Problemas com termostato


Recommended Posts

Olá, tenho uma dúvida que é o seguinte. Tenho um termóstato da Prodac de 50 watts. Entretanto pus nos 26 graus e durante 4 dias o meu aquário esteve nos 23, 24 e 25 graus, e daí não passou. Ele liga o led vermelho aquece a água e passado um bocado quando vou a ver a água está fria mesmo fria, e volta a ligar e aquece mas muito devagar.

Hoje já pus nos 30 graus e está nos 25, 26 graus. Que será que tem este termóstato ou sou eu que não o sei regular?!

 

Algum dica para comprar um novo e que marca?

Editado por Achora
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Achora

 

A temperatura regulada no termostato nem sempre corresponde à realidade, pois eles nem sempre estão bem calibrados, sendo apenas um valor indicativo.

Terás sempre de utilizar um termómetro no aquário para regular o termostato com a temperatura que pretendes.

Para um termostato de 50W não popderás ter um aquário grande pois a sua eficácia seria pouca.

Se o aquário for de um volume muito superior a 50 litros e estiver numa zona de muitas correntes de ar, ou apoiado numa superfície não protegida contra as perdas térmicas, esse termostato é insuficiente, pois as perdas no aquário são grandes e o termostato tem dificuldade em compensar o abaixamento de temperatura do aquário.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um termómetro e vejo a temperatura. O aquário tem 35 litros e não está numa zona de correntes de ar

Olá Achora

 

A temperatura regulada no termostato nem sempre corresponde à realidade, pois eles nem sempre estão bem calibrados, sendo apenas um valor indicativo.

Terás sempre de utilizar um termómetro no aquário para regular o termostato com a temperatura que pretendes.

Para um termostato de 50W não popderás ter um aquário grande pois a sua eficácia seria pouca.

Se o aquário for de um volume muito superior a 50 litros e estiver numa zona de muitas correntes de ar, ou apoiado numa superfície não protegida contra as perdas térmicas, esse termostato é insuficiente, pois as perdas no aquário são grandes e o termostato tem dificuldade em compensar o abaixamento de temperatura do aquário.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Achora

 

Se:

-O aquário tem apenas 35 litros

-Não está sobre uma superfície fria com grandes perdas térmicas para o aquário

-Não está num espaço muito frio ou com grandes correntes de ar

 

...então o teu aquecedor só pode estar a funcionar mal (ou o termostato avariado ou a resistência queimada).

Terás de fazer o teste com outro aquecedor, pois isso não é normal.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.