Cubo Plantado - agora com fotos


axskin

Recommended Posts

Boas, venho por este meio partilhar com voces o meu novo projecto, o objectivo é criar uma paisagem tipo IWAGUMI , o móvel, calha, e filtro foram construidos por mim, tentando manter este projecto sem custos muito elevados.

 

Aquario: 30cm x 30cm x 35cm ~ 30 Litros

Térmoestato: Eheim Jager 50 Watts

Filtro: DIY c/ bomba 450L/h e 2 litros de matérias filtrantes(esponja, lâ de vidro?, cerámicas e areia vulcanica.

Calha: 1 pl 18 watts 6500k + 1 e27 24W (em construção)

Substracto: ADA aquasoil Amazonia

Co2: Caseiro c/ pedra difusora

Fertilizações : Micros + Ferro (por agora)

 

Flora : Glossostigma elatinoides , Eleocharis parvula

Fauna : 5 Neons

 

ph : 6.5

No3 : entre 5 e 10 ppm

gh: inda não medi

kh: inda não medi

No2: inda não medi

po4: inda não medi

 

O aquario está montado à 3 semanas, este meio ao abandono nas primeiras 2, após isto replantei a glosso que estava se a esticar em altura.

19392196.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

23605166.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

56191470.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

 

 

 

Tenho algumas/muitas dúvidas em relação a vários assuntos, o meu aqua está com aquela camada oleosa à superficie, porquê? reparo tambem que os tubos do sistema de filtragem, estão escorregadios com uma pelicula estranha tambem, sabem ao que se refere? em termos de iluminação não sei se é a glosso que ainda se está a ambientar mas tende a crescer em altura, tou agora a dar lhe 2w/L de luz(temporariamente) 8 horas por dia, o aquario é relativamente alto 35cm será que não está a chegar luz suficiente la abaixo? a glosso tambem não está muito verdinha, mas sim um pouco amarelada por ela toda, será falta de macros? visto só ter adicionado a fauna à 3 dias?a camada oleosa à superficie e o tom amarelado da agua(derivado do aquasoil amazonia) estarão a bloquar a luz?

 

Estou receptivo a dicas na adição de fauna e/ou flora, nome para o aquario e todos os outros aspectos que achem relevante mudar, quero desenvolver este projecto com esta comunidade para poder evoluir com voces. Um abraço

Editado por axskin
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei muito, mas acho que se calhar tem altura a mais...(Mas eu também não sou nenhum expert nisto)

Acho que poderias adicionar aí uma (mini ) equipa de limpeza ou uma Ampulária...

 

 

Gosto muito.

 

Abraço

Por diversos motivos, fui levado a criar uma nova conta. Caso desejem entrar em contacto comigo, contactem a conta João_

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que umas cardinas japonicas (camarao amano) seriam a melhor opção.

o aqua parece estar fixe

 

A glosso ja foi podada???como ela normalmente esta em cultura emersa tende a crescer verticalmente mas acho acho que quando se fax uma poda ja com ela submersa ela começa a crescer na horizontal

Atenção que pelo que li com luz a mais ela começa a crescer muito lentamente e ate se pode enterrar

faz o teste de PO4 e de Ferro

Que fertilizantes usas?

Folhas amarelas são falta de Fe

Editado por $HMN$

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado ao pessoal que parou para comentar e dar uma ajuda, é com voces que eu vou evoluindo..

 

Neste momento ainda só adicionei micros + ferro da wate[r]evolution, ainda não podei a glosso por assim dizer, acho que está na altura, começo a ver aquele boom em termos de crescimento, ainda quero adicionar parvula / acicuralis por traz da pedra grande de forma a criar profundidade, e reforçar o elemento optico principal, ainda não adicionei porque queria ver como se portava a glosso, não tenho testes de PO4 tenho de comprar mas o dinheiro não abunda e sou estudante, ela ja ta a ficar verdinha novamente pelo que me parece...ja tinha encomendado da aquaeden esta pll de 18w e agora esta com esta mais uma compacta de 20 w.

Editado por axskin
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive a medir os valores...

 

ph: 6.8

gh: 5

kh: 4

no2: 0 mg/L

no3: 5mg/L

 

fiz também uma poda, e alterei um difusor de CO2 para um de madeira(muito mais eficiente), coloqueio debaixo da entrada de agua do filtro, assim as bolhas de co2 vão para cima e são empurradas novamente para baixo, aumentando o contacto de co2 com a agua, estou certo?

 

quando estiver mais composto volto a actualizar com fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois.

Está bonito e simples.

Se queres dar destaque às pedras deverás ter atenção ao crescimento das plantas pois as mesmas poderão esconder as mesmas.

 

Pessoalmente abusava na inclinação do substrato, dava mais irregularidade e aproximava mais as plantas da iluminação, mas isso agora já é dificil e chato.

 

Vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica paulo, o problema é que só comprei 3 litros de substracto amazonia, e não deu para fazer grande declive..mas eu tentei, talvez quando fizer uma grande modificação ganhe coragem para fazer isso..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica paulo, o problema é que só comprei 3 litros de substracto amazonia, e não deu para fazer grande declive..mas eu tentei, talvez quando fizer uma grande modificação ganhe coragem para fazer isso..

 

 

LoL

 

Pois. Pode ser que a oportunidade surja. No entanto vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Axkin mto giro.

