Recommended Posts

Publicado

Ola a todos...

Eu comecei um aqua, está em maturação.

Antes de terminar a maturação eu gostaria de um fertilizante para as minhas plantinhas.

Mas qual seria a melhor opção, possuo apenas 2 exemplares de amazonenses, 2 pinheirinhos e 2 Vallisneria Spiralis.

Li sobre alguns fertilizantes de plantas normais, será que não trariam problemas para os peixes?

Agradeço a todos.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas...já que ninguem te respondeu...

à partida os fertilizantes...desde que usados nas dosagens indicadas não farão mal aos peixes...

de resto acho qeu podes colocar na àrea de plantas a duvida quanto ao fertilizante...

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Publicado:

so agora é que vi o topico.

Como ja disseram os fertilizantes não fazem mal nenhum desde que sigas as recomendações.

Acho que para ai podias usar o Sera Florena

Hugo Nunes

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boas os fertilizantes de plantas normais apesar de poderem conter à partida os nutrientes (NPK) necessários ao crescimento das plantas de aquário não contêm um agente quelante (geralmente o EDTA, mas melhor ainda se for DTPA) que é necessário para assegurar que os nutrientes não se precipitam (i.e. passam da fase aquosa à fase sólida e caem no fundo).

Tanto o EDTA como o DTPA são o que se chama um agentes quelantes, isto é posto de uma forma simples algo que protege os nutrientes, e impede a mudança de fase até que estes cheguem ás plantas, ora os fertilizantes "normais" não precisam disso pois a quantidade de água é pequena em relação aquela que se encontra no aquário, pelo que a maior concentração de nutrientes garante que chegam as raízes das plantas terrestres de uma forma que estas os possam usar.

Podes utilizar isso sim um fertilizante para hidroponía, ou ainda melhor usa um fertilizantes específico para aquarios.

Além disso mesmo o EDTA só é estável para um pH inferior a 6, acima do qual deixa de ter utilidade como agente coadjuvante da fertilização, pelo que por isso é por vezes utilizado em excesso o que pode originar problemas aos peixes nomeadamente ósseos, malformações da coluna dorsal, etc...

Pelo que ao procurares um fertilizante para hidroponía opta por um com DTPA, que funciona em valores de pH mais elevados que o EDTA (vê no rótulo).