Achora Publicado Abril 22, 2010 Publicado Abril 22, 2010 (editado) Olá, tenho uma dúvida que é o seguinte. Tenho um termóstato da Prodac de 50 watts. Entretanto pus nos 26 graus e durante 4 dias o meu aquário esteve nos 23, 24 e 25 graus, e daí não passou. Ele liga o led vermelho aquece a água e passado um bocado quando vou a ver a água está fria mesmo fria, e volta a ligar e aquece mas muito devagar. Hoje já pus nos 30 graus e está nos 25, 26 graus. Que será que tem este termóstato ou sou eu que não o sei regular?! Algum dica para comprar um novo e que marca? Editado Abril 22, 2010 por Achora Citar
José Manuel Martins Sousa Publicado: Abril 22, 2010 Publicado: Abril 22, 2010 Olá Achora A temperatura regulada no termostato nem sempre corresponde à realidade, pois eles nem sempre estão bem calibrados, sendo apenas um valor indicativo. Terás sempre de utilizar um termómetro no aquário para regular o termostato com a temperatura que pretendes. Para um termostato de 50W não popderás ter um aquário grande pois a sua eficácia seria pouca. Se o aquário for de um volume muito superior a 50 litros e estiver numa zona de muitas correntes de ar, ou apoiado numa superfície não protegida contra as perdas térmicas, esse termostato é insuficiente, pois as perdas no aquário são grandes e o termostato tem dificuldade em compensar o abaixamento de temperatura do aquário. Cumprimentos Citar
Achora Publicado: Abril 22, 2010 Autor Publicado: Abril 22, 2010 Eu tenho um termómetro e vejo a temperatura. O aquário tem 35 litros e não está numa zona de correntes de ar Olá Achora A temperatura regulada no termostato nem sempre corresponde à realidade, pois eles nem sempre estão bem calibrados, sendo apenas um valor indicativo. Terás sempre de utilizar um termómetro no aquário para regular o termostato com a temperatura que pretendes. Para um termostato de 50W não popderás ter um aquário grande pois a sua eficácia seria pouca. Se o aquário for de um volume muito superior a 50 litros e estiver numa zona de muitas correntes de ar, ou apoiado numa superfície não protegida contra as perdas térmicas, esse termostato é insuficiente, pois as perdas no aquário são grandes e o termostato tem dificuldade em compensar o abaixamento de temperatura do aquário. Cumprimentos Citar
José Manuel Martins Sousa Publicado: Abril 23, 2010 Publicado: Abril 23, 2010 Olá Achora Se: -O aquário tem apenas 35 litros -Não está sobre uma superfície fria com grandes perdas térmicas para o aquário -Não está num espaço muito frio ou com grandes correntes de ar ...então o teu aquecedor só pode estar a funcionar mal (ou o termostato avariado ou a resistência queimada). Terás de fazer o teste com outro aquecedor, pois isso não é normal. Cumprimentos Citar
Recommended Posts