Gosto imenso da disposição das pedras acho que uma relvinha mais curta iria fazer justiça ao layout que conseguiste criar.

Ao nivel do declive ficava bem mas assim não está nada mau era so mesmo uma relvinha mais curta ... mas tb esse carece de mais manutenção e cuidados por isso parabens pelo optimo aqua porque o aspecto Wild tambem fica mto bem 5*.

 

Uma ou duas ampularias ou 2 neritinas ficam bem tambem :crazyeyes:

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu já podei a glosso, já não está tão wild, e já vejo algumas guias a seguirem na horizontal, adicionei tambem um vaso de eleocharis junto a pedra grande, agora estou com um problema, ontem andei a inventar e fui fazer uma nova receita de co2, como não tinha açucar branco, usei açucar amarelo, que pela minha ideia seria melhor para o efeito que queremos, adicionei as cerca de 250gr normais, inventei também uma pedra difusora com madeira, e bem realmente agora tenho muitas bolhas e muito pequeninas, até a mais penso eu, o cimo do meu aquario está cheio de bolhinhas de co2 e vesse micro-bolhas pelo aquario todo, penso que tou com uma injeção excessiva de co2, os neons estão todos à tona de agua como se estivessem a respirar tipo "bettas"..fui medir o ph e de ontem para hoje baixou drasticamente, estando hoje entre os 5.5 e os 6 uns valores algo baixos, fiz também o teste do kh e comparei com uma tabela ph/kh=co2 que anda aqui pelo forum e deu-me algo como 221 ppm? lol que faço?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, o nivel de ph hoje já estava novamente estabilizado, vou começar a tirar o co2 durante a noite, ver se a carga não se torna excessiva.penso que foi esse o problema, agora visto que eu tenho ada aquasoil amazonia,e o aquario ja esta montado à quase um mês e ainda n fertilizei com macros, so tenho 5 neons, devia de começar a fertilizar não ? valores de po4 ainda não tenho só no3? que faço?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que ja devias ter começado a fertilizar com macros!!!xD

Na minha opinião os testes dão sempre jeito por isso ve la se compras o de Po4 antes de começar a fertilizar.

Quanto dinheiro podes gastar em fertilizantes???

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum em fertilizantes posso gastar,....o mínimo possivel mesmo, estava a pensar naquelas misturas da marca das lojas..que aconcelhas? o teste de po4 estou a espera dele, ja foi pedido mas não havia em stock um barato xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o minimo mesmo :eusathink: acho que há aqui pelo forum umas misturas caseiras...é uma questão de procurares.

Mas se não quiseres podes usar os macros da Nutrafin, ate agora estou satisfeito com esse e estou a usar num dos meus aquarios,e ate é barato.Mas é claro nada que se compare á seachem(os melhores que já experimentei),Elos ou Tropica. Mas se não queres gastar muito $$$$$...

 

Fotos,Fotos,Fotos!!!

Editado por $HMN$

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As evoluções ainda não são muitas a glosso teima em não crescer na horizontal, eu estava a pensar em experimentar os da wate[r]evolution, são baratos, penso serem baseados nessas misturas caseiras(penso).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se já podaste e continua a crescer na horizontal...então é mesmo falta de luz

 

p.s-já agora...eu sou o $HMN$ que depois de um ano se lembrou da passe desta conta

Editado por HMN$
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu vou colocando umas fotos para satisfazer a curiosidade, as fotos estão fraquinhas mas tambem não estou com muito tempo, volto a relembrar, a iluminação de momento é : 18w pll + 20 w compacta, deveria chegar, ultrapassa o 1w/l, deixo uma pergunta, a glosso, quando as luzes ligam, está toda virada para o lado da janela onde tambem está outro aquario com as horas de luz diferentes, pode a glosso estar-se a esticar a procura da pouca luz k vê durante o periodo escuro?

 

46777340.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

32978060.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas é claro que sim.As plantas crescem sempre na direcção da luz.

Essa glosso tambem já me está a irritar.lol

supostamente ela até se deviria estar a enterrar,que por acaso é o que me está a acontecer.

A tua fica muito alta e a minha muito baixa.

Se já podaste e tens mais de 1w/l então não sei mais o que ei de dizer.

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais opiniões são bem vindas!!

 

A minha epopeia é que sou estudante e tenho os aquarios no meu quarto, a altura em que posso desfrutar mais deles é a noite, mas nao posso ter o fotoperiodo todo nessa altura porque o meu quarto dá para uma varanda exposta ao sol, logo a luz durante o dia é imensa e entra por dentro do quarto interferindo no ciclo normal de luz, também poderia fechar os estoros mas tão avariados lol, logo sempre aberto no máximo, então tento equilibrar, ligando as 3 da tarde e desligando as 11 sensivelmente. Não sei bem como resolver o meu problema. mas podem as plantas estar-se a esticar em direção a esta luz, ou mesmo na do outro aquario. não crescendo assim na horizontal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cola uma cartolina ou um cartão no vidro da janela no local onde o sol incide mais forte.

Se não te chateares muito coloca na janela toda pois assim consegues alterar o fotoperiodo para uma hora em que estejas em casa e aprecies melhor o aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A janela é umas portadas para uma varanda, tem 2 metros e tal por 3 metros e tal, no entanto ainda esta aí a 5 metros do aquario, talvez cole é uma cartolina no aquario protegendo o durante o dia, talvez seja mais viavel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.