para ictio (é só ir a uma loja). Dá uns dois dias e vê o desenvolvimento. Tens é que estar muito atento.

 

O aparecimento do ictio acontece com mudanças de temperaturas bruscas. Quando fizeres TPAs, aquece um pouco a água, de forma a que esteja mais ou menos próxima da água do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ictio não é uma doença grave para os peixes. No entanto, pode espalhar-se muito depressa.

 

Não??

Podes pensar que não, mas é grave, e muito. È só a doença que mais danos económicos causa na industria dos peixes ornamentais.

 

 

A subida da temperatura em muitos casos basta.

 

Parece que não lês-te o que eu escrevi mais lá em cima: - Tratas apenas os peixes e não o aquário, é certo e sabido que o Ictio permanece latente no aquário e em situações que lhe sejam favoráveis volta em força. Exemplo concreto é o daquelas pessoas que quando têm Ictio aumentam a temperatura sem tomar qualquer medida profiláctica adicional, passado uma temporada: Boom!!

 

 

O aparecimento do ictio acontece com mudanças de temperaturas bruscas.

Esse é só um dos motivos que pode potenciar o aparecimento da doença, mas não é o único. Basicamente pode "aparecer" em qualquer situação que o sistema imunitário do peixe se encontre enfraquecido.

Editado por vitorhugof
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas notícias, os pontos brancos desapareceram (eram apenas dois pontos num peixe; um ponto noutro peixe). não sei o que possa ter sido, mas felizmente já desapareceram. entretanto hoje comprei vitaminas para ir ajudando no futuro

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não??

Podes pensar que não, mas é grave, e muito. È só a doença que mais danos económicos causa na industria dos peixes ornamentais.

 

É normal...É a doença mais comum e que se propaga facilmente...Daí causar tantos prejuízos...

 

Parece que não lês-te o que eu escrevi mais lá em cima: - Tratas apenas os peixes e não o aquário, é certo e sabido que o Ictio permanece latente no aquário e em situações que lhe sejam favoráveis volta em força. Exemplo concreto é o daquelas pessoas que quando têm Ictio aumentam a temperatura sem tomar qualquer medida profiláctica adicional, passado uma temporada: Boom!!

 

Já tive ictio (e já vi em muitos outros aquários), aumento da temperatura bastou e nunca mais apareceu. Pode ter sido sorte, confesso. O voltar a aparecer não significa que tenha ficado no aquário, mas sim, simplesmente, que apareceu. O íctio é o mais parecido à constipação do ser humano. Não é por não desinfectar a divisão onde alguém com constipação esteve, que passado uns meses, alguém que lá entre, volte a apanhar, ou que seja esse o motivo da constipação (exemplo meramente ilustrativo).

 

 

Esse é só um dos motivos que pode potenciar o aparecimento da doença, mas não é o único. Basicamente pode "aparecer" em qualquer situação que o sistema imunitário do peixe se encontre enfraquecido.

 

É o mais comum. Claro que há vários motivos...Por acaso esqueci-me de aconselhar a comprar vitaminas, que ajudam a fortalecer o sistema imunitário.

 

Mas respeito a tua opinião, até porque andas nisto há bastante mais tempo. Apenas partilhei o que eu vi, li e experimentei...

 

O que interessa é que os peixes ficaram bons.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.