Testes quimicos à agua, em inicio de aquario


IndridCold

Recommended Posts

Viva,

comprei um pack de testes 5 em 1 da JBL que tem teste para pH, NO2, NO3, GH, KH (sim... sei que não tem a mesma precisão que os testes de gotas, mas foi a melhor solução que encontrei para o orçamento disponivel), mas só em casa me apercebi que não tem teste para NH3/NH4....

 

A minha duvida é: devo comprar à parte um para ir controlando a amónia ou com base no de NO2/NO3 dá para ir gerindo o aquario?

 

 

ps - acho que deveria ser acrescentado no sticky de iniciação uma secção com material obrigatorio/recomendado e um valor "generico" para existir uma melhor percepção dos custos de arranque de um aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bem vindo.

 

Pessoalmente uso esse de tiras.

Quanto ao teste de amónio, considero que não vale a pena, pois se um teste apresentar valores acima de "0", então já está mais do que na altura para a TPA.

 

Quando os valores dos nitritos começarem a baixar e os nitratos começarem a subir, saberás que a muda de água deverá acontecer para breve, até mesmo quando os valores dos nitritos estiverem muito perto do 0.

 

Dá uma vista de olhos por aqui:

 

http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-tests.html

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É impossível atribuir um valor monetário com a quantidade e diversidade de preços existentes no mercado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, não sei como vais fazer a ciclagem mas podes controlar o estado da mesma com o teste de nitritos e nitratos, daqui por uma semana ou duas vão aparecer nitritos o que significa que a amonia está a ser transformada depois é so esperar que os nitritos fiquem a zeros e os nitratos subam.

Já agora, podes cortar as tiras a meio assim podes fazer o dobro dos testes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se cada tira apresenta resultados para determinados valores: PH, GH, NO2, NO3... se vamos cortar a fita faltar-nos-á a identificação de um item que referi atrás... estou certo ou não estou a perceber a ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estás errado....

 

metes a fita ao alto e cortas ao meio (de cima a baixo) ficas com duas tiras iguais.... depois é comparar com a caixa/folha de comparação de resultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LoL

 

Que burro...não pensei nessa hipotese. :)

 

Obrigado Hugo. Vou também fazer isso pois duplica-se a capacidade dos testes.

 

Sempre a aprender.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tiras cotadas ao meio!!! brutal grande ideia :discuss_gathering:

 

de acordo com a escala do teste tenho ainda NO2 (nitritos, certo?) num nivel desaconselhado. Tudo o resto (ph, NO3, GH, KH, já tem cores nos intervalos "bons")

posso começar a colocar peixes (plantas já tem há uns 2 dias) quando os nitritos chegar ao zero?

 

Cmps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando os nitritos chegarem a zero os nitratos devem estar algo elevados, deverás efectuar uma TPA para eles baixarem ou colocar plantas de crescimento rápido para os consumirem e depois podes começar a colocar a fauna, sempre poucos de cada vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera que os nitritos fiquem a zeros depois podes colocar os peixes com calma e aos poucos.

 

tiras cotadas ao meio!!! brutal grande ideia :discuss_gathering:

 

de acordo com a escala do teste tenho ainda NO2 (nitritos, certo?) num nivel desaconselhado. Tudo o resto (ph, NO3, GH, KH, já tem cores nos intervalos "bons")

posso começar a colocar peixes (plantas já tem há uns 2 dias) quando os nitritos chegar ao zero?

 

Cmps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora tenho uma dúvida em relação a estes parâmetros:

 

ontem fiz uma medição, e pela primeira vez tive um valor de 0,5 mg/L de NO2, coisa que nunca me tinha aparecido. significa que as bacterias estão a fazer o trabalho delas certo?

 

este valor de NO2 só me surgiu depois da introdução de camarões (10) no meu aquario. este valor deve estar para baixar nos próximos dias certo? (pelo menos acho que devia, com as plantas e as bacterias que tenho introduzido diariamente ..)

 

o aquario ainda não sofreu nenhuma TPA, só uma RPA (Reposição parcial de água, por causa da que evaporou)

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

okay então é bom isto ter acontecido, quer dizer que uma família destas bactérias já tenho certo? assim já sei que quando este nível de NO2 desaparecer, já é seguro introduzir os peixes aos poucos ?

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é verdade, mas lembra-te que as bacterias comem, se estás a ciclar sem peixes deves colocar todos os dias comida de maneira a teres sempre amonia disponivél para elas, caso contrario o ciclo começa e acaba, o ciclo começa e não pode acabar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é verdade, mas lembra-te que as bacterias comem, se estás a ciclar sem peixes deves colocar todos os dias comida de maneira a teres sempre amonia disponivél para elas, caso contrario o ciclo começa e acaba, o ciclo começa e não pode acabar.

 

tenho lá já uns camarões a fazerem das suas :(

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.